Programa Aprenda a Correr. Participe!

O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está recrutando voluntários para fazerem parte de uma assessoria de corrida de rua.

Os corredores realizarão durante oito semanas, um programa de treinamento específico para a corrida, além disso, serão fornecidas planilhas semanais para os seus treinos.

O programa tem o objetivo de acompanhar corredores de rua, com o intuito de avaliar a diminuição da prevalência de lesões.

Para participar, é necessário ter entre 18 e 50 anos de idade, correr ao menos 20km por semana e não ter histórico de lesões nos membros inferiores nos últimos seis meses.

Inscrições e informações: (13) 99181-6030 (via WhatsApp®).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa on-line mapeia temperamento de cães brasileiros. Participe!

Iniciativa de universidades brasileiras e colaboradores internacionais pretende aprimorar ciência do comportamento canino

 

O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (CPBEC), sediado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, está desenvolvendo uma pesquisa a respeito do temperamento dos cães.

Encabeçada pelas universidades brasileiras – USP, Unifesp, PUC-MG e Unip – com coordenação da professora Carine Savalli e apoiada por colaboradores exteriores – professor James Serpell, dos Estados Unidos, e Daniel Mills, do Reino Unido – a pesquisa tem como objetivo a colaboração para a ciência do comportamento canino através da observação de aspectos como comportamentos agressivos, ansiedade, medo, obediência, excitabilidade e avaliação do comportamento dos animais diante de situações agradáveis ou não.

O questionário pode ser respondido on-line e demanda aproximadamente 20 minutos para ser completado. Para respondê-lo, é necessária a realização de um cadastro com alguns dados pessoais e a assinatura de um termo de compromisso. As questões abordam características do animal, tratamento diário e ambiente de convívio.

O CPBEC desenvolve pesquisas sobre o bem-estar em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Natura.


Para responder a pesquisa, acesse: https://cpbec.org.br/survey/1039

 

 

Cartaz_-_Questionário_sobre_comportamento_Cão_-_P2B_-_10NOV2017.jpg

 

Crédito do texto: https://jornal.usp.br/universidade/pesquisa-on-line-mapeia-temperamento-de-caes-brasileiros/

 

 

 

Projeto de extensão Sentinelas das Praias desenvolve ações no litoral sul de São Paulo

Atividades de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico ocorrem desde 2015

SentinelasPraias.jpg
Equipe do projeto Sentinelas das Praias na praia do Góes, no Guarujá/SP (Crédito da foto: Divulgação)

 

Desde 2015, docentes e estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar e de Serviço Social, do Campus Baixada Santista da Unifesp, têm se dedicado ao projeto de extensão Sentinelas das Praias. A iniciativa funciona como suporte às atividades de ensino de Ciências da Terra, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Marinha associada a praias arenosas dos municípios de Santos, São Vicente e Guarujá, no litoral sul de São Paulo.

No ano passado, por meio de atividades realizadas na praia do Góes, no Guarujá, foram examinados pela equipe da universidade aspectos do meio físico, como a erosão marinha. Além disso, foram feitas entrevistas com a população local com o propósito de resgate da memória social.

“A ação é uma tentativa de se conhecer que relações existem entre o cotidiano dessas pessoas e os projetos em disputa que transformam a paisagem da região e também a rotina delas. O propósito é sistematizar narrativas que deem a dimensão real da realidade evidenciando as identidades com o lugar”, explica o professor Gilberto Pessanha Ribeiro, coordenador do projeto.

Um dos focos é a implicação das transformações do cenário local e sua relação com o entendimento da população sobre as explicações dos fenômenos físicos, como poluição do mar, erosão e progradação marinhas – ampliação ou diminuição das praias –, contaminação do solo e da água, entre outros.

Na análise feita a partir de conversas com uma líder comunitária, jovens e um professor, dentre residentes ou não, segundo o docente, o que marcou foi a vinculação desses indivíduos com o município vizinho de Santos (SP), por uma questão geográfica e pela imposição de facilidades de mobilidade urbana pelo mar.

“O projeto tem dado oportunidades para os estudantes da Unifesp se envolverem de fato com ações extensionistas de produção e disseminação de informações, com produção de conhecimento e ampliação do potencial de análises geográficas que possuem interface com questões sociais”, analisa o coordenador.

 

 

Comunicado da Reitoria: transparência e prestação de contas

A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo, de acordo com o estabelecido em seu programa de gestão (2013-2017), reafirma o seu compromisso com o diálogo, com a transparência e com a prestação de contas a toda a comunidade acadêmica e à sociedade.

Ressaltamos que o modelo de governança estabelecido pela atual gestão desde o seu primeiro mandato se baseia nos princípios da democracia participativa, com órgãos colegiados nas mais diversas instâncias, somando mais de 2.500 assentos (ocupados por estudantes, docentes e TAEs) nos conselhos, congregações e câmaras, entre outros, que funcionam como órgãos deliberativos.

Convidamos todos a acessar as informações disponíveis na seção Transparência do portal da Unifesp e em outras páginas conforme detalhamento abaixo:

Transparência Unifesp

Unifesp em números – números e indicadores da Unifesp

Processos de Contas Anuais

Orçamento – Relatórios relativos ao orçamento e execução orçamentária da Unifesp

Compras - Consulta às licitações em planejamento, em andamento e encerradas

Contratos – Informações relacionadas aos contratos da universidade 

Convênios – Consulta os convênios realizados pela Unifesp

Informações relacionadas a recursos humanos

Informações sobre prioridade de pagamentos

Informações sobre Gestão de riscos

Informações sobre permanência estudantil

Relatório de Avaliação dos Resultados da Gestão sobre Permanência Estudantil – CGU 

Ofícios Unifesp - PNAES

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse