Bolsa de Pós-Doutorado em Pediatria Neonatal

O Grupo de Pesquisa do Projeto Temático “Tendência secular, evolução espacial e condições maternas e neonatais associadas à mortalidade neonatal no Estado de São Paulo” ligado à Disciplina de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo oferece oportunidade de Pós-Doutorado (1 vaga) financiado pela FAPESP.

O objetivo geral do projeto temático FAPESP 2017/3748-7 é analisar padrões não aleatórios de tendência secular, evolução espacial e condições maternas e neonatais associadas à mortalidade neonatal decorrente de prematuridade, distúrbios respiratórios, asfixia perinatal, infecções e anomalias congênitas no Estado de São Paulo entre 2004 e 2016. Trata-se de um estudo de coorte com dados secundários obtidos das bases fornecidas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. A bolsa de pós-doutorado, para dedicação de 40 horas semanais ao projeto, está vinculada ao desenvolvimento da vertente relacionada à análise da evolução espacial da mortalidade neonatal nos anos de estudo, supervisionada pelo Prof. Carlos Roberto Veiga Kiffer.

Os candidatos devem possuir experiência com análise epidemiológica e estatística de bancos de dados populacionais. A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros com título de doutor há menos de 7 anos, obtido no Brasil ou no exterior. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais por 24 meses renovável e Reserva Técnica. A Reserva Técnica equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

Os candidatos devem enviar para neonatal@unifesp.br, com título “Bolsa-PD-Fapesp”: 1) carta de apresentação com justificativa de interesse e experiência nos tópicos propostos, 2) link do CV Lattes ou currículo vitae acadêmico atualizado para estrangeiros; 3) duas cartas de recomendação. O processo seletivo terá duas fases. Na primeira, será feita avaliação do perfil dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados. A segunda etapa, em abril de 2019, consistirá de entrevistas com os candidatos (pessoalmente ou videoconferência). O resultado será divulgado por e-mail ao final do processo seletivo.

Dados gerais do projeto estão disponíveis em: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/99312/tendencia-secular-evolucao-espacial-e-condicoes-maternas-e-neonatais-associadas-a-mortalidade-neona/

Área de conhecimento: Saúde Materno-Infantil

Nº do processo FAPESP: 2017/03748-7

Título do projeto: Tendência secular, evolução espacial e condições maternas e neonatais associadas à mortalidade neonatal precoce e tardia decorrente de distúrbios respiratórios, infecções, anomalias congênitas e asfixia perinatal no Estado de São Paulo