Histórico

Residência Multiprofissional

A Universidade Federal de São Paulo, antiga Escola Paulista de Medicina, foi fundada em 1933 e federalizada em 1956. Em 1995, assumiu a denominação de Universidade, sendo rotulada como “Universidade da Saúde” por, naquele momento, possuir apenas cinco cursos de graduação, sendo todos na área da saúde. Somente a partir de 2000, com o apoio do projeto governamental de expansão do ensino público, ampliou o número de cursos de graduação oferecidos para 28, abrangendo outras profissões nas áreas das ciências exatas, biológicas e humanas, tornando-se assim uma Universidade plena, multicêntrica e polivalente.

Assim, deixou também de ter um único campus na Vila Clementino em São Paulo - Capital, incorporando novas unidades como os campi da Baixada Santista, Diadema, Guarulhos e São coremué dos Campos e com projeção para mais dois novos campi, sendo um em Osasco e outro em Santo Amaro, ambos na cidade de São Paulo.

A missão da UNIFESP é desenvolver com altos padrões de excelência, atividades inter-relacionadas de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, conta com 28 cursos de graduação, 44 Programas de Pós Graduação Strictu Sensu, 13 Programas de extensão, 40 Projetos Sociais, 121 Cursos de Extensão, 69 Cursos de Pós Graduação Lato Sensu e 69 Programas de Residência Médica.

Por sua vez, o Hospital São Paulo (HSP) é um dos mais importantes centros de referência em alta complexidade do país. É um hospital universitário, vinculado à UNIFESP, de grande porte, que atende diariamente mais de 4.500 pacientes ambulatoriais e 1.200 em Pronto-Socorro/Pronto-Atendimento. É responsável, na Grande São Paulo, pela cobertura de uma área que abrange mais de 5 milhões de habitantes, além de atender pacientes oriundos de outros municípios e estados da federação.

Além da missão de prestar assistência à saúde à população brasileira por meio do Sistema Único de Saúde, o HSP também se destaca pelo desenvolvimento de pesquisas clínicas, com vasta produção científica nacional e internacional, e a formação de recursos humanos imprescindíveis para a qualidade do próprio SUS, sendo campo de ensino e treinamento da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), colaborando para a formação e capacitação de profissionais de saúde. Cerca de 75% dos docentes da UNIFESP (Campus São Paulo, Vila Clementino) exercem atividades nas unidades assistenciais do HSP, agregando eficiência e excelência ao atendimento.

Com 743 leitos, o HSP destina 651 leitos para adultos e 92 para a Pediatria, subdivididos da seguinte forma: 121 leitos de UTI e Semi Intensiva, 51 leitos de Emergência, 510 leitos de Unidades de Internação e 61 leitos de Hospital-dia.

O HSP está sendo submetido a um amplo programa de reforma de suas instalações com contribuição do Governo Estadual e de entidades privadas. Parte do hospital já se encontra com a planta física adequada à RDC nº50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, parte está sendo reestruturada e outras aguardam o cronograma de reformas. Este processo é de extrema importância para oferecer mais conforto e melhor assistência aos pacientes internados, além de melhores condições para a prática e o ensino profissionais, dos integrantes do Programa.

Powered by jms multisite for joomla