Reabertas as inscrições para o curso UTOPIA E REALISMO NA LEITURA DAS RELAÇÕES HUMANAS

As inscrições para o curso UTOPIA E REALISMO NA LEITURA DAS RELAÇÕES HUMANAS, a ser ministrado pelo Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro*, foram reabertas, agora apenas para alunos regularmente matriculados nos PPGs stricto sensu da Unifesp (Mestrado e Doutorado).

Período do curso: 13/08 a 12/11/18, segundas-feiras, das 18h às 21h** (12 aulas)

Local: Anf. Flávio da Fonseca (Edifício Costábile Galucci, rua Botucatu, 862, térreo, Campus São Paulo)

Inscrições (prorrogadas até 12/08/18): https://bit.ly/2M4p1v0 (18 vagas disponíveis)

O objetivo do curso é analisar duas perspectivas antagônicas, mas paradigmáticas, na compreensão da política e do humano: primeira, a utópica (Morus, Rousseau, Marx, Wilhelm Reich), que vê todos os males da humanidade como (1) produzidos (2) por uma única causa (geralmente, a propriedade privada) e, portanto (3) passíveis de serem superados completamente pela mudança nesta causa; segunda, a 'realista' (Maquiavel, Hobbes, Freud), que considera que a condição humana sempre terá inconvenientes e que, tendo-se consciência destes e da impossibilidade da utopia, pelo menos será possível administrá-los e reduzir os danos, sem cair na distopia que seria o indesejável mas inevitável resultado das utopias.

*O Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro é professor visitante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, professor titular de Ética e Filosofia Política da FFLCH/USP e ex-Ministro da Educação.

**com exceção de:
13/08: das 17h às 19h, no Anf. Jandira Masur