Perguntas frequentes

    1. Quem pode solicitar uma avaliação psicossocial?
      R: Essa avaliação pode ser solicitada pelo DRH/ProPessoas, coordenadoria de RH do HU, coordenação e divisões de gestão com pessoas dos campi, SESMT e/ou chefias do(a) servidor(a).

    2. Como solicitar uma avaliação psicossocial no SEI?
      R:

      Passo 1) abra um processo sigiloso no SEI, da seguinte forma:

       Imagem1

      Passo 2) Escolha o tipo do processo:

       Imagem2

      Passo 3) preencha conforme modelo e salve:

       Imagem3

      Passo 4) preencha o formulário de solicitação de parecer psicossocial

      Passo 5) assine eletronicamente e encaminhe para o Núcleo de Atenção à Saúde. É importante informar os dados atualizados de contato do(a) servidor(a) para quem você pede a avaliação e a justificativa da solicitação.

    3. Como solicitar avaliação psicossocial para um(a) servidor(a) que já tem processo SEI aberto por outras razões?
      R: Encaminhe o processo para o Núcleo de Atenção à Saúde solicitando a avaliação. É importante informar os dados atualizados de contato do(a) servidor(a) para quem você pede a avaliação. O relatório da avaliação psicossocial será vinculado ao processo de modo sigiloso, com acesso apenas ao(a) solicitante e servidor(a) avaliado(a).

    4. A avaliação realizada no NAS é terapia ou tratamento?
      R: Não, a avaliação psicossocial tem como objetivo responder uma dúvida/demanda apresentada pelo(a) solicitante. Assim, a avaliação é pontual, não se caracterizando como serviço assistencial, acompanhamento psicológico, tratamento ou psicoterapia. Havendo necessidade de nova avaliação, esta deve ser solicitada novamente pelo SEI.

    5. Meu(Minha) chefe solicitou uma avaliação psicossocial para mim, sou obrigada a realizá-la?
      R: Não, a avaliação no NAS é voluntária e dependente da concordância do(a) servidor(a). Você tem o direito de recusar a avaliação e esta decisão será informada ao(a) solicitante.

    6. Qual será a providência se o NAS não conseguir contato com o(a) servidor(a)?
      R: O NAS devolverá o processo ao(a) solicitante após tentativas sem sucesso nos contatos informados e nos contatos que constam no cadastro Oracle.

    7. Tenho um conflito no ambiente de trabalho, devo entrar em contato com o NAS?
      R: O NAS não realiza mediação de conflitos, vide https://camarademediacao.unifesp.br/ . Demandas dessa natureza devem ser encaminhadas para a ouvidoria da Unifesp (https://ouvidoria.unifesp.br/).

 

Fluxograma

Obs: Ressalta-se que o NAS não realiza atendimento assistencial. Assim sendo, os resultados das avaliações psicossociais são encaminhados ao(a) solicitante e ao(a) servidor(a) envolvido(a), com o devido encaminhamento das demandas identificadas, sejam elas de ordem médicas, psicológicas e/ou sociais.

fluxo da avaliação psicosocial

Aplicabilidade

Emitir parecer de avaliação psicossocial para servidores(as) com demandas de ausências injustificadas ao trabalho; situações de sofrimento relacionado ao trabalho e ocorrências de comportamentos que prejudiquem ou impeçam a realização do trabalho e/ou que coloquem em risco o(a) servidor(a) ou a outros(as).

Quem pode solicitar

DRH/ProPessoas, coordenadoria de recursos humanos do HU, coordenadoria e divisão de gestão com pessoas dos campi, SESMT e/ou chefias do(a) servidor(a).