Observatório da Dinâmica Costeira

Observatório da Dinâmica CosteiraO Observatório da Dinâmica Costeira da UNIFESP, na Baixada Santista, se dedica a estudos e ações que promovam debates sobre o uso do território do litoral, na perspectiva de promover fóruns centrados em temas contemporâneos que alteram a rotina da população e comunidades locais.

Estão concentrados esforços em gerar um banco de dados do que há de estudos na ilha Diana e na Ponta da Praia em Santos (SP), na praia do Góes em Guarujá (SP), na praia do Tombo, também em Guarujá (SP), e na foz do rio Itaguaré, em Bertioga (SP).

Sua equipe está focada em produzir um catálogo público associado a metadados com carga de informações sobre questões envolvendo geomorfologia costeira, geografia física e aspectos sociais.

Há um website <https://obs-dc.unifesp.br/> com informações públicas sendo incrementado, tornando público produções do Observatório, potencializando as comunidades locais sobre documentos cartográficos digitais (mapas, cartas e plantas) e textos de interesse público, como contribuições efetivas para ações das lideranças locais e com desdobramentos em políticas públicas e garantia de direitos humanos.