O Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) é uma instituição multidisciplinar que desenvolve pesquisa e formação em direitos humanos, buscando evidências da violência institucional e fazendo análises com a parceria dos movimentos ou sujeitos em situação de luta social.
O Observatório de Violência Racial (OVIR) é uma iniciativa do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense CAAF/UNIFESP que, dedicado a pesquisas sobre violações de direitos humanos, entendeu ser urgente a sua criação. O OVIR se propõe a levantar, monitorar e analisar informações sobre o complexo e multifacetado fenômeno da violência racial, sobretudo aquela praticada pelo Estado. Para dar início às suas atividades, o OVIR vem convidá-los(as) a ler seu boletim de número 0 e a participar de seu evento de lançamento que se realizará presencialmente com transmissão on-line no canal da Unifesp no Youtube.
Debate
Violência racial e genocídio negro: pesquisa e ação
Abertura
Apresentação artística das musicistas Mana Black e Gabi Antero.
Debate
Carlos Lírio - Prof. Dr. Representantes do NEAB/Unifesp
Débora Maria - Representante do Movimento Mães de Maio
Agnes Castro - Representante das Promotoras Legais Populares
Luciana Alves - Pró-Reitora de Assuntos Estudantis/ doutoranda FE-USP
Jaime Alves - Prof. Dr. Universidade da Califórnia
Paulo César Ramos - Pesquisador Dr. Afro Cebrap
Local: Auditório da UNIFESP/Guarulhos. Estrada do Caminho Velho, 333, Guarulhos. SP. CEP 07252-312. .
Data: 23 de junho, quinta-feira
Horário: Das 18h30 às 21h
A Universidade Federal de São Paulo, através do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense, torna pública a abertura de seleção de pesquisadoras/es para projetos de pesquisa sobre temas transversais às investigações sobre a responsabilidade de empresas por eventuais violações a direitos humanos ocorridas no período da ditadura civil-militar. As inscrições devem ser encaminhadas via formulário específico e email, conforme edital, até o dia 30 de junho de 2022.
Acesse o edital aqui.
O Centro de Antropologia e Arqueologia Forense torna públicos os resultados da seleção de bolsistas para atuarem em projetos de extensão.
Classificação Projeto "Apoio à produção do Podcast 1049".
Classificação Projeto "Apoio Técnico-científico à atuação da Defensoria Pública no caso da Ação Policial de 1/12/2019 no Baile da DZ7, Paraisópolis".