Georreferenciamento das ações de extensão da PROEC – UNIFESP

Projeto Mapeamento Digital e Georreferenciamento de ações de Extensão da Unifesp

< Voltar

1. Projeto Mapeamento Digital e Georreferenciamento de ações de Extensão da Unifesp (Programas e Projetos de Extensão da UNIFESP).

Resultados de mapas para os anos de 2021, 2020 e 2019: (com a direta colaboração do estudante: Felipe Prates Gragnani).

Ano 2021, clique aqui

Ano 2020, clique aqui

Ano 2019, clique aqui

  • Fase 1 - Edital nº 428/2020 da ProEC-Unifesp:

Na perspectiva de produção de mapas a partir de ferramentas do Google, para dados de 2018 - Clique aqui

Para dados de 2019:

Há nesse projeto a participação do aluno bolsista Felipe Prates Gragnani do curso de Bacharelado Insterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, com supervisão do prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro.

Todos os resultados (preliminares):   Clique aqui.

A seguir apresentações gerais para cada campus e para todos os campi:

Campus São Paulo:

7 São Paulo geral

7 São Paulo detalhe

Campus Baixada Santista:

4 Baixada Santista

Campus Diadema:

6 Diadema

Campus Guarulhos:

2 Guarulhos

Campus São José dos Campos:

1 SJ dos Campos

Campus Zona Leste:

5 Zona Leste

Todos os Campi:

8 todos os campi geral

8 todos os campi geral 2

8 todos os campi geral 3

8 todos os campi detalhe

Todos os resultados (preliminares):  

Clique AQUI.

  •  - Edital nº 660/2020 da PROEC-UNIFESP:

Há nesse projeto a participação prevista de aluno bolsista. Coordenador desse projeto: Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro.

Objetivos/metas:

  • Sistematizar forma de atualização de tabelas de atributos;
  • Ampliar para cursos lato sensu, proj. culturais, proj. institucionais, núcleos, eventos, cursos de curta duração, empresas juniores e observatórios;
  • Gerar histórico das ações para os anos de 2018, 2019 e 2020;
  • Incrementar relatórios do PDI-UNIFESP;
  • Promover ajustes necessários na geração da tabela origem;
  • Dar melhor tratamento (com imagens de satélites e mosaicos de fotografias aéreas ortorretificadas, em escala cadastral: estudos de caso iniciais na Baixada Santista); e
  • Disponibilizar resultados no website institucional.

Na perspectiva de produção de imagens georreferenciadas a partir de imagens de satélites gratuitas do sistema LANDSAT8, na forma de composições coloridas RGB_543 e RGB_654 que possam servir de apoio a mapeamentos em geral, aqui são apresentadas opções de resultados parciais e preliminares, referentes às ações de extensão (Programas e Projetos para 2019). 

As imagens LANDSAT8 são públicas e provenientes do USGS (Serviço Geológico dos EUA). Tem sido utilizado o sistema gratuito SPRING 3.5.6 (INPE) para a geração das composições coloridas pelo método RGB. 

RESULTADOS PARCIAIS E PRELIMINARES (ainda sem escala e sem a forma final de mapa temático) aqui divulgados em 01/01/2021, para dados de 2019 de Programas e Projetos de Extensão:

IMAGENS GEORREFERENCIADAS:

1.1. Todos os campi (composição colorida RGB_543), com ações de extensão (localização) plotadas em amarelo, malha municipal do IBGE em verde:

todos os campi 2019 menor

1.2. Campus Baixada Santista (composição colorida RGB_654), com ações de extensão (localização) plotadas em vermelho:

campus BS 2019

1.3. Campus São Paulo (composição colorida RGB_654), com ações de extensão (localização) plotadas em vermelho, malha municipal do IBGE em branco:

todos os campi 2019

1.4. Campus Guarulhos (composição colorida RGB_543), com ações de extensão (localização) plotadas em amarelo, malha municipal do IBGE em verde:

 PDF.

1.5. Campus Zona Leste (composição colorida RGB_543), com ações de extensão (localização) plotadas em amarelo, malha municipal do IBGE em verde:

 PDF.

1.6. Campus São José dos Campos (composição colorida RGB_543), com ações de extensão (localização) plotadas em amarelo, malha municipal do IBGE em verde:

 PDF.

1.7. Campus Osasco (composição colorida RGB_543), com ações de extensão (localização) plotadas em amarelo, malha municipal do IBGE em verde:

 PDF.

1.8. Campus Diadema (composição colorida RGB_543), com ações de extensão (localização) plotadas em amarelo, malha municipal do IBGE em verde:

 PDF.

 OBSERVAÇÕES:

(a)- Fonte das imagens brutas LANDSAT8: Serviço Geológico dos EEUU (United States Geological Survey) [https://earthexplorer.usgs.gov/] e propriedades/especificações técnicas dessas imagens podem ser encontradas em [https://www.usgs.gov/land-resources/nli/landsat/landsat-8?qt-science_support_page_related_con=0#qt-science_support_page_related_con];

(b)- As imagens (composições coloridas) foram processadas com emprego do sistema SPRING do INPE [http://www.dpi.inpe.br/spring/];

(c)- Na geração dos produtos, a malha municipal do estado de São Paulo é a do IBGE, para o ano de 2019 [https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html];

(d)- Website da Unidade Curricular (curso de Bacharelado Insterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, UNIFESP campus Baixada Santista) de "Sensoriamento Remoto" [https://gilbertounifesp.wixsite.com/sremoto];

(e)- Website da Unidade Curricular (curso de Bacharelado Insterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, UNIFESP campus Baixada Santista) de "Geoprocessamento" [https://gilbertounifesp.wixsite.com/geoprocessamento];

(f)- Website da Unidade Curricular (curso de Bacharelado Insterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, UNIFESP campus Baixada Santista) de "Cartografia" [https://gilbertounifesp.wixsite.com/cartografia].

 

 


 

georreferenciamento 2019

As ações de extensão e cultura resultam da relação entre universidade e sociedade, por meio do processo formativo de estudantes e do encontro de saberes proporcionado por programas e projetos de extensão, entre outras atividades, de cunho cultural ou científico, e que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável.

acoes extensao2019

Ações de Extensão - PROEC/Unifesp

 

Em 2018, foram realizadas 879 ações extensionistas, sendo 27% de programas e projetos e o restante distribuídas em ações de extensão como cursos, eventos, e prestação de serviços.

Ofertamos 120 cursos de especialização e aperfeiçoamento em 2018, a maioria presencial com 1713 estudantes matriculados. Além disso, os cursos à distância são também responsáveis por um número expressivo de participantes, que em 2018 foi de 1063. A maioria dos cursos à distância são oferecidos por programas públicos estratégicos, por meio de convênios, editais e termos de execução descentralizados, como a Universidade Aberta do Brasil – UAB, Telessaúde Brasil Redes e a Universidade Aberta do SUS – UNASUS. Essa modalidade de programas implica em certa oscilação no número de ofertas ano a ano, e depende dos recursos federais para a abertura e ampliação de cursos.

tele saude2019

Tele Saúde - Unifesp

 

Os programas de residências médica e multiprofissional apresentam estabilidade ao longo dos anos, resultado de consolidação frente a sociedade e a comunidade acadêmica. Em 2018 foram contemplados 84 programas de residência médica, com 1041 residentes. Na residência multiprofissional foram 16 programas em 2018, com 383 residentes matriculados. As metas têm seu número definido pelo número máximo de bolsas.

Além da sua inserção local e regional por meio dos Campi e Unidades de Extensão, que são espaços físicos dos cursos e programas presenciais, a Unifesp tem ampliado sua rede de ensino à distância, tanto no Estado quanto no Brasil. Esta ampliação possibilita mudanças de perspectivas locais, regionais, através da permanência do estudante em sua localidade ou próxima a ela, em um permanente intercâmbio de conhecimento, cultura e desenvolvimento com a Unifesp.

supera fe2019


SUPERA e Fé na Prevenção - Unifesp

 

 

< Voltar