Eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Divulgamos os eventos a serem realizados pela Unifesp em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro de 2018):

 

 

Reitoria: Educação e relações étnico-raciais são temas de debate promovido pela Unifesp

O evento tem como objetivo trazer um debate conceitual em torno da temática da educação para as relações étnico-raciais no ensino superior e a situação atual das universidades brasileiras, além de fortalecer mecanismos institucionais para lidar com situações de racismo na universidade.

Durante a ocasião, será apresentada a proposta de criação da Comissão de Relações Étnico-Raciais da Unifesp.

 

Serviço:

Educação para as relações étnico-raciais no ensino superior: desafios e estratégias

Data: 21/11, das 14h às 18h

Local: Anfiteatro da Reitoria da Unifesp
Local: Rua Sena Madureira, 1500 – Vila Clementino – São Paulo, SP

Inscrição

 

Confira a programação completa clicando aqui.

 

 

Campus Guarulhos: II Seminário NNUG - Negras, Negros e Negres

A proposta do Núcleo Negro Unifesp Guarulhos (NNUG), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), para a Semana do Novembro Negro de 2018, baseia-se em pautar a discussão racial, intrínseca às reivindicações por políticas de permanência estudantil, num viés que compreenda melhor as especificidades de pais e mães, cis ou trans, LGBTQI+ ou não, no que diz respeito ao acesso pleno à universidade, de forma humanizada.

 

Serviço:

II Seminário NNUG - Negras, Negros e Negres

Data: até 29 de novembro de 2018

Local: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp)Campus Guarulhos
Local: Estrada do Caminho Velho, 333Jardim Nova CidadeGuarulhos, SP

Inscrição

 

Confira a programação completa clicando aqui.

 

 

 

 

01.11.2018 - XXVII Seminário Clínico do Serviço-Escola de Psicologia - UNIFESP/Baixada Santista: "PROCESSO GRUPAL: UMA PERSPECTIVA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL"

Data: 01 de novembro de 2018, das 10h às 13h.

Local: Serviço-Escola de Psicologia - UNIFESP/Baixada Santista. Avenida Epitácio Pessoa, nº 741, Ponta da Praia, Santos/SP.

Apresentação:
Estagiárias - Livia Rebechi Duarte e Thayara P. Herrera Lima
Psicóloga: Conceição Reis de Sousa
Debatedor: Prof. Dr. Marcos A. T. Cipullo
Discussão - Membros do Conselho Gestor do SEP presentes e participantes do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10.11.2018 - IV Jornada de Psicanálise da Unifesp / BS

Organizado por professores e estudantes vinculados ao laboratório de psicanálise do Campus Baixada Santista, o evento contará com três mesas temáticas, participação de dois convidados e um coordenador/debatedor em cada, e temas pensados a partir de demandas e discussões realizadas no âmbito das atividades do Laboratório de Psicanálise do campus. Inscreva-se: https://bit.ly/2OfiObG

Cartaz.jpg

 

 

22 a 27.10.2018 - III Semana do Servidor Público - inscreva-se !!!

Estão abertas as inscrições para participação da III Semana do Servidor Público – Unifesp Tecnologia e Comunicação Conectando Nossas Ideias.

Participe da programação local que acontecerá no campus de 22 a 27/10/2018.

Prestigie os trabalhos acadêmicos e os talentos artísticos de nossos colegas, vamos juntos tornar este evento um marco que valorize os servidores da Unifesp!

Faça sua inscrição, acesse: https://phpu.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=15243

Veja a programação em: http://www.unifesp.br/reitoria/propessoas/programacao-servidor

 

LOGO_III_2_ret.jpg

 

Servidor, acesse a programação em http://www.unifesp.br/reito

18.10.2018 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Workshop “Matriz Energética Brasileira”

O Brasil, assim como diversos países no mundo, encontra-se num momento de transição energética impulsionada não só por fatores socioeconômicos como também por questões ambientais de cunho regional e global. A disponibilidade de recursos energéticos é fator primordial para promover o crescimento econômico do país e elevar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. No entanto, a ampliação da oferta de energia realizada sem planejamento baseado em conhecimento e desenvolvimento técnico-científico pode acarretar impactos ambientais que afetem a sustentabilidade dos benefícios que o acesso à energia traz no seu bojo. 


As questões ambientais relacionadas à matriz energética brasileira abrangem aspectos relacionados à aproveitamento de recursos hídricos da Amazônia, aumento da emissão de gases de efeito estufa em razão do uso de termoelétricas alimentadas por combustíveis fósseis, impacto da variabilidade climática nos recursos hídricos, intermitência de fontes alternativas como a energia solar e eólica, expansão de áreas agrícolas para produção de biomassa. Todas essas questões estão relacionadas com a oferta e atendimento de energia elétrica e com o transporte de cargas.

Neste contexto, planejar a expansão do sistema energético torna-se uma tarefa árdua, face às incertezas políticas, econômicas e mudanças tecnológicas em curso. Este evento visa oferecer um espaço para discussão dos cenários apresentados nos documentos de planejamento do setor energético brasileiro e das alternativas e perspectivas futuras para alavancar o uso de fontes alternativas com base em três pilares de sustentação: garantir a segurança energética do país, assegurar a sustentabilidade socioambiental do setor, e ampliar o suporte técnico-científico para o desenvolvimento tecnológico com base na capacitação de recursos humanos e apoio à pesquisa e desenvolvimento em território nacional.

O evento será composto por duas mesas redondas reunindo pesquisadores e representantes das organizações governamentais e não-governamentais com atividades diretamente relacionadas às temáticas apresentadas.

Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.
Dr. Artur Porchat de Assis, 47 - Boqueirão - Santos / SP.
Data: 18/10/2018 Horário: 9:00 às 17:00

Comitê Organizador:
Prof. Dr. Fernando Ramos Martins (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Prof. Dr. Cledson Akio Sakurai (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Profa. Dra. Liliane Janikian (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Prof. Dr. Emiliano Castro (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)

Institutição Organizadora
Universidade Federal de São Paulo

Instituições Parceiras
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos

Workshop_MatrizEnergiaBras-1.jpg