NOTÍCIAS

Instituto das Cidades é tema de mesa no principal encontro global de estudos urbanos

imagem 5.jpg

A história e luta pela implementação do Campus Zona Leste foi apresentada no RC 21 em Leeds, na Inglaterra, como parte da Conferência “Urban Global Justice”, da Associação Internacional de Sociologia, realizada entre 11 e 13 de setembro.

Leia mais...

Atenção alunos da UNIFESP: Processo Seletivo para Bolsista no campus Zona Leste

Processo Seletivo

Bolsista de Extensão e Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) no campus Zona Leste:
inscrições até 10/09/2017;
EDITAL PROEC Nº 352 DE 29 de AGOSTO de 2017;
Clique aqui para maiores informações.

Sócrates Brasileiro , um sonhador : O Médico e o Doutor de Consciências

imagem.jpg

Confia a programação abaixo: 

Leia mais...

Campus aberto aos movimentos populares

imagem 1.jpg

Nas últimas semanas dois movimentos de luta por moradia, o MTST e a UMM-Leste 1 fizeram no Campus Zona Leste atividades de projeto participativo de arquitetura e urbanismo envolvendo as famílias que participam dos empreendimentos Copa do Povo e São Rafael.

Leia mais...

FAU USP realiza exercício de projeto no Campus

Alunos_FAU_USP Visita- Foto 3.jpeg

Estudantes de arquitetura e urbanismo trabalharão no segundo semestre de 2017 com uma hipótese de projeto para implantação do Campus Zona Leste com orçamento público zero. O que é possível realizar sem contar com os repasses de recurso do governo federal? Como fazer a construção progressiva a partir de um canteiro-escola experimental, material reciclado, doações e trabalho solidário?

Leia mais...

Movimento social faz reunião para ampliar pressão sobre governo federal

Cursinho Popular.jpg

Leia mais...

Curso Direito à Cidade iniciou suas atividades.

Curso Conflitos Imagem 1.jpg

O curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade iniciou neste último sábado, dia 5 de agosto, na Sala Zorilda Maria dos Santos, em nosso Campus. Veja a notícia e imagens da atividade

Leia mais...

Unifesp é a melhor universidade federal brasileira

Instituição é a terceira do país e sétima mais bem-conceituada da América Latina

Alunos na Biblioteca

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a melhor universidade federal brasileira e a sétima melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking 2017 da publicação britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira (20/7).

Leia mais...

Unifesp e Prefeitura de São Paulo reforçam parceria

 

Soraya Smaili e Nelson Sass durante reunião

Soraya Smaili e Nelson Sass durante reunião com o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas

A Reitoria da Unifesp reuniu-se, na segunda-feira (17/7), com o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e com os secretários municipais de Saúde, Educação e Direitos Humanos e Cidadania para reforçar a parceria entre as duas instituições e solicitar apoio da Prefeitura de São Paulo para ações da universidade no município.

Leia mais...

Conselho Universitário aprova concursos

Em sessão de 14 de junho de 2017 o Conselho Universitário da Unifesp aprovou por 41 votos a favor e 4 votos contrários a abertura de concursos e processos seletivos para os primeiros 15 docentes do Campus Zona Leste. Veja a apresentação realizada pela reitoria na ocasião [link]

INFORMES

Informações sobre calendários dos concursos

A Comissão de Bancas informa o calendário de bancas dos concursos de docentes para o Campus Zona Leste, algumas delas já confirmadas, outras em planejamento ou previsão, conforme [link]

Concursos atraem mais de 200 candidatos

Os concursos para as primeiras vagas docentes do Instituto das Cidades atraíram mais de 200 candidatos, doutores especialistas nos temas definidos nos editais. Agradecemos à enorme e qualificada procura. As listas de inscritos estão sendo divulgadas no site do concurso. Algumas ainda não foram disponibilizadas devido a recursos de candidatos com problemas na inscrição – o que está sendo analisados com a maior brevidade possível. Uma comissão da Unifesp já está trabalhando na definição dos membros das bancas e calendário de provas. Em breve serão divulgados para os primeiros concursos, que iniciarão a partir de 18 de setembro, de forma não concomitante.

Parceria com o Cursinho Popular Baobá

Baoba.JPG

No próximo dia 19 de agosto, o Cursinho Popular Baobá, preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior e técnico, iniciará suas atividades nesse segundo semestre no Campus Zona Leste da Unifesp - Instituto das Cidades.

Leia mais...

Campus Zona Leste Unifesp está com vagas abertas para cursinho popular

Período de inscrições até o dia 18/8

O Polo de Extensão e Cultura – Campus Zona Leste da Unifesp está com vagas abertas para o cursinho popular Baobá. Destinado principalmente aos estudantes da rede estadual, o cursinho oferece a oportunidade também para qualquer pessoa interessada em ingressar no ensino superior.

As atividades abordadas, além de preparar os candidatos para o Enem, pretendem mostrar que os conteúdos de caráter abstrato e complexo tratados em sala de aula possuem sentido e mediação com o cotidiano.

As aulas acontecerão todos os sábados, das 9h às 15h30, no próprio Polo de Extensão e Cultura – Campus Zona Leste (Av. Jacu-Pêssego, 2630 – Itaquera/São Paulo - SP). O período do curso será entre os dias 19/8 e 21/10.

As inscrições devem ser feitas pela Internet (clique aqui) até a sexta-feira, 18/8. As vagas são limitas. Para mais informações, entrar em contato pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 5576-4848 (VOIP 8647).

Instituto das Cidades apresentado no XVII ENANPUR

enanpur

O projeto pedagógico do Instituto das Cidades e a luta dos movimentos sociais para conquista do Campus Zona Leste foram apresentados em junho no principal encontro de Planejamento Urbano e Regional do Brasil, o ENANPUR. O IC despertou enorme interesse e está sendo reconhecido com uma das iniciativas mais importantes das universidades brasileiras para atuar na definição de uma nova agenda para as políticas urbanas e metodologias inovadoras de ensino, pesquisa e extensão. Confira o artigo apresentado [link] e os slides [link]

Publicada Lista de participantes do curso de Extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade identificados por segmento

Publicamos abaixo a lista dos participantes do curso de Extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade identificados por segmento.

O curso terá o primeiro encontro no dia 5 de agosto, 14h, Campus Zona Leste UNIFESP, Av. Jacu-Pêssego, nº 2630, edifício do Polo de Cultura e Extensão.

A presença neste dia é condição indispensável para confirmação da inscrição no curso.

Leia mais...

Nota Curso de Extensão Conflitos Urbanos e Direito a Cidade - Campus Zona Leste UNIFESP

Agradecemos muito o interesse manifestado pelas inscrições no Curso de Extensão Conflitos Urbanos e Direito a Cidade.As vagas se esgotaram mais cedo do que o esperado. Registramos 140 inscritos , ultrapassando as 60 vagas estipuladas .

Por essa razão fomos obrigados a encerrar o processo de inscrição no site da instituição.

A Coordenação do curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito a Cidade fará a análise das inscrições preservando a representatividade por segmentos e em breve comunicará o resultado, identificando os alunos aptos a participar do evento.

Informamos, ainda, que há previsão de reedição do curso de extensão para 2018.

EVENTO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO NÚCLEO DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ZONA LESTE

NOTICIA ZL POLO.jpg

Curso Campo-cidade promoveu encontros e visita de campo

Horta_Comunitária imagem 2.jpg

 

Leia mais...

Projetos Legais já estão entregues na Prefeitura

Maquete com as  Edificações projetadas para o futuro Instituto das Cidades

O Projeto Executivo dos prédios segue em andamento acelerado, com modelagem em BIM 4D.Projetos legais e de licenciamento já foram protocolados na Prefeitura.

A maquete do conjunto será apresentada no edifício de Extensão do Campus.

A Unifesp segue realizando as ações para implementação do Campus, conforme seu planejamento institucional e pactuação com o MEC.

DESTAQUES

Divulgada todas as listas de inscritos para os concursos docentes

Após encerradas análises de recursos de candidatos nas inscrições, foram divulgadas todas as listas de inscritos nos 9 concursos para o Campus Zona Leste. Confira na página dos concursos em andamento (www.concurso.unifesp.br).

Nos próximos dias serão apresentadas as bancas e calendárioos dos primeiros concursos, que iniciarão a partir de 19 de setembro.

Encerramento das inscrições dos concursos e prorrogação de prazo de dois editais.

Nesta terça feira, 8/8, as 16h, encerra o prazo de inscrição para os primeiros concursos de professores do Campus Zona Leste.

Desejamos boa sorte a todas e todos e informar que não serão tolerados atrasos em relação ao horário limite de inscrição, momento em que os portões do Campus serão fechados para acesso. Os editais 261/17 (Orçamento Público, Tributação e Finanças Municipais) e 265/17 (Redes de Equipamentos e Projeto de Edifícios Públicos) tiveram seu prazo de inscrição prorrogado por mais 30 dias em função da baixa procura até o momento.

CAMPUS ABRE SEUS PRIMEIROS CONCURSOS PARA PROFESSORES

Cartaz Divulgação Concurso

Link para os editais: http://concurso.unifesp.br. Acessar em “Consulta andamento do Concurso” e a seguir “Campus Zona Leste"

Link para o Cartaz 


O inovador Instituto das Cidades da Unifesp, em implantação no Campus Zona Leste em Itaquera/Carmo, abre inscrições para os primeiros 11 concursos de docentes a partir de 10/07, em vagas interdisciplinares definidas por temas específicos relacionados às diversas dimensões das políticas urbanas .

Leia mais...

Campus Zona Leste forma as primeiras turmas dos cursos de verão

 Cerimonia_Encerramento_2.JPG

 Cerimonia de Encerramento

Por Antonio Saturnino

No dia 11 de fevereiro, aconteceu no Campus Zona Leste da Unifesp o encerramento dos cursos de verão do Projeto Institucional Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste, uma parceria entre a universidade, a comunidade e o Ministério da Cultura.

Leia mais...

MOVIMENTOS CONVOCAM ATO DIA 13/12 EM DEFESA DO CAMPUS

Movimentos da Zona Leste que lutam há décadas pela implantação de universidades públicas na região mais populosa da capital convocam ato para dia 13/12, às 9h, no terreno do Campus. O ato é em defesa da implantação do Campus, tal como planejado e pactuado com o MEC. As vagas e orçamento não foram liberados como previsto. Veja o texto do CONVITE de chamada para o ato [Link].

Projeto Politico Pedagógico do IC é apresentado em seminario sobre o PPI da Unifesp

No vídeo  acima , o Prof. Pedro Fiori Arantes, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento , apresentou o Projeto Político-Pedagógico do Instituto das Cidades no ultimo dia 06 de outurbro , durante Seminário sobre o Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp.

Os slides utilizados na aplestra pode ser conferido aqui

Unifesp e Prefeitura de São Paulo entregam prédio de Extensão do Campus Zona Leste

Local abrigará atividades de extensão e cultura

 

Por José Luiz Guerra

Primeira foto: Edifício inaugurado no dia 1 de julho de 2016. Trata-se de prédio amarelo, de dois andares, com pessoas na frente.

Leia mais...

MEC anuncia liberação de 77 vagas para o Campus Zona Leste, mas não publica decreto

Vagas eram parte de pactuação, assinada em 2014, que previa a contratação 159 docentes e 185 TAEs*

Leia mais...

Ministro Mercadante se reúne com reitora da Unifesp e lideranças da Zona Leste

foto portal

Inauguração do prédio para as atividades de extensão deverá ocorrer no início deste semestre

Na última sexta feira (22/01), ocorreu um encontro na Zona Leste de São Paulo com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, da reitora Soraya Smaili, de vereadores e deputados, além de membros da comunidade da região, sob a liderança do Padre Ticão. Na ocasião, o ministro se comprometeu a atuar para liberar os recursos para a Unifesp e dar condições para abrigar as atividades de extensão do Campus Zona Leste.

Leia mais...

Debate sobre curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ocorre dia 30/11

Último debate da sequencia de avaliação dos projetos político pedagógicos dos cursos iniciais do Instituto das Cidades ocorre nesta próxima segunda-feira, dia 30/11, no período da manhã. Confira a programação e o documento.[link]

PROJETO PEDAGÓGICO

Projetos Pedagógicos dos 6 primeiros cursos são aprovados no Conselho de Graduação.

Confira os projetos pedagógicos recém aprovados no CG, por unanimidade e muitos comentários favoráveis. Ainda não há prazo para abertura dos cursos, pois o governo federal não repassou as vagas de professores e técnicos pactuadas em 2014. Seguem as negociações, atualmente, com o Ministério do Planejamento, uma vez que o Ministério da Educação já deu aval favorável. Clique nas Imagens.

 Capa_PPP.png

Capa Adm Publica.png  Capa Arq.png

Capa_EngAMB.png  Capa Eng Civil.jpg

Capa_Geo_Bachl.jpg  Capa_Geo_Lic.jpg

1ª versão do Projeto Político Pedagógico do Instituto (2014)

 

1ª versão do Projeto Político Pedagógico do Instituto das Cidades e implantação do Campus da Zona Leste.

Leia mais...

Notícias do Polo de Extensão e Cultura

Processo Seletivo - Monitores "Núcleo de Formação Cultural Zona Leste"

A Universidade Federal de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), torna público o a abertura das inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para monitor de curso de extensão do projeto “Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste”.

Para maiores informações clique aqui.

EDITAL PROEC/PROPLAN n.° 500 - Candidatos Aprovados - 2ª Fase

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), torna pública a lista dos candidatos APROVADOS, no processo seletivo Interno, destinado a selecionar servidores do cargo Técnico-Administrativo para colaborar, parcial e temporariamente, em projetos de extensão e atividades no Polo de Extensão e Cultura da Unifesp.

Para acessar o resultado clique aqui.

EDITAL PROEC/PROPLAN n.° 500 - candidatos aprovados e convocação para entrevistas

Divulgação das entrevistas - Divulgação dos candidatos aprovados na primeira fase e convocação para entrevistas - Edital n.º 500/2016

Servidores Técnico-Administrativos para colaborar em Projetos no Polo de Extensão e Cultura (Zona Leste - em implantação)

Para acessar a divulgação clique aqui.

Cursos de extensão na área de Meio Ambiente - inscrições abertas até 20 de setembro

Zona Leste: cursos de extensão na área de Meio Ambiente - inscrições abertas até 20 de setembro

APA Parque do Carmo e suas relações com a Comunidade
e Campo-Cidade: espaço urbano e a produção de alimentos na zona leste

APA Parque Web

 

Campo Cidade Web

INSCRIÇÕES PRESENCIAIS ABERTAS NO POLO DE EXTENSÃO E CULTURA - CURSOS DE EXTENSÃO

Até o dia 06 de setembro, estão abertas no Polo de Extensão e Cultura (Campus Zona Leste - em implantação) as inscrições para os cursos livres e gratuitos do projeto Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste.
As inscrições podem ser realizadas das 10h às 16h.
Confira os dados dos cursos e oficinas do projeto aqui:

  Cursos Extensão 2016

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse