Regimento Interno da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Proceder com a revisão deste Regimento Interno de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo foi uma tarefa que demandou, por um lado, grande atenção e respeito à história de como foi construída nossa estrutura de pós-graduação stricto sensu e, por outra, uma visão normativa e estratégica que confira a devida autonomia aos programas de pós-graduação, sempre com enfoque na atividade formativa desenvolvida pelos seus cursos de mestrado e doutorado. O último regimento foi aprovado em 2012, período no qual a Unifesp possuía 44 programas em funcionamento. Quase uma década depois, a Unifesp possui 71 programas em funcionamento, um crescimento de mais de 61% - boa parte em seus campi da expansão. Além do crescimento em número de programas, houve um aumento expressivo no número de alunos, passando de 3.800 em 2012 a quase 5.500 em 2020, bem como no número de orientadores, passando de pouco mais de 1.000 em 2012 a quase 1.500 em 2020.

Esse aumento no sistema da pós-graduação e, principalmente, a abrangência de novas áreas de conhecimento, com características particulares divergentes da estrutura presente quando da revisão realizada há uma década, levou a uma necessidade de ampla revisão da estrutura regimental de pós-graduação e pesquisa da Unifesp, acompanhada de participação dos mais diversos programas de diferentes áreas de avaliação. A modernização de fluxos e procedimentos, ainda, trouxe questões e possibilidades que não poderiam haver sido antevistas anteriormente.

Com esses conceitos e necessidades em mente, a revisão do presente regimento abarcou diversos membros dos diferentes campi que compõem a Unifesp. A estrutura regimental se manteve, pois que o arcabouço regimental não poderia fugir dos atos constitutivos da pós-graduação stricto sensu brasileira, alicerçados no parecer 977/65 do Prof. Newton Sucupira, sobre o qual todo o Sistema Nacional de Pós-graduação foi construído. Ainda assim, a presente revisão procurou corrigir distorções eventuais e descentralizar fluxos para atribuir responsabilidade e competência à estrutura organizacional competente – quer sejam as Comissões de Ensino da Pós-graduação dos programas, quer sejam as Câmaras de Pós-graduação e Pesquisa das Unidades Universitárias, quer seja o Conselho de Pós-graduação e Pesquisa.

Agradecemos o forte engajamento de toda a comunidade do nosso sistema universitário de pós-graduação e pesquisa. As discussões sobre a atualização do regimento foram iniciadas em 2018, com a nomeação de comissão para este fim. Desde então, foram diversas contribuições das comissões, dos Programas e das Câmaras, da comunidade universitária e do Conselho de Pós-graduação e Pesquisa. O regimento torna-se mais forte quando reflete a pluralidade de nossa comunidade de docentes, servidores técnico-administrativos em educação e discentes.

Torna-se melhor, também, quando abarca as particularidades locais de diversas áreas de conhecimento. Torna-se, por fim, mais inclusivo quando prevê ações afirmativas e transparência de processos seletivos e de fluxos acadêmicos desde sua concepção.

Agradecemos, ainda, todas as pessoas que participaram das etapas de revisão e relatoria, a participação engajada das coordenações de Câmaras e, sem dúvida, aos conselheiros e às conselheiras do Conselho de Pós-graduação e Pesquisa da Unifesp.

Profª. Drª. Lia Rita Azeredo Bittencourt

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Prof. Dr. Ricardo Pimenta Bertolla -

Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa

Equipe da ProPGPq

 

Regimento Interno da ProPGPq (em vigor a partir de 02/07/2021)  

Versão web 

versão pdf

Tipo do Processo: Repositório Institucional

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, através da Instrução Normativa 04/2021 estabele o fluxo para depósito de teses e dissertações no Repositório Institucional da Unifesp.  Segundo a referida Instrução Normativa, toda dissertação ou tese deve necessariamente estar depositada no Repositório Institucional da UNIFESP como parte dos requisitos para a obtenção do diploma de conclusão do curso.

Cabe às Bibliotecas dos Campi homologarem a submissão do depósito, após o aceite formal do(a) orientador(a). O fluxo inicia-se após a defesa e possíveis ajustes solicitados pela banca. Em caso de dúvidas procure a secretaria do programa de pós-graduação ao qual está vinculado(a).

 

Fluxo de Depósito de Teses e Dissertações no Repositório Institucional Unifesp PROPGPQ

 

Estudante

Entrega de documento

  • Entrega o termo de autorização de publicação (Modelo Anexo 1 da IN 04/2021) e relatório de similaridade para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação.

⚠️ A forma de entrega do termo deverá ser via SEI, via peticionamento. O termo deverá preenchido no próprio SEI e o relatório de similaridade deverá ser anexado ao SEI. Informações sobre o SEI clique aqui.

Submissão no Repositório Institucional (RI - Unifesp)

  • Submissão da tese ou dissertação no Repositório Institucional (RI) Unifesp em formato PDF/A, com preenchimento de metadados e informações de embargo, se for o caso;

⚠️ Clique aqui e saiba como realizar a submissão no repositório.

Secretaria PPG

Avaliação de Pertinência:

  • Recebe o processo via SEI

  • Verifica se o termo está assinado pelo estudante

  • Verifica se o estudante anexou o termo de similaridade

  • Acessa o repositório e faz o download da tese/dissertação do estudante

  • Anexa a dissertação/tese no SEI do estudante

  • Inclui no processo o termo para assinatura do orientador(a)

  • Tramita o processo para o(a) orientador(a)

Orientador(a)

Conferência do trabalho

  • Recebe o processo SEI com o PDF do trabalho e realiza a avaliação;

Aceite do depósito

  • Se o trabalho estiver correto, o(a) orientador(a) assina o termo no SEI

  • Envia de volta para a Secretaria PPG para dar continuidade ao processo

Recusa do depósito

Se o trabalho possuir inconsistências, o(a) orientador(a) anexa ao processo SEI do estudante um aviso à Secretaria PPG contendo o motivo da recusa

Secretaria PPG

Recebimento do processo pelo SEI

Recebe a notificação do(a) orientador(a) e confere as determinações:

Aceite do depósito

  • Se tiver sido aprovado, a Secretaria PPG acessa o Repositório Institucional

  • Altera a situação da submissão do trabalho para APROVADO.

  • A Biblioteca será notificada

Recusa do depósito

  • Se o trabalho for reprovado, a Secretaria PPG Rejeita o trabalho no Repositório Institucional

  • o(a) estudante recebe a notificação para corrigir as inconsistências e iniciar o processo novamente

Biblioteca

Conferência de metadados:

Confere os metadados do trabalho

Aceite do depósito

  • Se o trabalho estiver correto, a biblioteca aprova o trabalho para publicação.

  • Automaticamente é enviado e-mail de notificação para o(a) estudante e um aviso para a Secretaria de Pós-Graduação.

Recusa do depósito

  • Se houver inconsistências no trabalho, a biblioteca recusa e um e-mail é enviado automaticamente para o(a) estudante

  • o(a) estudante deve realizar novamente a submissão no Repositório Institucional

Secretaria PPG

Finaliza o processo

⚠️ Recebe o aviso de publicação e libera o(a) estudante para solicitação do diploma.

 

Veja o fluxograma em uma forma gráfica:

 

fluxo deposito

 

 

Utilizando o SEI

 

       O (a) estudante deverá realizar um cadastro de usuário externo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) para conseguir realizar o peticionamento.

 Clique no link a seguir para realizar o cadastro: https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/categoria-sei/261-usuario-externo

acesso externo1

Após realizar o cadastro de usuário(a) externo(a), discente deverá entrar em contato com a Câmara de Pós Graduação informando que realizou o cadastro. 

 

 

Peticionar

1-    Para acessar o SEI use o login e senha de acesso cadastro no sistema.

Abra o link: https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

Digite o email e senha cadastrados.

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2. Localize o menu do SEI (coluna cinza), opção: Peticionar – processo novo

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3. Escolha o tipo de processo no campo pesquisa opção:

 3.1 Pós Graduação: Repositório Institucional Unifesp e clique sobre o processo.

 (Processo disponível para os discentes: Escola Paulista de Medicina, Campus Osasco, Campus Diadema e Instituto IMAR Baixada Santista).

3.2 Pós Graduação: Repositório Institucional Unifesp 2 e clique sobre o processo.

(Processo disponível para os discentes: Escola Paulista de Enfermagem, Campus São José dos Campos, Campus Guarulhos e Instituto ISS Baixada Santista).

 

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Especificação: motivo do processo.

Cidade: Escolha a cidade onde se localiza o Campus Unifesp em que você realizar o seu mestrado/doutorado.

Interessado: Aparecerá o nome do discente

Documento principal: Termo de Autorização Repositório (preenchido no SEI)

Documento essencial: Relatório de similaridade (incluir arquivo em pdf)

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4. Quando o (a) discente concluir seu processo de peticionamento, automaticamente, o SEI irá gerar um número de protocolo que será enviado para o e-mail cadastrado.

 

 

 

Contatos - SEI

Para solicitar a liberação de seu cadastro como Usuário Externo do SEI, você deverá encaminhar e-mail informando sobre a realização do cadastro para a sua Unidade Acadêmica:

Campus Baixada Santista - Instituto do Mar: 

Campus Baixada Santista - Insituto de Saúde e Sociedade: 

Campus Diadema: 

Campus Guarulhos: 

Campus Osasco: 

Campus São José dos Campos: sei.sjc@unifesp.br

Campus São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem: 

Campus São Paulo - Escola Paulista de Medicina: 

Campus Zona Leste: 

 

O contato da Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa é propgpq@unifesp.br