Oportunidades de bolsas no exterior

As agências de fomento à pesquisa do Brasil possuem modalidades de bolsas para realização de atividades de pós-graduação no exterior. Visite os sites para conferir as demandas de fluxo contínuo e chamadas especiais.

CAPES     CNPq     FAPESP

Ciência sem Fronteiras

O Brasil possui um importante programa que apoia a atividade de internacionalização da pós-graduação e pesquisa denominado Ciência sem Fronteiras.

“Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e CAPES –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.” Estas e mais informações estão disponíveis no site:

Cooperação Internacional

A UNIFESP possui convênios vigentes com Universidades estrangeiras e está aberta a realizar novos acordos de parcerias, com vistas a promover o intercâmbio acadêmico e o  desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos.

Acordos vigentes

Alemanha

Max-Delbrück Center for Molecular Medicine Institut (LAI)
Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade Livre de Berlim

Universidad Austral

Universidad de la Frontera

Colômbia

Universidad CES (Medellín)

Espanha

Universidade de Santiago de Compostela
Universidade de Valladolid
Universidade de Vigo
Universidade de Salamanca

Estados Unidos

Harvard Medical Faculty Physicians Division of Clinical Informatics (DCI)
University of California, Los Angeles (UCLA) - David Geffen School of Medicine/Dept. of Pediatrics
University of Central Florida
Universidade de Illinois, Campus Chicago

França

Laboratoire de Santé Publique et Informatique Medicale Paris Descartes
Ecole de Psychologue Praticiens

Holanda

Universidade de Groningen
University Medical Center Groningen

Índia

Library of Tibetan Works and Archives
Men-Tsee-Khang (Tibetan Medical & Astrological Institute of his Holiness the Dalai Lama)
University of Patanjali

Itália

Universitá degli studi di Palermo
Universitá degli Studi di Sassari

Noruega

Universidade de Tromsø/Faculdade de Ciências da Saúde

Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa - Faculdade de Medicina - Programa Egas Moniz
Universidade do Porto
Universidade do Porto - Faculdade de Medicina e Instituto de Abel Salazar
Universidade do Algarve
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade Fernando Pessoa
Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade

Reino Unido

Instituto de Psiquiatria do Kings College (Universidade de Londres)
Conselho de Investigação Molecular - Unidade de Genética Humana – Escócia

Suécia

Universidade de Gotemburgo / Academia Sahlgrenska

Suíça

Instituto de História da Arte da Universidade de Zurich

Programas Erasmus Mundus

Mundus17 : Coordenado pela Universidade do Porto, Portugal
EMUNDUS15 : Coordenado pela Univeridade de Santiago de Compostela, Espanha

Cotutela

Cooperação internacional para cotutoria doutoral e titulação simultânea em dois países

A cooperação acadêmica entre a Universidade Federal de São Paulo e instituição estrangeira por meio da cotutela de doutorado, tem como finalidade promover a realização de tese e titulação sob a responsabilidade compartilhada entre as duas instituições, por meio de convênio específico firmado entre as mesmas.

Apresentação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa tem se dedicado a realizar ações que fortaleçam parcerias internacionais nas atividades de pós-graduação e pesquisa.

Conta com a assessoria da Secretaria de Relações Internacionais para a realização de acordos de cooperação internacional que promovam e fortaleçam parcerias em atividades de pós-graduação e pesquisa entre pesquisadores e alunos da Unifesp e de instituições internacionais.

A Unifesp pode associar-se a instituições estrangeiras, para desenvolver atividades de ensino de pós-graduação em convênios de Cooperação Internacional.