NOTÍCIAS

Zona Leste marca presença no ato em defesa do Instituto da Cidades/Unifesp

Moradores, movimentos sociais da região e a comunidade universitária solicitam a implantação definitiva do campus

Leia mais...

Ato em Defesa da Implantação Definitiva do Campus Unifesp Zona Leste

"Apesar da pactuação realizada, os recursos prometidos para a implantação completa do Instituto das Cidades/Campus Zona Leste da Unifesp ainda não chegaram.

Leia mais...

Evento: Segurança Pública ou Genocídio? Dia 12/05

Cartaz Segurança pública ou genocídio

Clique AQUI para incrições

Programa de Extensão em Soberania Alimentar e Dinâmicas Urbanas

Programa_de_extensao_Soberania_Alimentar_e_Dinamicas_Urbanas.jpg

Mesa redonda "A classe trabalhadora presente e invisível em situações e trabalhos escolares na Educação Pública"

MesaRedonda05052018.JPG

Clique aqui para incrição

Chácara japonesa ao lado do Campus tem pedido de proteção histórica

Imagem Casa.JPG

A Pró Reitoria de Planejamento deu entrada, neste mês, em processo de tombamento nos orgãos de proteção do patrimônio histórico das instâncias municipal, estadual e federal, para a preservação de uma chácara próxima ao Campus Zona Leste da Unifesp, que possui valor histórico e paisagístico para aquela região.

Leia mais...

A classe trabalhadora no Brasil: identidades e lutas no centenário da Greve Geral e da Revolução Russa, 1917 – 2017

Greve geral de 1917  Manifestação na Zona Leste.jpg

Você sabia que a primeira greve geral do Brasil há 100 anos ocorreu a partir da mobilização dos trabalhadores das indústrias da Zona Leste de São Paulo?

O Debate ocorrerá no Campus Zona Leste, neste sábado, dia 21/10/2017, na galeria Waldemar Rossi. 

Leia mais...

Reitora nomeia Comitê interno para apoio na implantação do Campus

Em portaria de 21 de setembro, a reitora Soraya Smaili nomeia Comitê da Unifesp com 5 docentes e 2 técnicos para assessorar a Pró-Reitoria de Planejamento na implantação do Campus, recepção de novos docentes e diversas outras atribuições. Confira no [link] e também a complementação da portaria no [link]

Instituto das Cidades é tema de mesa no principal encontro global de estudos urbanos

imagem 5.jpg

A história e luta pela implementação do Campus Zona Leste foi apresentada no RC 21 em Leeds, na Inglaterra, como parte da Conferência “Urban Global Justice”, da Associação Internacional de Sociologia, realizada entre 11 e 13 de setembro.

Leia mais...

Atenção alunos da UNIFESP: Processo Seletivo para Bolsista no campus Zona Leste

Processo Seletivo

Bolsista de Extensão e Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) no campus Zona Leste:
inscrições até 10/09/2017;
EDITAL PROEC Nº 352 DE 29 de AGOSTO de 2017;
Clique aqui para maiores informações.

INFORMES

Lista dos Aprovados

Segue a lista dos candidatos aprovados no processo seletivo do curso de especialização “Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular” e o Barema utilizado para avaliação das entrevistas. Estes aprovados deverão realizar a matrícula no Campus Zona Leste da Unifesp, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no horário das 9h às 12h e 14h às 18h.

Leia mais...

LISTA DOS APROVADOS PARA 2ª FASE (Entrevistas Individuais) e BAREMA DA AVALIAÇÃO

 
 

Os candidatos abaixo foram aprovados na 1ª Fase (Análise do Currículo e Carta de Intenção) deverão realizar a 2ª Fase (Entrevista Individual) no dia 21/07, no Campus Zona Leste. Estes candidatos deverão realizar estas entrevistas individuais no horário descriminado.

2ª FASE: ENTREVISTAS

DIA: 21/07/2018

Obs.: Levar um documento oficial com foto e chegar 15 minutos antes do horário.

Endereço:

Avenida Jacu Pêssego, 2630

(Antiga fábrica da Gazarra).

Como chegar:

Da estação de metrô Itaquera pegar as lotações Jardim Laranjeiras, São Francisco ou Cidade Tiradentes.

(25 minutos)

Da estação de metrô Bresser pegar o ônibus Cidade Tiradentes (3539).

(55 minutos)

Da estação de trem

 Dom Bosco pegar o ônibus Terminal São Mateus ou qualquer ônibus/lotação que passe em frente ao Aquário.

(10 minutos)

Descer no ponto do Hospital Santo Expedito, localizado um ponto depois do Aquário."

Clique Aqui para Resultado

AVISO AOS CANDIDATOS já inscritos no processo seletivo do curso“Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular”

1) Caso não tenham anexado o curriculum vitae e a carta de intenções (até duas laudas), favor enviar para este e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 5 de julho, quando se encerrarão as inscrições para o processo seletivo. As inscrições realizadas sem estes documentos serão invalidadas.

2) Sobre as datas e procedimentos para o processo seletivo, favor se atentar:

Primeira fase (NÃO-PRESENCIAL) - Análise do Curriculum Vitae : Serão analisados de acordo com os pré-requisitos e perfil desejado. Leitura e análise da carta de Intenções (ATÉ 2 LAUDAS): Breve histórico pessoal e profissional juntamente com as motivações para o ingresso. O resultado desta fase será publicado no site até 19/07.

Segunda Fase - Entrevista: Os horários das entrevistas individuais (exclusivamente para os candidatos  APROVADOS na 1ª fase ) serão divulgados no site do Campus Zona Leste. Estas entrevistas serão realizadas no dia 21/07  (ÚNICA FASE PRESENCIAL).

3) Para finalizar seu processo de inscrição, favor  preencher o formulário disponível no link abaixo.

https://goo.gl/t3v2tc

Matriz curricular e lista de professores

Curso de Especialização Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular

Conheça a matriz curricular: clique aqui.

Novo Curso de Especialização Lato Sensu, "Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular" do Instituto das Cidades, Campus Zona Leste, Universidade Federal de São Paulo.

PHOTO 2018 06 11 09 30 04

Este curso de especialização é voltado àqueles que atuam, ou pretendem atuar, para fortalecer a cidadania urbana, em favor do direito à cidade, construindo territórios progressivamente mais justos, democráticos, plurais, solidários e sustentáveis. O curso oferece uma formação com foco em problemas e conflitos urbanos, com estudos de casos e hipóteses de intervenção na realidade social, com dimensão crítica e propositiva.

Periodo de Inscrições: 11.06 a 05.07 
Maiores informações no link abaixo:
https://goo.gl/xhT1hR

Cursinho Popular Baobá 2018 abre inscrições

Baoba.JPG

O Cursinho Popular do Coletivo Baobá volta-se para alunos da rede estadual, bem como para qualquer outra pessoa interessada em desenvolver seus estudos e, eventualmente, procurar ingressar no ensino superior (moradores do bairro, pais ou mães de alunos etc). Partindo do pressuposto que conhecimento e vida humana não se separam, as atividades do Cursinho pretendem mostrar aos alunos que, não obstante o caráter abstrato e complexo de alguns conteúdos tratados em sala de aula, estes encontram sentido e mediação no cotidiano da vida humana e, nesse sentido, no âmbito das necessidades e demandas da vida prática deles. 

Número Vagas 50
Período Inscrição 27/03 a 13/04/2018
Período do Curso 14/04 a 17/11/2018
Horário: Sábados das 10:00h às 17:00h
Local de realização: Unifesp - Campus Zona Leste 

Clique aqui para incrições

Resultados e calendário atualizado dos concursos

Oito concursos já foram realizados, com candidatos classificados, um encontra-se em andamento e os últimos dois estão com bancas formadas e convocadas. O planejamento previsto para a conclusão de todos os concursos em 2017 está sendo cumprido. Dia 5/12 serão realizados os Processos Seletivos para duas vagas de Redistribuição, com os candidatos já inscritos que pretendem migrar de outras federais para a. Unifesp. Confira os resultados até o momento (4/12) e o calendário atualizado no[link]

Publicado Edital de Redistribuição de professores de outras Universidades Federais para o Campus ZL

Estão abertas até  31/10 as inscrições para duas vagas de redistribuição para professores que já estejam em carreira docente noutras Universidades Federais e queiram pleitear a sua transferência para o Instituto das Cidades, na área de Planejamento Urbano e Regional e nas sub áreas de "Políticas Urbanas" e "Infraestruturas Urbanas e Regionais". Veja no [link].

Concursos atraem mais de 200 candidatos

Os concursos para as primeiras vagas docentes do Instituto das Cidades atraíram mais de 200 candidatos, doutores especialistas nos temas definidos nos editais. Agradecemos à enorme e qualificada procura. As listas de inscritos estão sendo divulgadas no site do concurso. Algumas ainda não foram disponibilizadas devido a recursos de candidatos com problemas na inscrição – o que está sendo analisados com a maior brevidade possível. Uma comissão da Unifesp já está trabalhando na definição dos membros das bancas e calendário de provas. Em breve serão divulgados para os primeiros concursos, que iniciarão a partir de 18 de setembro, de forma não concomitante.

Parceria com o Cursinho Popular Baobá

Baoba.JPG

No próximo dia 19 de agosto, o Cursinho Popular Baobá, preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior e técnico, iniciará suas atividades nesse segundo semestre no Campus Zona Leste da Unifesp - Instituto das Cidades.

Leia mais...

DESTAQUES

Conheça os novos professores do Campus Zona Leste

Clique nas imagens para conhecer mais os professores que já estão convocados e tomando posse como docentes do Instituto das Cidades.     

Giovanna Bonilha Milano Ricardo Barbosa da Silva.jpg Magaly Marques Pulhez.jpg
FotoTiago Gustavo Prieto Anderson Kazuo
foto Joana da Silva Barros Tiaraju" Jaqueline
Guilherme Petrella.png

Silvia Lopes.png

Ricardo Santhiago.png

Egeu Gomes.jpg Marcos Xavier.jpg  

 

 

Divulgada todas as listas de inscritos para os concursos docentes

Após encerradas análises de recursos de candidatos nas inscrições, foram divulgadas todas as listas de inscritos nos 9 concursos para o Campus Zona Leste. Confira na página dos concursos em andamento (www.concurso.unifesp.br).

Nos próximos dias serão apresentadas as bancas e calendárioos dos primeiros concursos, que iniciarão a partir de 19 de setembro.

Encerramento das inscrições dos concursos e prorrogação de prazo de dois editais.

Nesta terça feira, 8/8, as 16h, encerra o prazo de inscrição para os primeiros concursos de professores do Campus Zona Leste.

Desejamos boa sorte a todas e todos e informar que não serão tolerados atrasos em relação ao horário limite de inscrição, momento em que os portões do Campus serão fechados para acesso. Os editais 261/17 (Orçamento Público, Tributação e Finanças Municipais) e 265/17 (Redes de Equipamentos e Projeto de Edifícios Públicos) tiveram seu prazo de inscrição prorrogado por mais 30 dias em função da baixa procura até o momento.

CAMPUS ABRE SEUS PRIMEIROS CONCURSOS PARA PROFESSORES

Cartaz Divulgação Concurso

Link para os editais: http://concurso.unifesp.br. Acessar em “Consulta andamento do Concurso” e a seguir “Campus Zona Leste"

Link para o Cartaz 


O inovador Instituto das Cidades da Unifesp, em implantação no Campus Zona Leste em Itaquera/Carmo, abre inscrições para os primeiros 11 concursos de docentes a partir de 10/07, em vagas interdisciplinares definidas por temas específicos relacionados às diversas dimensões das políticas urbanas .

Leia mais...

Campus Zona Leste forma as primeiras turmas dos cursos de verão

 Cerimonia_Encerramento_2.JPG

 Cerimonia de Encerramento

Por Antonio Saturnino

No dia 11 de fevereiro, aconteceu no Campus Zona Leste da Unifesp o encerramento dos cursos de verão do Projeto Institucional Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste, uma parceria entre a universidade, a comunidade e o Ministério da Cultura.

Leia mais...

MOVIMENTOS CONVOCAM ATO DIA 13/12 EM DEFESA DO CAMPUS

Movimentos da Zona Leste que lutam há décadas pela implantação de universidades públicas na região mais populosa da capital convocam ato para dia 13/12, às 9h, no terreno do Campus. O ato é em defesa da implantação do Campus, tal como planejado e pactuado com o MEC. As vagas e orçamento não foram liberados como previsto. Veja o texto do CONVITE de chamada para o ato [Link].

Projeto Politico Pedagógico do IC é apresentado em seminario sobre o PPI da Unifesp

No vídeo  acima , o Prof. Pedro Fiori Arantes, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento , apresentou o Projeto Político-Pedagógico do Instituto das Cidades no ultimo dia 06 de outurbro , durante Seminário sobre o Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp.

Os slides utilizados na aplestra pode ser conferido aqui

Unifesp e Prefeitura de São Paulo entregam prédio de Extensão do Campus Zona Leste

Local abrigará atividades de extensão e cultura

 

Por José Luiz Guerra

Primeira foto: Edifício inaugurado no dia 1 de julho de 2016. Trata-se de prédio amarelo, de dois andares, com pessoas na frente.

Leia mais...

MEC anuncia liberação de 77 vagas para o Campus Zona Leste, mas não publica decreto

Vagas eram parte de pactuação, assinada em 2014, que previa a contratação 159 docentes e 185 TAEs*

Leia mais...

Ministro Mercadante se reúne com reitora da Unifesp e lideranças da Zona Leste

foto portal

Inauguração do prédio para as atividades de extensão deverá ocorrer no início deste semestre

Na última sexta feira (22/01), ocorreu um encontro na Zona Leste de São Paulo com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, da reitora Soraya Smaili, de vereadores e deputados, além de membros da comunidade da região, sob a liderança do Padre Ticão. Na ocasião, o ministro se comprometeu a atuar para liberar os recursos para a Unifesp e dar condições para abrigar as atividades de extensão do Campus Zona Leste.

Leia mais...

Debate sobre curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ocorre dia 30/11

Último debate da sequencia de avaliação dos projetos político pedagógicos dos cursos iniciais do Instituto das Cidades ocorre nesta próxima segunda-feira, dia 30/11, no período da manhã. Confira a programação e o documento.[link]

PROJETO PEDAGÓGICO

Projetos Pedagógicos dos 6 primeiros cursos são aprovados no Conselho de Graduação.

Confira os projetos pedagógicos recém aprovados no CG, por unanimidade e muitos comentários favoráveis. Ainda não há prazo para abertura dos cursos, pois o governo federal não repassou as vagas de professores e técnicos pactuadas em 2014. Seguem as negociações, atualmente, com o Ministério do Planejamento, uma vez que o Ministério da Educação já deu aval favorável. Clique nas Imagens.

 Capa_PPP.png

Capa Adm Publica.png  Capa Arq.png

Capa_EngAMB.png  Capa Eng Civil.jpg

Capa_Geo_Bachl.jpg  Capa_Geo_Lic.jpg

1ª versão do Projeto Político Pedagógico do Instituto (2014)

 

1ª versão do Projeto Político Pedagógico do Instituto das Cidades e implantação do Campus da Zona Leste.

Leia mais...

Notícias do Polo de Extensão e Cultura

Processo Seletivo - Monitores "Núcleo de Formação Cultural Zona Leste"

A Universidade Federal de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), torna público o a abertura das inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para monitor de curso de extensão do projeto “Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste”.

Para maiores informações clique aqui.

EDITAL PROEC/PROPLAN n.° 500 - Candidatos Aprovados - 2ª Fase

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), torna pública a lista dos candidatos APROVADOS, no processo seletivo Interno, destinado a selecionar servidores do cargo Técnico-Administrativo para colaborar, parcial e temporariamente, em projetos de extensão e atividades no Polo de Extensão e Cultura da Unifesp.

Para acessar o resultado clique aqui.

EDITAL PROEC/PROPLAN n.° 500 - candidatos aprovados e convocação para entrevistas

Divulgação das entrevistas - Divulgação dos candidatos aprovados na primeira fase e convocação para entrevistas - Edital n.º 500/2016

Servidores Técnico-Administrativos para colaborar em Projetos no Polo de Extensão e Cultura (Zona Leste - em implantação)

Para acessar a divulgação clique aqui.

Cursos de extensão na área de Meio Ambiente - inscrições abertas até 20 de setembro

Zona Leste: cursos de extensão na área de Meio Ambiente - inscrições abertas até 20 de setembro

APA Parque do Carmo e suas relações com a Comunidade
e Campo-Cidade: espaço urbano e a produção de alimentos na zona leste

APA Parque Web

 

Campo Cidade Web

INSCRIÇÕES PRESENCIAIS ABERTAS NO POLO DE EXTENSÃO E CULTURA - CURSOS DE EXTENSÃO

Até o dia 06 de setembro, estão abertas no Polo de Extensão e Cultura (Campus Zona Leste - em implantação) as inscrições para os cursos livres e gratuitos do projeto Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste.
As inscrições podem ser realizadas das 10h às 16h.
Confira os dados dos cursos e oficinas do projeto aqui:

  Cursos Extensão 2016

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse