Departamento de Planos Diretores

 

Trabalha com a escala territorial, a relação entre universidade e prefeituras, planejamento dos campi e sua integração, estratégias de localização, planejamento de transportes, articulação com políticas públicas diversas, coordenação de iniciativas que resultem em edificações (a serem desenvolvidas pelo Departamento de Edificações). Esse departamento é responsável pela realização e permanente atualização, em conjunto com os campi, de seus Planos Diretores de Infraestrutura – que irão nortear todos as ações na área. Para apoiá-lo em estudos específicos, nos quais faz-se necessário ampliar a equipe, serão contratadas assessorias pontuais, realizados convênios e cooperações técnicas e licitadas equipe de planejamento e projetos.

Atribuições:

  1.  Visão estratégica da estrutura físico-territorial da universidade
    1. Concebe o planejamento geral da infraestrutura multicampi da UNIFESP, em diálogo com os campi, CoPlan e reitoria;
    2.  Participa na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFESP.
  2.  Planejamento da consolidação dos atuais campi
    1. Acompanha as ações de infraestrutura em cada campus;
    2. Realiza Planos Diretores de Infraestrutura em cada campus, em diálogo com as Direções, Congregações e Comissões de Infraestrutura e equipe técnicas locais.
  3. Planejamento dos novos campi
    1. Analisa a legislação vigente, dando diretrizes para os projetos urbanísticos e de edificações.
  4. Pesquisa de terrenos para expansão
    1. Analisa e indica terrenos e imóveis para aquisição, doação ou desapropriação (novas unidades nos atuais campi e novos campi).
  5. Diálogo e articulação com agentes diversos
    1.  Participa dos grupos de trabalho e reuniões com MEC, Prefeituras e Audiências Públicas para tomada de decisões compartilhadas;
    2. Colabora na interlocução com a sociedade civil, comunidades no entorno dos campi e movimentos sociais, de modo a coordenar demandas que podem ser potencializadas com a infraestrutura dos campi na relação universidade-sociedade.
  6. Plano de acessibilidade
    1. Avalia e propõe soluções à situação de acessibilidade a portadores de necessidades especiais nos campi e edificações;
    2. Realiza planos de transporte em conexão com os sistemas de mobilidade metropolitanos, com fortalecimento da circulação e integração intercampi.
  7. Projetos especiais
    1. Define as áreas e diretrizes urbanísticas e arquitetônicas para o desenvolvimento de projetos especiais (moradia estudantil, museu universitário, centro de convenções, creches, clubes universitários, etc).
  8. Planos dos campi sustentáveis
    1. Propõe critérios de sustentabilidade sócio-ambiental recomendados pelos órgãos federais, estaduais e municipais.
  9. Preparação de orçamento de infraestrutura
    1. Avalia demandas orçamentárias de curto, médio e longo prazos para a implementação das ações de expansão e consolidação da infraestrutura citadas acima.
    2. Articula as solicitações orçamentárias de infraestrutura dos campi e dos outros três departamentos, verificando sua coerência com o Plano Diretor e PDI.
  10. Estudo de viabilidade técnica para implantação de novos projetos.
    1. Elabora Termos de Referência de licitações coordenadas pelo departamento;
    2. Elabora Pareceres Técnicos.

 

Diretor : Arq. André Luis Balsante Caram

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse