O Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) é uma instituição multidisciplinar que desenvolve pesquisa e formação em direitos humanos, buscando evidências da violência institucional e fazendo análises com a parceria dos movimentos ou sujeitos em situação de luta social.
O CAAF/Unifesp lançou edital com oito vagas de consultoria para colaboração com alguns de seus projetos referentes a violações de direitos humanos e antropologia forense: resistência de mães e familiares de vítimas à violência de Estado; homicídios de pessoas trans na Grande São Paulo; violência institucional na Grande São Paulo; a questão racial e as graves violações de direitos humanos; educação em direitos humanos e resistências à violência institucional; e comunicação institucional.
Serão contratos de 12 meses de trabalho, para pessoas de diferentes formações e pesquisadoras/es sociais. Os prazos para inscrições têm início em 12/2 e encerram em 22/2.
Agosto de 2015 ficou marcado ficou marcado pelo assassinato de 17 pessoas nas ruas de Osasco e Barueri em uma ação planejada com a participação de milicanos e outros agentes. Desde então, as mães e outros familiares das vítimas, que se organizaram na Associação Mães 13 de Agosto, lutam por memória, verdade, justiça e reparação. A partir do efeito devastador provocado pelos assassinatos brutais, esse movimento se dedica a combater a violência policial contra a população negra e, nesse contexto, conseguir respostas para a Chacina de Osasco.
Em apoio às Mães 13 de Agosto e à sua luta por memória, verdade, justiça e reparação, será realizado um ato no dia 20 de fevereiro de 2021 a partir das 14h em frente à Estação Osasco da CPTM e outro no dia 22 de fevereiro de 2021 a partir das 9h30 em frente ao Fórum de Osasco.
Conheça a história completa da Chacina de Osasco
Observatório da Proteção dos Direitos Humanos desenvolvido pelo CAAF|Unfiesp tornou público uma série de produtos oriundos dos 2 anos de pesquisa do Observatório, são relatório, bancos de dados, entre outros, que estão disponíveis para a consulta pública.