1º Relatório de Gestão: ProPessoas

Desde a sua aprovação, em maio de 2014 pelo Conselho Universitário, a Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas vem se fortalecendo e ampliando suas atividades em prol dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAEs).
Em seu primeiro relatório de gestão são apresentados os dados dos principais produtos e serviços, gerados pelas Unidades Técnicas ligadas diretamente a ProPessoas. Confira:

 


A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas –visão geral

Unidades técnicas diretamente responsáveis

1.    Departamento de recursos humanos (DRH);
2.    Departamento de desenvolvimento e gestão de pessoas (DDGP);
3.    Departamento de saúde do trabalhador (DSTrab);
4.    Coordenação de gestão de vagas e concursos (CGVC);
5.    Coordenação de segurança do trabalho e perícias médicas (CSTPM);
6.    Núcleo de informação;
7.    Núcleo de legislação e normas.

Principais Produtos e serviços gerados

1.    Concursos públicos e processos seletivos;
2.    Política de mobilidade funcional;
3.    Avaliação de desempenho para progressão e promoção na carreira docentes;
4.    Política de capacitação e qualificação dos TAEs;
5.    Assistência à saúde direta e saúde suplementar dos servidores;
6.    Mediação de conflitos;
7.    Projetos singulares de mobilidade - readaptação funcional;
8.    Educação permanente aos servidores vinculados à Pró-Pessoas;
9.    Realização de plenárias e/ou rodas de conversas para discussão de assuntos relacionados à vida funcional do servidor e atividades da Pró-Pessoas;
10.  Projeto de flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas dos TAEs.

Principais clientes e parceiros

1.  Clientes: servidores docentes e TAEs.
2.  Parceiros: departamentos acadêmicos – via colaboração em assuntos pertinentes a seus campos de conhecimento e práticas; outras Instituições de ensino - via convênios de cooperação técnica (como, por exemplo, UFABC); outras instituições públicas que integram o SIASS (Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor).

 

 

Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - DDGP

Estruturado dentro da nova perspectiva da ProPessoas para atender às demandas referentes ao desenvolvimento dos servidores, incluindo ações de treinamento, aperfeiçoamento e capacitação, consoantes com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unifesp.

 

  • Programa de Capacitação 2014

Com início a partir do diagnóstico de necessidades de capacitação realizado no período de outubro a dezembro de 2013, preenchido individualmente pelos servidores e chefias dos setores. Das demandas apontadas nestes diagnósticos foram trabalhadas as que apresentaram maior frequência e cujas propostas de estrutura passaram por avaliação e aprovação da Comissão de Capacitação, tendo sido efetivamente realizados os seguintes módulos:

Tal programação conseguiu atingir 1.139 concluintes, em módulos oferecidos tanto presencialmente, quanto na modalidade à distância. Somam-se a estas 178 solicitações de participação em eventos externos como Cursos, Congressos, Seminários, entre outros, que promovem a troca de experiências e atualização de nossos servidores.
Com relação aos processos analisados, totalizamos 487 Progressões por Capacitação Profissional deferidas.

Destaques:

  1. Com o Ambiente Moodle houve um aumento substancial no número de cursos oferecidos na modalidade à distância, de 10 em 2013 para 20 em 2014.

  2. O Módulo Análise de Processos foi ofertado com o objetivo de identificar e iniciar o mapeamento dos processos desta Pró-Reitoria. Foram identificados 133 macroprocessos, dos quais 8 foram estudados mais profundamente tendo seus fluxos informatizados. Esta ação tem sido fundamental para a construção do processo de descentralização do DRH e, também, para a (re)elaboração do manual de procedimentos operacionais;

  3. Foi possível estreitar laços com a Escola de Administração Fazendária – ESAF aumentando e facilitando o acesso de nossos servidores aos cursos ali ofertados, bem como oferta do Módulo Disseminadores de Educação Fiscal em conjunto com a Receita Federal e do Módulo de Mediação de Conflitos, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba – Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos (MEDIAC).

 

  • Incentivo a Qualificação

Quanto a Qualificação de nossos servidores, no ano de 2014, foram abertos dois editais do Programa de Incentivo à Qualificação para Bolsa Auxilio Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu).
No Edital 01/2014, de maio, foram concedidas 76 bolsas, sendo 45 para a graduação e 31 para a pós-graduação. No Edital 02/2014, de novembro, foram concedidas 32 bolsas, 14 para a graduação e 18 para a pós-graduação, totalizando 108 servidores contemplados.
Quanto aos processos de Incentivo à Qualificação, foram concedidos 366 pedidos.

 

  • Mobilidade

No que se refere às questões de Mobilidade, também tratadas por este Departamento, foram analisados 05 pedidos de cessão, 07 de colaboração técnica, 04 de licença para acompanhamento de cônjuge, 01 de recondução, 75 de redistribuição e 35 de remoção, totalizando 127 solicitações analisadas.



Departamento de Saúde do Trabalhador - DSTrab

A Missão do DSTrab é contribuir com o compromisso da atual gestão da Universidade em oferecer assistência a saúde com qualidade aos trabalhadores da Unifesp, promovendo ações voltadas para a prevenção de doenças e propiciando ambientes saudáveis de trabalho e de valorização dos trabalhadores.

 

  • NASF - Núcleo de Assistência a Saúde do Funcionário

Além das consultas e exames realizados, o NASF conta com uma estrutura de oito leitos localizados no Hospital Universitário-HSP destinados às internações do público atendido pela unidade.

 

  •  Programa de Saúde Suplementar

O Plano de Saúde faz parte do Programa de Saúde Suplementar, e foi adquirido através de processo licitatório. Atualmente formalizado por meio de um contrato entre a Unifesp e a operadora de saúde Amil, tem como objetivo oferecer serviços de assistência à saúde para os servidores ativos, aposentados e pensionistas.

 

total de beneficiários ativos no plano de saúde amil/medial em 2014 

 

  • Programa de promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho

Desde sua implantação em setembro de 2014, foram realizados 245 atendimentos no Clube Escola UNIFESP nas modalidades de Cromoterapia, Reiki e Arteterapia, conforme tabela a seguir:

 
antedimentos no clube escola em 2014

 

  • Programa de reabilitação funcional no trabalho

A reabilitação funcional é o processo em que o servidor que apresente redução de sua capacidade funcional comprovada por laudo pericial (temporário ou permanente) retorne ao trabalho, mantendo as funções atribuídas ao cargo a na mesma lotação de origem com a finalidade de recuperação laborativa.
No momento temos 34 servidores em acompanhamento e avaliação no programa, trabalho que é desempenhado por uma assistente social, a partir da elaboração dos Projetos singulares de reabilitação.

 

  • Programa de promoção à saúde mental

Acompanhamento e encaminhamento de usuários com necessidades de saúde mental, entendendo a importância da organização do trabalho como eixo fundamental para o conhecimento do processo saúde/doença e trabalho. Em 2014 foram acompanhados 209 usuários do NASF que totalizaram 444 atendimentos. O trabalho foi realizado por uma psicóloga e uma assistente social.

 atendimentos de saúde mental em 2014

 

 

  • Parceiros

Equipe de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – Departamento de Gestão de Pessoas da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil - Oitava Região Fiscal (SRRF08). Essa parceria refere-se à oferta de vagas em cursos de capacitação promovidos pelas instituições.

 

  • Cursos desenvolvidos:

1.  Curso de Acolhimento Psicossocial promovido pela Superintendência Regional da Receita Federal - 8ª Região Fiscal (SRRF08) -oferta de 2 vagas para a Unifesp;
2.  Curso de Mediação de Conflitos promovido pela Unifesp -oferta de 2 vagas para a SRRF08.

 

Observação: As atividades relacionadas às perícias médicas dos servidores são executadas pela Coordenação de Segurança do Trabalho e Perícias.

 

 

 Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos – CGVC

Tem por finalidade organizar e controlar as vagas da instituição, realizar e acompanhar os Concursos Públicos (CP), os Processos Seletivos Simplificados (PSS), as nomeações e as contratações dos novos servidores. O objetivo é ajudar a construir uma Política e Gestão mais transparente em relação à reposição e alocação das vagas, apoiar e orientar os Campi quanto à execução das atividades relacionadas à CP e PSS, dentro das normas e legislação vigentes.

 

  • Realização e acompanhamento de CP e PSS

Realização, controle e apoio aos Campi e aos Departamentos quanto à execução das atividades relacionadas: solicitação de abertura, conferência quanto à legalidade da solicitação, encaminhamento aos Conselhos para deliberação, publicação dos editais de abertura, homologação e prorrogações no Diário Oficial da União, acompanhamento da vigência dos editais, divulgação no Sistema Concurso (Unifesp), além de toda a conferência dos documentos dos processos dos CP e dos PSS.

 

  • Concursos Públicos e Processos Seletivos Simplificados realizados em 2014

 concursos públicos e processos seletivos simplificados realizados em 2014

 

  • Monitoramento e controle de vagas – Docentes e Técnico-Administrativos

Acompanhamento do quadro de vagas e atualização do banco de dados BPEq e QRSTA (Banco de Professor Equivalente e Quadro de Referência de Servidores Técnico-Administrativos), e de banco de dados, referentes às vagas disponibilizadas pelo MEC ou provenientes de aposentadorias, exonerações e vacâncias. Em casos de remanescentes habilitados (concursos vigentes), andamento às nomeações para reposição (de acordo com o cargo). Acompanhamento das vagas concursadas, do andamento dos editais de concursos internos e externos. Nomeações e controle dos encaminhamentos aos Departamentos.

  nomeações em 2014

 

  •  Atendimento – Público interno e externo

1.    Público interno: fornecemos subsídios à Gestão Universitária com informações relativas ao quadro de servidores, alocação, vagas disponíveis, situação de CP e PSS, à alteração de Regime de Trabalho, registro no sistema SIAPE, atualização do sistema ORACLE e esclarecimento de dúvidas quanto às solicitações diversas (aberturas, reposição de servidores, prazos, explicações de normas internas, benefícios, FUNPRESP, etc.).

2.    Público externo: recebemos as inscrições em CP e PSS referentes aos editais do Campus São Paulo, esclarecimento de dúvidas referentes aos editais de CP e PSS, posse, benefícios, esclarecimento de quaisquer dúvidas por telefone, e-mail e pessoalmente.

 

  • Posse

Realização dos atos preparatórios para a nomeação e contratação de novos servidores, professores substitutos, temporários, visitantes e técnico-administrativos. Quando da nomeação, envio de telegrama aos candidatos, agendamento de exames médicos junto ao CSTP (Coord. Segurança do Trabalho e Perícias Médicas), recebimento, conferência e análise de documentos, preenchimento dos formulários e explicação sobre benefício e esclarecimento de dúvidas em geral. Impressão de documentos diversos para a pasta funcional, contato com os departamentos, controle das desistências.