COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Pró-Reitoria de Graduação
Titular: Profa. Dra. Isabel Marian Hartmann de Quadros (EPM) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Titular: Prof. Dr. Camilo de Lellis Santos (Campus Diadema) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Titular: Prof. Dr. Wallace Chamon Alves de Siqueira (EPM) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Pró-Reitoria de Planejamento

Pró-Reitoria de Administração

Gabinete da Reitoria

Núcleo de Inovação Tecnológica

Secretaria de Ensino à Distância

Campus São Paulo (EPM e EPE)

Campus Baixada Santista
Profa. Dra. Claudia Ridel JuzwiakEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Profa. Dra. Stella Maris NicolauEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Campus Diadema

Campus Guarulhos

Campus Osasco

Campus São José dos Campos

Tradução de documentos que integram os acordos

TRADUÇÕES EM GERAL

Para tradução de documentos em geral, acesse aqui a lista de Tradutores Oficiais da JUCESP (aptos a realizarem traduções juramentadas).

TRADUÇÕES QUE INTEGRAM OS PROCESSOS DE SOLICITAÇÃO DE ACORDO INTERNACIONAL

As traduções exigidas nos processos de solicitação de acordos podem ser redigidas e atestadas por Tradutores Juramentados, os descritos acima, ou também por Servidores Públicos Federais que detenham domínio do idioma. Quando realizadas pelo servidor, é necessário apresentar ao processo um comprovante de que o mesmo é conhecedor da língua que se propôs a traduzir, como um certificado de proficiência, por exemplo. Esta possibilidade se fundamenta no art. 19, inciso II, da Constituição Federal, e parecer n° 9/2012/GT467/DEPCONSU/PGF/AGU, art. 17, 18 e 19.

Mestrado e Doutorado em Cotutela

A fim de propiciar o intercâmbio acadêmico, bem como de estabelecer e fortalecer relações com universidades estrangeiras, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp prevêm a realização de doutorados em regime de cotutela internacional. O objetivo é permitir às teses de doutorado a orientação conjunta de docentes da UNIFESP e de Universidades estrangeiras e a dupla titulação para alunos brasileiros e estrangeiros que optem por esta modalidade. Por ora, trabalhamos somente com a opção de cotutela doutoral, mas em breve estará aberta a possibilidade para os cursos de mestrado. Aguardem novas informações.

Para a solicitação da cotutela doutoral, os professores orientadores do candidato poderão manifestar o interesse à SRI, desde que já tenham acertado o interesse da cotutela com um professor orientador de uma Universidade estrangeira. A instituição estrangeira poderá ser uma das nossas parceiras nos convênios internacionias ou não. O instrumento jurídico que embasa esta modalidade também poderá ser elaborado de duas formas, ou constituir num acordo de cooperação acadêmica com cláusula de cotutela entre as instituições, que prevê a candidatura de estudantes de doutorado à coorientação e dupla titulação; ou, de forma individualizada, a constituição de um acordo de cooperação que trate somente da cotutela doutoral de um aluno em específico. A escolha entre um destes formatos depende do que nós já temos firmado nos acordos de cooperação acadêmica com as Universidades parceiras, e também, do interesse dos orientadores e das instituições em cada caso.

Quanto à documentação necessária para abertura de processo de solicitação de Convênio e de Cotutela Doutoral, clique aqui para baixar o check list e explicações procedimentais.

Para conhecerem os nossos modelos padrão de Acordos Gerais de Cooperação com a previsão de Cotutelas, escolha o idioma:

Modelo de Convenção Português - Francês
Modelo de Convenção Português - Inglês
Modelo de Convenção Português - Espanhol

Por fim, para que um acordo de cooperação seja firmado, o processo de solicitação tramitará pelas seguintes instâncias da universidade:

Secretaria de Relações Internacionais - para o recebimento da documentação e abertura do processo
Coordenadoria de Convênios - para conferência dos documentos
Pró-Reitoria envolvida - para emissão de parecer
Núcleo de Inovação e tecnologia (NIT) - para emissão de parecer sobre a propriedade intelectua
Procuradoria Jurídica - para adequação das cláusulas à legislação brasileira
Gabinete do Reitor - para assinatura pela Mga. Reitora
Instituição estrangeira - para assinatura
Publicação do Convênio

Mais informações sobre as cotutelas, por favor, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse