Quinta, 11 Mai 2023 10:15

Cursinho Popular Comunitário inicia atividades no ICT/Unifesp

Aula Inaugural do Cursinho Popular Comunitário no ICT/Unifesp (foto: arquivo pessoal)

No sábado, dia 06/05, foi realizada a Aula Inaugural do Cursinho Popular Comunitário no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos. Ao todo, 35 alunos(as) de escolas públicas da cidade participaram. O cursinho é uma ação da comunidade de São José dos Campos para apoiar estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que almejam estudar em universidades públicas.

A motivação para a criação do cursinho partiu da comunidade, que procurou a universidade em busca de colaboração. “A comunidade joseense pediu a ajuda da universidade para que a proposta saísse do papel. Nós demos apoio cedendo espaço, fazendo os registros, verificando o objetivo acadêmico e formativo, dando suporte. Trata-se de uma parceria entre a universidade e a comunidade”, explica a professora do ICT/Unifesp Luciane Capelo, que coordena o projeto juntamente com Vitor Beck dos Santos e Paulo André Cançado.

As aulas são ministradas aos sábados, das 9h às 12h30, na sala 103 da Unidade Talim. Os(As) professores(as) voluntários(as) são de escolas privadas e cursinhos pré-vestibulares de São José dos Campos. Os(As) estudantes selecionados(as) foram indicados(as) por professores(as) de três escolas públicas da cidade que participaram do projeto de extensão Caravana da Ciência em 2021 e 2022. O objetivo do cursinho é fazer com que mais pessoas ingressem na universidade pública. “Nossa intenção é ampliar e democratizar o acesso à educação pública de qualidade, além de contribuir para o desenvolvimento da região, formando bons profissionais”, destaca Luciane.

Há vagas abertas para professor(a) de química e monitores(as) voluntários(as). Estudantes da Unifesp e de outras universidades interessados(as) nessas vagas podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. indicando, como assunto, “Professor(a) de química” ou “Monitoria Cursinho Popular Comunitário”.

Lido 1158 vezes Última modificação em Quarta, 24 Mai 2023 08:38