Agenda de Autoridades

 

As agendas de Compromissos Públicos das autoridades da Unifesp, em atendimento à lei Lei Nº 12.813/13 e ao Decreto Nº 10.889/21, podem ser consultadas através do E-agendas.

Para acessar, visite o entedereço: https://eagendas.cgu.gov.br/, procure "Unifesp" no campo órgão ou entidade, depois localize o cargo e o agente desejado nos respectivos campos, então clique em "mostrar agenda".

Estatuto e Regimento da Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo está em constante transformação. Iniciativas que movimentam o nosso fazer se refletem e devem estar, muitas vezes, contempladas nos documentos principais que a regulam, de forma a permitir que as mudanças e o amadurecimento institucional estejam organizados, disponíveis e garantidos. As normativas espelham a instituição e permitem seu funcionamento. A criatividade e a inovação são elementos constituintes da vida universitária. A expansão de horizontes e estruturas idem. Uma universidade que teve um dos projetos de expansão de maior vulto nos últimos quinze anos, tem como reflexo a necessidade de se recriar e se repensar continuamente.

O Estatuto é o documento maior da instituição e deve versar e nortear sobre todas as ações cotidianas e de planejamento da Universidade, a serem seguidos por toda a comunidade.

As versões do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ora apresentadas consolidam uma série de iniciativas calcadas em práticas participativas, dialógicas e intenso debate que resultaram na construção de consensos possíveis e amadurecimento institucional na Universidade que completa, em 2021, seus 27 anos com o compromisso da qualidade e excelência acadêmica.

O Estatuto e o Regimento vigentes desde 2011 precisavam de diversas atualizações e melhorias. A Reitoria eleita para a gestão a partir de 2013, em sua campanha, defendeu a formação de um Congresso da Universidade, do qual participaria toda a comunidade. Ocorrido em 2014, quando a Unifesp completava os seus vinte anos, deu início à primeira etapa da Reforma do Estatuto. Nesse Congresso, foi possível redigir, debater e aprovar teses que a comunidade julgou pertinentes para implantação na Universidade. Foi criada uma comissão - composta por docentes, técnicos(as) e estudantes - que organizou o evento e, posteriormente, sistematizou as teses para pauta e aprovação no Conselho Universitário (Consu).

A comissão designada para trabalhar as teses - já em formato de artigos para o Estatuto - as submeteu ao egrégio colegiado o qual se debruçou sobre as propostas que, aprovadas, compõem este Estatuto. O longo processo, de quase cinco anos, teve seu desfecho com a publicação da Resolução do Consu n° 167, de 12 de dezembro de 2018 e, posteriormente, a Resolução n° 183, de 22 de junho de 2020.

O resultado obtido apresenta importantes modificações no documento. Destacam-se, em especial, alterações nas regras das eleições para cargos majoritários na Universidade; a democratização dos principais conselhos superiores, com composição paritária entre docentes, técnicos(as) e estudantes; a consolidação de duas novas próreitorias: Pró-reitoria de Planejamento e Pró-reitoria de Gestão Com Pessoas; a inserção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico
Institucional (PPI) - antes não mencionados no Estatuto - como norteadores do planejamento e de ações da instituição; diversas questões necessárias para contemplar uma Universidade multicampi.

Algumas mudanças, de iniciativa da Reitoria da Unifesp, também foram incluídas posteriormente, após aprovadas pelo Consu, tais como a criação do Conselho Estratégico Universidade e Sociedade (CEUS) e a inclusão das chamadas cláusulas pétreas. Estas últimas garantem autonomia didático-cientifica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial da Unifesp; reforçam que a base da Universidade é fundamentada em princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência; defendem a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; promovem o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; valorizam o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, a garantia de padrão de qualidade de ensino, o(a) profissional da educação, a experiência extra escolar, a vinculação entre a educação, o trabalho e as práticas sociais, a diversidade étnico-racial e o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Afora todas essas asserções fundantes, o Estatuto reafirma a finalidade da Unifesp de desempenhar, com excelência, atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão e de promover as condições necessárias para isso. Assegura que, enquanto estabelecimento oficial de ensino superior de nível federal, irá garantir a gratuidade do ensino público na graduação e pós-graduação stricto sensu, entre outros.

O resultado disposto nas próximas páginas, para consulta e orientação dos nossos afazeres, muito nos orgulha, assim como o processo de diálogo que foi oportunizado e muito bem aproveitado por toda a comunidade.

Após a revisão do Estatuto, chegou a vez da consolidação e atualização de seu Regimento. Houve sistematização de mais de 30 resoluções que o modificaram ao longo dos anos, realizada pelo Gabinete e, em 2018 foi formada uma Comissão para a revisão do Regimento, e, em seguida, outra comissão para a sua relatoria.

O processo de revisão incluiu consulta aos(às) dirigentes, à procuradoria, aos membros do Consu e também a setores específicos, bem como a atualização resultante de inúmeras mudanças na legislação brasileira. Com a aprovação do Estatuto, o Regimento foi alterado, de forma a espelhar a ordem do Estatuto e tornar mais fluida a relação entre os dois documentos. Foi(ram) revista(s) a redação, inserida flexão de gênero, padronizadas nomenclaturas e conceitos, resolvidas algumas lacunas identificadas, entre outras. A última etapa da metodologia da revisão foi a abertura para o recebimento de emendas por parte dos(as) conselheiros(as) membros do Consu. As emendas foram sistematizadas, analisadas e organizadas para que, enfim, fossem apreciadas e votadas em duas reuniões extraordinárias do Conselho.

Temos muito orgulho do processo de diálogo oportunizado e dos resultados. Momento de muito aprendizado que agora publicamos para consulta e orientação da nossa comunidade.


Agradecemos a todos(as) que participaram de forma voluntária, democrática, construtiva, colaborativa destes trabalhos, enviando matérias, proposições, emendas e sugestões, revisando o texto; aos membros da gestão Unifesp que propuseram inúmeras teses e melhorias; e, em especial, às Comissões de Reforma do Estatuto, de Revisão do Regimento, de Relatoria do Regimento e aos membros do Consu, que as debateram e aprovaram, muitas vezes abrindo mão de diferenças para a construção de consensos progressivos e possíveis.

Soraya S. Smaili
Reitora

Andrea Rabinovici
Vice-reitora


Estatuto

(em vigor a partir de 24/06/2020)

versão web versão pdf

Regimento Geral

(em vigor a partir de 03/05/2021)

versão web versão pdf

Versões anteriores:

Estatuto / Regimento Geral (2011-2020) - versão pdf

 

 

Lista de Órgãos Complementares

Biobanco - BBU

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Data da Criação
11 de março de 2020
Coordenador Responsável
Gilles Landman
Sigla
BBU
Descrição
O Biobanco-UNIFESP é órgão complementar da Universidade Federal de São Paulo vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), aprovado pelo Conselho da ProPGPQ em 29 de outubro de 2019 e oficializado em 11 de março de 2020. O Biobanco visa armazenar material biológico humano de alta qualidade, congelados a –80°C, associados a dados de histórico de saúde, com objetivo de facilitar a investigação na área da saúde. As amostras são anonimizadas para garantir o sigilo de informações sensíveis. O grande número de amostras biológicas armazenado, permite ao pesquisador que as solicitar, desvendar as causas e os mecanismos das doenças e a encontrar formas de as prevenir e mitigá-las. São um recurso valioso para a investigação em na área da saúde. O material coletado é conservado e catalogado com o objetivo de ser utilizado em pesquisas futuras feitas de acordo com regulamento e normas preestabelecidas, cuja responsabilidade e gerenciamento cabe aos grupos de pesquisa que coordenam o estudo.
Link do Site
https://biobanco.unifesp.br/
Telefone
(11) 5576-4848 ou 5089-9200 Voip: 3099
Email
biobanco@unifesp.br
Resolução de Criação
https://www.unifesp.br/images/docs/consu/resolucoes/2020/Resolu%C3%A7%C3%A3o_182_Biobanco_Cria%C3%A7%C3%A3o_Nsgnd_.pdf
Relatórios Anuais
https://drive.google.com/file/d/1VUPDJQGHUrISBjfIoI3aVsQqalIlDp2K/view

Centro de Antropologia e Arqueologia Forense - CAAF

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Data da Criação
10 de outubro de 2018
Coordenador Responsável
Edson Luís de Almeida Teles
Sigla
CAAF
Descrição
O Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) visa institucionalizar, em caráter interdisciplinar e intercampi, ações de pesquisa e formação em direitos humanos. O foco principal do trabalho se refere às violências institucionais e, em particular, à violência de Estado.
Link do Site
https://www.unifesp.br/reitoria/caaf/
Telefone
3385-4100 (voip: 8958)
Email
caaf@unifesp.br
Resolução de Criação
https://www.unifesp.br/images/docs/consu/atas/2018/ATA_CONSU10_10_2018.PDF
Relatórios Anuais
http://www.unifesp.br/reitoria/caaf/documentos-internos

Cátedra Edward Säid

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Data da Criação
14 de Novembro de 2018
Coordenador Responsável
Olgária Chain Feres Matos
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Sigla

Descrição
Destinado a atividades de ensino, investigação e difusão do conhecimento nas áreas de Humanidades, em torno das seguintes linhas de pesquisa: ● Estudos de Convivência e Sociabilidade. ● O Papel dos Intelectuais e dos artistas: ideias e figuras. ● O Estranho e o Estrangeiro. ● Cultura e sociedade - Oriente Médio.
Link do Site
https://edwardsaid.unifesp.br/
Telefone
(11)5576-4848
Email
catedraesaid@unifesp.br
Resolução de Criação
https://edwardsaid.unifesp.br/sobre-a-catedra/resolucao-de-criacao
Relatórios Anuais
https://edwardsaid.unifesp.br/sobre-a-catedra/relatorios-anuais

Cátedra Kaapora de conhecimentos tradicionais e não-hegemônicos

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Retoria de Extensão e Cultura
Data da Criação
Criação: 2016 Órgão complementar: 29 de junho de 2021
Coordenador Responsável
Florianita Braga Campos
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Sigla

Descrição
"Tem por finalidade a realização de atividades de extensão, ensino e pesquisa voltadas à multiplicidade de modos de viver, de conhecer e de formas expressivas indígenas, de populações tradicionais, de matriz afro e outras coletividades não-hegemônicas ou contra-hegemônicas em relação à produção de conhecimentos na universidade. O principal objetivo da Kaapora é promover cursos, palestras, debates, oficinas, pesquisas colaborativas e expressões artísticas protagonizadas por conhecedores dessas coletividades. O nome da Cátedra busca sintetizar os princípios que a orientam, já que Kaapora constitui uma palavra de origem Tupi que pode remeter aos habitantes da mata (ka’a: mata; pore: povo, habitantes de um lugar) ou à positividade da mata (k’aa: mata; porã: bom/bonito), que em muitas coletividades está personificada em um ser – Kaapora, Caipora etc. – que pode ser homem e ou mulher, assim como indígena e ou de matriz afro. Essas configurações variam, mas convergem ao inverter, subverter e multiplicar os mundos possíveis. Nessa direção, a Kaapora não pretende estabilizar saberes, mas colocá-los em movimento, proporcionando trocas, traduções e transformações."
Link do Site
https://kaapora.unifesp.br/
Email
catedrakaapora@unifesp.br

Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Retoria de Extensão e Cultura
Data da Criação
29/6/2021
Coordenador Responsável
Zysman Neiman
Sigla
Cátedra Sustentabilidade
Descrição
A Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro é um Órgão Complementar da Unifesp que pretende, por intermédio da busca de colaboração acadêmica institucional, contribuir com o ensino e a pesquisa sobre essa temática no Brasil a partir da abordagem multidisciplinar. Constitui-se em uma rede de iniciativas institucionais que conta com a atuação de pesquisadores(as) dos diversos campi da Unifesp, os quais somam esforços para o estabelecimento de parcerias com os setores produtivo, órgãos públicos, organizações não governamentais e outras instituições de pesquisas nacionais e internacionais, de modo a obter recursos humanos e financeiros para a consecução de seus objetivos. A Cátedra desenvolve suas atividades por meio da colaboração entre o coletivo de professores(as)-pesquisadores(as), técnicos(as) e servidores(as) da gestão, e discentes da graduação e pós-graduação da Unifesp e futuras instituições parceiras, além de outros(as) pesquisadores(as)-visitantes, que promovem diversas atividades, entre elas cursos de capacitação, seminários, congressos, palestras e outros eventos de disseminação do conhecimento. Focado na realização de estudos que contribuam com a formulação de novos sistemas de governança institucional, empresarial e governamental, que considerem a multidisciplinaridade da sustentabilidade, o Estado de Direito e a qualidade das leis e sua aplicabilidade, a missão da Cátedra é fornecer caminhos concretos possíveis, ante o quadro de crise em que os países se encontram, especialmente no Brasil, com instruções claras e medidas que possam ser implementadas no nível global, nacional e local, de modo que os gestores e empreendedores possam apreender a complexidade dos problemas, e enfrentar adequadamente os desafios em busca de soluções aos mesmos, requalificando pesquisadores em instituições públicas e privadas e a classe política, além da formação de novas lideranças sociais e empresariais. Focado na realização de estudos que contribuam com a formulação de novos sistemas de governança institucional, empresarial e governamental, que considerem a multidisciplinaridade da sustentabilidade, o Estado de Direito e a qualidade das leis e sua aplicabilidade, a missão da Cátedra é fornecer caminhos concretos possíveis, ante o quadro de crise em que os países se encontram, especialmente no Brasil, com instruções claras e medidas que possam ser implementadas no nível global, nacional e local, de modo que os gestores e empreendedores possam apreender a complexidade dos problemas, e enfrentar adequadamente os desafios em busca de soluções aos mesmos, requalificando pesquisadores em instituições públicas e privadas e a classe política, além da formação de novas lideranças sociais e empresariais.
Link do Site
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/uncategorised/199-orgaos-complementares-cdh/1419-catedra-sustentabilidade-e-visoes-de-futuro
Email
sustentabilidade@unifesp.br
Resolução de Criação
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/Legisla%C3%A7%C3%A3o/Catedra_Sustentabilidade/Resolu%C3%A7%C3%A3o_203_Catedra_Sustentabilidade_0738359.pdf

Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais para Medicina e Biologia - CEDEME

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Medicina
Data da Criação
1997
Coordenador Responsável
Heloisa Allegro Baptista
Sigla
Cedeme
Descrição
O CEDEME é o biotério central da UNIFESP responsável pela produção e fornecimento de animais de laboratório para toda a Instituição. Missão: Produzir animais com certificação sanitária e genética adequadas às necessidades dos pesquisadores e à Ciência no Brasil.
Link do Site
https://sites.google.com/unifesp.br/cedeme
Telefone
VOIP: 2941 / 2942 / 2929 / 2944
Email
info.cedeme@unifesp.br

Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde - CEDESS

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Enfermagem
Data da Criação
1996
Coordenador Responsável
Nildo Alves Batista
Sigla
Cedess
Descrição
O CEDESS tem por missão promover o binômio educação e saúde em suas interfaces com a formação/desenvolvimento de docentes para o ensino superior em saúde, com a tecnologia educacional e com a comunicação social da ciência, no contexto da educação para a saúde. Estabelece assim, estreito intercâmbio com os cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu em ciências da saúde da universidade
Link do Site
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/
Telefone
5576-4874
Email
cedess@unifesp.br
Relatórios Anuais
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/cedess/ced_relatorio.htm

Centro de Estudos da Ordem Econômica - CEOE

Campus
Osasco
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios
Data da Criação
2022
Coordenador Responsável
Ivan César Ribeiro
Sigla
CEOE
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Email

Centro de Formação de Educadores da Escola Básica - CEFE

Campus
Diadema
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Data da Criação
Consu de 09/05/2018
Coordenador Responsável
Verilda Speridião Kluth
Sigla
Cefe
Descrição
O CEFE tem por objetivo contribuir com a construção de uma Cultura de Formação de Educadores da e para a Escola Básica no campus Diadema, promovendo o desenvolvimento da formação inicial e continuada de educadores da escola básica em suas dimensões filosóficas, educacionais, culturais, sociais e profissionais por meio de metodologias educacionais/pesquisas que abranjam o ensino, a extensão e a pesquisa, em conformidade com as políticas educacionais da UNIFESP.
Link do Site
https://www.unifesp.br/campus/dia/institucional/cefe
Email
cefe.diadema@unifesp.br
Resolução de Criação
Resolução no. 149 de 9 de maio de 2018
Relatórios Anuais
No mesmo site

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CeHFi

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Medicina
Data da Criação
14/07/1999
Coordenador Responsável
Dante Gallian
Sigla
CeFHI
Descrição
O CeHFi tem por objetivo o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o aprimoramento da formação e da reflexão humanística (histórica, filosófica e sociológica) do Campus São Paulo da UNIFESP, especialmente da EPM, assim como para a preservação, divulgação e estudo da memória histórica da instituição.
Link do Site
http://www2.unifesp.br/centros/cehfi/portal/index.php
Telefone
11-55764848 ramal 2533 ou 2532
Email
cehfiunifesp@gmail.com
Resolução de Criação
Resolução no. 12, de 11 de março de 1998, aprovado pelo Consu em 14 de julho de 1999

Centro de Microscopia Eletrônica - CEME

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Medicina / Pró PGPq
Data da Criação
1990
Coordenador Responsável
Rita Sinigaglia
Sigla
Ceme
Descrição
OC inaugurado em 1990. Tem como finalidade apoiar a pesquisa científica por meio de microscopia eletrônica e de técnicas associadas, bem como desenvolver atividades de ensino de Graduação e Pós-Graduação.
Link do Site
http://www2.unifesp.br/centros/ceme/
Telefone
5576-4528 5576-4848 VOIP 2300
Email
ceme.unifesp@gmail.com

Centro Ana Abrão: Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano - CAA

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Enfermagem
Data da Criação
2003
Coordenador Responsável
Kelly Pereira Coca
Sigla
CAA
Descrição
O Centro Ana Abrão: Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Universidade Federal de São Paulo/Hospital São Paulo (HU-HSP) - CAA, é um Órgão Complementar vinculado administrativamente ao Campus São Paulo e academicamente à Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É uma unidade didática-científico-assistencial que tem por objetivo realizar atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão na área de Aleitamento Materno e Banco de leite Humano.
Link do Site
https://aleitamento.unifesp.br/
Telefone
5576-4891
Email
aleitamento@unifesp.br / kcoca@unifesp.br
Resolução de Criação
Resolução n. 198/2021/Conselho Universitário e Estatuto da Universidade Federal de São Paulo, Resolução n. 183/2020/ Conselho Universitário

Cochrane Brasil - Centro Cochrane Brasil de Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento em Metodologias Baseadas em Evidências

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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Sigla

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Email

Centro de Práticas e Pesquisa em Nutrição e Alimentação Coletiva - CPPNAC

Campus
Baixada Santista
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Instituto de Saúde e Sociedade
Data da Criação
2017
Coordenador Responsável
Daniel Henrique Bandoni
Sigla
Cppnac
Descrição
CPPNAC tem como objetivo desenvolver e fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares na área de alimentação coletiva. O CPPNAC propugnará pela indissolubilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com as seguintes finalidades: • Propiciar e realizar estudos e práticas sobre alimentação coletiva. • Agregar toda experiência acumulada pelos diferentes departamentos, grupos e pesquisas da UNIFESP que tem alimentação coletiva como temas comuns de suas atividades, pesquisas, assistência e ensino.
Email
danielbandoni@gmail.com

Centro de Terapia Celular e Molecular - CTCMol

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Campus São Paulo
Data da Criação
06 de maio de 2010
Coordenador Responsável
Hugo P. Monteiro
Sigla
CTCMol
Descrição
Centro de Pesquisa em Biologia Molecular, Imunologia, Sinalização Celular, Terapia Gênica etc
Link do Site
http://www.ctcmol.unifesp.br
Telefone
(11) 5089-9218 - RAMAIS 3089, 3087
Email
ctcmol@unifesp.br

Instituto de Estudos Avançados e Convergentes - IEAC

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Data da Criação
11 de setembro de 2019
Coordenador Responsável
Ivo Da Silva Júnior
Sigla
IEAC
Descrição
A criação de um Instituto de Estudos Avançados e Convergentes na UNIFESP atende a uma necessidade/convicção, sentida por várias universidades de ponta no Brasil e no mundo, que é a de ter um locus onde se possam discutir pesquisas inovadoras, e também segue um princípio: o de não copiar modelos preexistentes. Promover pesquisas convergentes, consideradas como sendo as mais avançadas no plano do conhecimento, bem como em organizar a tradução das diversas linguagens científicas, de modo a umas se beneficiarem das outras e, finalmente, realizar um trabalho de comunicação que permita à comunidade unifespiana, bem como à sociedade como um todo, beneficiar-se das conquistas do conhecimento avançado e interdisciplinar.
Link do Site
https://ieac.unifesp.br/
Telefone
5576-4848 (ramal: 8453)
Email
ieac@unifesp.br
Resolução de Criação
https://www.unifesp.br/images/docs/consu/resolucoes/2019/Resolu%C3%A7%C3%A3o_174_IEAC_Cria%C3%A7%C3%A3o.pdf
Relatórios Anuais
https://ieac.unifesp.br/o-ieac/relatorios-de-atividades-anuais

Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular - INFAR

Campus
São Paulo
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Escola Paulista de Medicina
Data da Criação
8/13/1997
Coordenador Responsável
Helena B. Nader
Sigla
Infar
Descrição
Constituído pelos Departamentos: Biofísica, Bioquímica e Farmacologia. O Instituto foi criado em outubro de 1983.
Link do Site
http://www.posgrad.epm.br/multiequipa/
Telefone
voip 1183 voip 1007
Email
hbnader@gmail.com; nunes.santos@unifesp.br

Núcleo de Proteção Radiológica - NPR

Campus
Reitoria
Data da Criação
1997 portaria 217- atualizado em 25 de julho de 2017
Coordenador Responsável
Kellen Adriana Curci Daros e Thaysa Paschoalin
Sigla
NPR
Descrição
O NPR é um órgão técnico e consultivo vinculado à Reitoria, constituído especificamente com vistas à execução e manutenção do plano de proteção radiológica da UNIFESP, e tendo como finalidades no âmbito institucional promover condições seguras na utilização das radiações ionizantes nas atividades de assistência, pesquisa e ensaios acadêmicos institucionalizados. O NPR é um órgão técnico e consultivo vinculado à Reitoria, constituído especificamente com vistas à execução e manutenção do plano de proteção radiológica da UNIFESP, e tendo como finalidades no âmbito institucional promover condições seguras na utilização das radiações ionizantes nas atividades de assistência, pesquisa e ensaios acadêmicos institucionalizados.
Link do Site
http://npr.sites.unifesp.br/index.php/pt/
Telefone
Voip: 8992 / 8954 / 1314
Email
npr@unifesp.br
Resolução de Criação
Resolução CONSU nº 179, de novembro de 2019

Núcleo de Bioanálises - NUBIO

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Coordenador Responsável
João Bosco Pesquero
Sigla
Nublio
Descrição
O NuBIO é um núcleo técnico-científico especializado com corpo técnico- administrativo próprio, constituído pelos Centros Multiusuários: Núcleo de Bioequivalência e Ensaios Clínicos (NuBEC) e o Centro de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas (CPDM).
Link do Site
http://nubec.sites.unifesp.br/
Telefone
8992/8954/1314
Email
eunice.suenaga@unifesp.br/miranda.unifesp@gmail.com/jbpesquero@gmail.com

Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina – Núcleo TransUnifesp

Campus
Reitoria
Unidade Universitária / Pró Reitoria
Pró-Retoria de Extensão e Cultura
Data da Criação
13/7/2017
Coordenador Responsável
Magnus Regius Dias da Silva
Sigla
NTU
Descrição
O Núcleo TransUnifesp, de concepção e abrangência multicampi, multiescolas e institutos, multisaber e transdisciplinar, ligado à Coordenadoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo e, na assistência, vinculado ao Hospital São Paulo, atua fortalecendo a comunidade nos âmbitos acadêmico, científico, político e social, no sentido de promover o bem-estar da população de travestis, mulheres transexuais, homens trans, de gênero não-binário, e Intersexo. Somos o Núcleo TransUnifesp, um grupo de pessoas que acredita na riqueza social garantida pelas diversidades sexual e de gênero e, portanto, empenhado na defesa da dignidade humana, direitos das minorias e no combate à LGBTQIA+fobia. O Núcleo TransUnifesp é constituído por pessoas transgênero e cisgênero da Unifesp e de fora, com histórias de vida, sonhos e sentimentos, especialmente por profissionais de saúde e de pesquisa sobre a temática da diversidade e equidade de gênero, políticas públicas, direito humanos e cidadania LGBTQIA+. Como extensionistas da universidade, trabalhamos pela produção de conhecimento compartilhado entre a academia, a comunidade e os movimentos sociais LGBTQIA+, pois acreditamos numa universidade pública socialmente referenciada e comprometida com uma educação inclusiva e libertadora.
Link do Site
https://nucleotrans.unifesp.br/
Email
nucleotrans@unifesp.br

Gabinete da Reitoria

De acordo com o art. 115 do Regimento Geral da Unifesp e conforme a Portaria Reitoria nº 172/2024 o Gabinete da Reitoria é o órgão de assistência ao(à) Reitor(a) e ao(à) Vice-Reitor(a) no desempenho das suas atribuições, possuindo a seguinte composição:
I - Chefia de Gabinete;
II – Assessoria Administrativa;
III – Assessoria de Relações Institucionais;
IV – Assessoria de Relações Acadêmicas;
V - Secretaria.

Gestões anteriores

 

Raiane Patrícia Severino Assumpção

raiane 

Doutora em Sociologia; mestrado em Sociologia; graduação em Ciências Sociais. Reitora da UNIFESP (gestão 2023-27). Esteve como vice-reitora da UNIFESP (2021 - 2022), reitora pro tempore (2023) e pró-reitora de Extensão e Cultura na UNIFESP (2017- 2021). Professora no programa de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - Campus BS; pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - UNIFESP; líder do grupo de pesquisa em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT do CNPq.
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Lia Rita Azeredo Bittencourt

lia rita

Graduação em Medicina pela UFES (1987). Residência em Pneumologia-IAMSPE- HSPE (1991). Mestrado em Pneumologia- Unifesp (1995). Doutorado Pneumologia- Unifesp (1999). Chefe da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono da Unifesp (2008-2012 e 2017-2018). Vice - Chefe do Departamento de Psicobiologia da Unifesp (2014 - 2015). Fundadora e responsável pela Liga Acadêmica do Sono da Unifesp (2008 - 2018). Coordenadora Médica do Instituto do Sono da AFIP (1992-2018). Presidente da Associação Brasileira do Sono (2007-2009) e Presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono (2013-2015). Professora Titular e Livre-docente da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono do Departamento de Psicobiologia da Unifesp. Está como Vice-Reitora da Unifesp (2023-2027). Foi Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (2018 - 2023). É bolsista Produtividade Pesquisa 1 B. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia e Medicina do Sono.
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Dan Rodrigues Levy

dan

Doutor pela Universidade de Coimbra. Mestre pela UFPA. Pós-graduado em Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos pela UNAMA. Bacharel em Direito pelo CESUPA. Professor de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN), Campus Osasco. Foi Chefe de Departamento do Curso de Ciências Atuariais da Unifesp/EPPEN. Foi coordenador do Projeto de Extensão Pacto Global Experience para implementação dos ODS nas comunidades do entorno da Unifesp/EPPEN. Foi coordenador do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade - LABIS. Membro da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro e da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Unifesp. Foi Assessor de Relações Institucionais do Gabinete. Atualmente é Chefe de Gabinete da Reitoria da Unifesp. Tem experiência nas seguintes áreas de pesquisa: Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito à Cidade, Sociologia Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
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Atribuições: fazer a supervisão das atividades diárias do Gabinete da Reitoria, organizar e executar tarefas delegadas pelo(a) Reitor(a) e Vice-Reitor(a), tais como:
I – Acompanhar e apoiar o cumprimento de metas e programas prioritários definidos pelo(a) Reitor(a) e Vice-reitor(a);
II – Executar atividades administrativas do(a) Reitor(a) e Vice-reitor(a), no que concerne a expediente, agenda, celebração de parcerias e relações públicas;
III – Assistir o(a) reitor(a) e o(a) vice-reitor(a) em suas representações;
IV – Revisar e encaminhar os atos normativos da Reitoria;
V – Revisar, encaminhar e controlar a documentação e a correspondência, no âmbito do Gabinete;
VI – Coordenar as agendas do(a) reitor(a)e vice-reitor(a);
VII – Coordenar as atividades administrativas do Gabinete, supervisionando as ações das assessorias e secretaria do Gabinete;
VIII – Supervisionar, com o auxílio das assessorias, os órgãos e setores ligados diretamente à Reitoria;
IX – Apoiar a articulação entre o(a) reitor(a), o(a) vice-reitor(a) e as autoridades da instituição, bem como, junto às instâncias nacionais de articulação das universidades federais;
X - Integrar o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade;
XI – Gerenciar e supervisionar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) dos(as) servidores(as) do Gabinete e setores vinculados;
XII – Acompanhar os processos encaminhados pela Câmara de Juízo de Admissibilidade (CJA) e pela Comissão Processante Permanente (CPP);
XIII - Acompanhar a captação de recursos para Unifesp junto às fundações, associações, frentes parlamentares e organizações públicas e privadas;
XIV - Colaborar na articulação de projetos e parcerias institucionais, quando solicitado pelo Gabinete e/ou Reitoria;
XV – Planejar e estabelecer uma rede de relacionamentos com os Poderes Executivo e Legislativo nas diferentes esferas
governamentais (federal, estadual e municipal), bem como, com fundações, associações, frentes parlamentares e organizações públicas e
privadas.
XVI - Assessorar, no que couber, ao Conselho Curador da FapUnifesp.
XVII - Assessorar, no que couber, ao Conselho Universitário da Unifesp.

Daniel Campos de Carvalho

daniel

Bacharel, mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor-Adjunto C, IV da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e co-lidera o grupo de pesquisas "Governança Global, Direitos Humanos e Democracia". Integrou as equipes da Pró-reitoria de Planejamento (2015-2017) e da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (2017-2019) da Unifesp. Foi coordenador do Curso de Direito da Unifesp (durante o processo de instalação do curso entre 2017 e 2019), pró-reitor adjunto de Planejamento (2021-2023) e atualmente é assessor do Gabinete da Reitoria da Unifesp. É professor de programas de pós-graduação nas áreas de Direito e de Relações Internacionais.
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Atribuições: tem função de assessorar o(a) Reitor(a), o(a) Vice-Reitor(a) e o(a) Chefe de Gabinete no desempenho de suas atribuições, por meio da atuação no Gabinete da Reitoria. Tendo como principais atribuições:
I – Proceder a análise e revisão de documentos e processos dirigidos ao(à) Reitor(a), Vice-reitor(a) e Chefia de Gabinete;
II – Participar de comissões, câmaras técnicas, grupos de trabalho e outros colegiados vinculados ao Gabinete da Reitoria, sempre que solicitado;
III – Auxiliar em assuntos normativos, estratégicos e de governança, realizar diagnósticos e propor soluções para assuntos de interesse da instituição;
IV – Fornecer subsídios ao Gabinete para o acompanhamento das discussões e deliberações junto aos órgãos colegiados da Unifesp;
V - Colaborar na articulação de projetos e parcerias institucionais, quando solicitado pelo Gabinete da Reitoria;
VI – Colaborar na elaboração e revisão de minutas de atos normativos do Gabinete da Reitoria, mediante solicitação;
VII - Colaborar na elaboração e revisão de acordos, planos de trabalho, pareceres e de demandas estratégicas do Gabinete da Reitoria, mediante solicitação;
VIII – Acompanhar os assuntos de responsabilidade do Gabinete junto à Procuradoria Federal da Unifesp;
IX – Acompanhar e supervisionar as atividades do Departamento de Comunicação Institucional (DCI)
X – Integrar o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da Unifesp e acompanhar os assuntos de sua responsabilidade com vistas ao atendimento das demandas solicitadas.
XI – Acompanhar as audiências públicas e atuar junto aos órgãos federais, estaduais e municipais, para discussões de assuntos de interesse da instituição, quando solicitado.

Isabel Marian Hartmann de Quadros

isabel marian

Biomédica formada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (1999), com Doutorado em Psicobiologia pela mesma instituição (Unifesp, 2004). Realizou pós-doutorado na Tufts University, em Boston (Estados Unidos, 2006-2009), e desde então realiza pesquisas na área de neurobiologia do abuso de drogas e estresse. A partir de 2010 tornou-se Professora Adjunta no Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina, EPM - Unifesp. Foi Pró-Reitora de Graduação de 2017 a 2021, tendo atuado como Chefe de Gabinete da Reitoria de maio de 2021 a abril de 2022. Desde outubro de 2022, atua como Assessora de Relações Acadêmicas e Institucionais da Reitoria.
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Atribuições: tem função de assessorar o(a) Reitor(a), o(a) Vice-Reitor(a) e o(a) Chefe de Gabinete no desempenho de suas atribuições, por meio da atuação no Gabinete da Reitoria. Tendo como principais atribuições:
I – Proceder a análise e revisão de documentos e processos dirigidos ao(à) Reitor(a), Vice-reitor(a) e Chefia de Gabinete;
II - Participar de comissões, câmaras técnicas, grupos de trabalho e outros colegiados vinculados à Reitoria, sempre que solicitado;
III – Apoiar a integração acadêmica entre os Campi, Unidades Universitárias e os órgãos da administração central nas relações entre a Unifesp e parceiros institucionais, quando pertinente;
IV – Fornecer subsídios para a articulação da Chefia de Gabinete junto aos Campi, às Unidades Universitárias e aos órgãos complementares da Unifesp, em temáticas acadêmicas;
V – Acompanhar os assuntos de responsabilidade do Gabinete junto ao Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) com vistas ao atendimento das demandas solicitadas;
VI – Apoiar as Pró-Reitorias nos processos relacionados ao Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) e de implementação e
atualização do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), visando promover a qualidade do ensino e da pesquisa, e a relação com a
sociedade;
VII – Apoiar os processos de avaliação institucional, em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA);
VIII - Colaborar na articulação de projetos e parcerias institucionais, quando solicitado pelo Gabinete e/ou Reitoria;
IX - Acompanhar as atividades da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp (CRBU), Universidade Aberta do Brasil (UAB); Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), Núcleo de Proteção Radiológica (NPR) e Editora da Unifesp.

Rosane Cristina Piedade Tamada

rosane cristina

Graduada em Administração Pública - EAESP - Fundação Getúlio Vargas (1992). Especialista em Negociação Coletiva pela UFRGS (2011). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2015). Doutora em Ciências pela UNIFESP (2020). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem. Atualmente é Assessora de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência em Administração Pública, nas áreas orçamentária, de licitações públicas e de gestão de pessoas. Desenvolve estudos e pesquisas em gestão baseada em competências com foco no setor público.
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Atribuições: tem função de assessorar o(a) Reitor(a), o(a) Vice-Reitor(a) e o(a) Chefe de Gabinete no desempenho de suas atribuições, por meio da atuação no Gabinete da Reitoria. Tendo como principais atribuições:
I – Proceder a análise e revisão de documentos e processos administrativos dirigidos ao(à) Reitor(a) e Vice-reitor(a);
II - Participar de comissões, câmaras técnicas, grupos de trabalho e outros colegiados vinculados ao Gabinete da Reitoria, sempre que solicitado;
III– Apoiar o Gabinete da Reitoria em assuntos técnicos e administrativos;
IV – Colaborar na elaboração de documentos oficiais do Gabinete da Reitoria;
V - Elaborar os julgamentos e despachos decisórios de sindicâncias e processos administrativos disciplinares para assinatura do(a) Reitor(a) e Chefe de Gabinete;
VI - Elaborar os despachos decisórios de recursos apresentados contra decisões dos(as) Pró-Reitores(as) para assinatura do(a)Reitor(a) e Chefe de Gabinete em casos relacionados à Ouvidoria;
VII – Acompanhar os assuntos relacionados à Câmara de Juízo de Admissibilidade (CJA), às sindicâncias e aos processos administrativos disciplinares junto à Comissão Processante Permanente (CPP) e à Procuradoria Federal da Unifesp;
VIII – Acompanhar os assuntos de responsabilidade do Gabinete junto à Auditoria Interna (Audin), Ouvidoria e Fundação de Apoio da Unifesp (FapUnifesp), com vistas ao atendimento das recomendações de órgãos de controle externo.

Secretaria do Gabinete - composta por secretários(as) executivos(as), assistentes(as) administrativos(as) e técnicos em assuntos educacionais, é responsável pelos serviços de apoio administrativo necessários ao funcionamento do Gabinete, tais como:
I – Atender e orientar a comunidade interna e externa da Universidade;
II – Gerenciar a entrada e saída de processos e documentos destinados ao Gabinete, registrando seu fluxo e trâmite em sistemas próprios;
III – Gerenciar as publicações, documentos, correspondências, arquivos, cadastro de endereços que sejam de interesse do Gabinete;
IV – Preparar a correspondência oficial e despacho do(a) Reitor, Vice-Reitor(a), e Chefe de Gabinete;
V – Auxiliar nos procedimentos relativos ao controle de frequência, férias e licenças dos(as) servidores(as) lotados(as) no Gabinete;
VI – Administrar a agenda de atividades do Gabinete e a viabilização das mesmas;
VII – Organizar atividades e viagens, providenciar diárias, hospedagem, passagens e documentação legal e elaborar relatórios de viagem.
VIII - Auxiliar, no que couber, o(a) Chefe de Gabinete e Assessores(as), com as demandas relacionadas ao Gabinete.

Integrantes:

flavia patricia

Flávia Patrícia Pinto
Cargo: TAE Secretária Executiva
Função: Secretária Executiva da Reitoria
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marisa yumi

Marisa Yumi Hasegawa Honorato
Cargo: TAE Assistente em Administração
Função: Secretária da Vice-reitoria
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lourdes

Lourdes Aparecida Carvalho de Melo
Cargo: TAE Secretária Executiva
Função: Secretária da Chefia de Gabinete
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maristela

Maristela Bencici Feldman
Cargo: TAE Secretária Executiva
Função: Secretária do Consu e do Conselho Curador FapUnifesp
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raquel

Raquel Sabino Souza
Cargo: TAE Assistente em Administração
Função: Assistente em Administração
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fabiane

Fabiane Claudia da Silva
Cargo: TAE Assistente em Administração
Função: Assistente
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arthur

Arthur Funaki
Cargo: TAE Assistente em Administração
Função: Assistente
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joao pedro

João Pedro Xavier
Cargo: TAE Assistente em Administração
Função: Assistente
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Estatuto

(em vigor a partir de 24/06/2020)

versão web

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Regimento Geral

(em vigor a partir de 03/05/2021)

versão web

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Endereço: Rua Sena Madureira, 1500 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04021-001
Contato: (11) 3385-4100

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