Doutorado em Cotutela Internacional

A COTUTELA

A fim de incentivar a mobilidade internacional das formações acadêmicas, de fortalecer, de estabelecer novas relações com universidades estrangeiras de referência global, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFESP preveem e apoiam a realização de doutorados sob o regime da cotutela internacional.

O QUE É?

A cotutela de Tese é uma modalidade que permite ao estudante de Doutorado realizar sua Tese sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. Ambos exercem sua competência conjuntamente em relação ao estudante, que deve permanecer matriculado nas duas instituições por períodos equivalentes.

 

COMO SOLICITAR?

O docente filiado à UNIFESP e orientador do candidato deverá manifestar interesse junto a SRI, desde que, já tenha pré-acordado a possibilidade da cotutela com um professor equivalente filiado a uma universidade estrangeira.

A instituição de escolha poderá ser uma de nossas parceiras ou não. Caso a universidade de interesse não seja parceira poderá ocorrer a Cotutela, o importante é que se tenha ou realize um acordo para embasar a cotutela do candidato antes do início efetivo de suas atividades.

Quando não há qualquer acordo firmado com a instituição pretendida, este poderá ser realizado de duas formas;

  1. Constituímos um acordo geral de cooperação acadêmica com cláusula de cotutela, indicado.
  2. Celebramos um acordo de cotutela que trate especificamente da defesa de Tese em Cotutela do doutorando em específico.

A escolha entre estes formatos depende da abertura e do interesse das instituições em cada caso.

 

NORMAS E DOCUMENTOS

A documentação necessária para abertura de processo de solicitação de Cotutela Doutoral, clique aqui para baixar o check list e explicações procedimentais.

 

  •  Através dos "Acordos Gerais de Cooperação com a previsão de Cotutelas", a UNIFESP e a Instituição estrangeira firmam um acordo sem especificar o nome dos estudantes. Após este acordo assinado o estudante e seu orientador deverá solicitar um Termo de Aditivo a este Acordo, obedecendo todo tramite administrativo interno. A fim de facilitar os acordos deste tipo, a SRI disponibiliza o modelo de minuta deste acordo, em três idiomas:

Modelo de Acordo Geral com cotutela em Português - Francês

Modelo de Acordo Geral com cotutela em Português - Inglês

Modelo de Acordo Geral com cotutela em Português - Espanhol 

 

  • Através dos "Acordos Individuais de Cotutela", a UNIFESP e a Instituição estrangeira firmam um acordo acerca da mobilidade do estudante participante. Para estes casos ainda não disponibilizamos um modelo de minuta padrão e sugerimos que os solicitem às instituições estrangeiras, para análise e adequação as leis brasileiras.

 

A normativa que rege as solicitações de cotutela e a titulação simultânea na UNIFESP descreve, dentre outros aspectos, os itens e informações que os Acordos Gerais e os Acordos Individuais devem conter sobre os alunos, sobre a tese e a defesa.

 

Para mais informações sobre as cotutelas, por favor, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pró-Reitorias

Campi

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse