Departamento de Imóveis

A partir das prioridades do Plano Diretor Institucional da UNIFESP, com as diretrizes aprovadas pela Pró-Reitoria de Planejamento da UNIFESP, trabalha na política patrimonial da Instituição, com foco na sua regularização imobiliária, cadastral, jurídica e de licenças junto aos órgãos públicos e de controle. Colabora no diagnóstico das edificações existentes, indica aos setores de projeto e obra edificações com problemas e que necessitam reformas. Estuda formas de qualificar o patrimônio edificado da universidade, de reduzir os custos imobiliários com aquisição e venda de imóveis, e de celebração de convênios e concessões. Mantém atualizado, junto com as divisões dos campi, o sistema informatizado de imóveis – que futuramente estará articulado com outras pró-reitorias. Analisa aquisições e desapropriações, e requisita laudos e estudos técnicos para os imóveis e terrenos da expansão. 

 

Atribuições:

  1. Sistemas:
    1. Reformula o sistema informatizado de cadastro de imóveis, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação, incluindo informações jurídicas, administrativas, financeiro-patrimoniais e de arquitetura-engenharia;
    2. Alimenta o cadastro do sistema informatizado de cadastro de imóveis interno;
    3. Alimenta o cadastro do SPIUnet;
    4. Atualiza, em parceria com os campi, as informações de manutenção dos imóveis, criando um prontuário de cada edificação.
  2. Acervo documental:
    1. Cuida de progressivo acervo de plantas cadastrais (as-built) de todos os edifícios;
    2. Mantém atualizadas informações de responsáveis técnicos e seus atestados para projetos, obras e reformas dos imóveis – de modo que possam ser acionados quando necessário;
    3. Zela pela documentação histórica do patrimônio físico da Universidade, com maquetes, registro fotográfico e histórico documental dos imóveis.
  3. Regularização de imóveis:
    1. Solicita laudos de edifícios com problemas estruturais e de instalações entre outros, e encaminhar aos demais departamentos;
    2. Realiza, em parceria com técnicos dos campi, a regularização de licenças, alvarás, habite-se, bombeiros, vigilância sanitária, etc., com apoio dos demais departamentos. 
  4. Planejamento:
    1. Faz o planejamento econômico-financeiro dos imóveis da instituição, incluindo a atualização da avaliação patrimonial;
    2. Acompanha o projeto de verticalização do Campus São Paulo, com a liberação progressiva das casas alugadas;
    3. Analisa processos de pagamentos referentes a imóveis (aluguéis, taxas e dívidas) junto ao departamento financeiro, bem como faz análise prévia dos contratos de locação a serem realizados pelos Campi.
  5. Desapropriações:
    1. Coordena os processos de desapropriação, aquisição ou venda de imóveis com apoio do grupo executivo e demais departamentos.
  6. Acompanhamento:
    1. Acompanha a situação fiscal de cada imóvel e renegocia dívidas diversas (junto a imobiliárias, tributos, concessionárias, etc.);
    2. Colabora nos termos de negociação de aluguéis e cessões de imóveis, e realiza regularização de contratos imobiliários diversos.

Diretor: Rodrigo Turini Catta Preta 

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Unidades universitárias

Campi

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