Programa Abdias Nascimento

< Voltar

Programa Abdias Nascimento

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, instituído pela Portaria MEC n˚ 1.129, de 17 de novembro de 2013, busca democratizar o acesso e a permanência na formação e capacitação de estudantes brasileiro(a)s, autodeclarado(a)s preto(a)s, pardo(a)s, indígenas e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação para concorrer em iguais condições aos processos seletivos de mestrado e doutorado; estudantes com baixa renda salarial familiar; que tenham terminado ou estejam cursando a graduação em instituições públicas ou privadas de ensino superior nos cursos ligados às Ciências da Saúde ou Ciências Humanas e áreas afins.

Curso de formação pré-acadêmica de acesso à pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas

Campus Guarulhos e Campus Baixada Santista
O curso se estrutura em torno dos seguintes eixos temáticos: Construção do conhecimento numa perspectiva antirracista; educação das relações étnico-raciais; Técnicas de redação científica; Metodologia de pesquisa; Aprendizado instrumental da língua inglesa; Pensamento social antirracista; Teoria Social; Temas contemporâneos: Racismo institucional no Brasil e resistências; Expressão artística: do teatro experimental do negro ao teatro de combate ao racismo; Branquitude e relações raciais no Brasil; Leituras dirigidas; Orientação: Elaboração/ apresentação final de pré-projeto.
Considera-se fundamental promover a transformação cultural por meio do estímulo a ações que visem à igualdade de gênero, diversidade sexual, religiosa e étnico-racial, direitos geracionais, sociais, políticos, dentre outros. Levando em consideração os frequentes casos de “cerceamento racial” nos campi da Unifesp, este curso procura contribuir com esta perspectiva a partir de uma proposta de educação antirracista, visando à reflexão acerca de determinados temas que ainda não aparecem no currículo formal, como demanda a Lei 10.639/2003.
Período de Realização: Foram formadas duas turmas, uma no campus Baixada Santista e outra no campus Guarulhos, de 04 agosto a 24 de novembro de 2018.
Equipe responsável

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Pré-Pesquisa em Saúde

Campus São Paulo

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Pré-Pesquisa em Saúde do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, foi idealizado por vários docentes, técnicos administrativos de ensino e alunos do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. Nesse grupo, a Profa Dra Regina Helena Petroni Mennin e o aluno de pós graduação Julino Soares Neto foram os nucleares na criação e no andamento da proposta. A proposta inovadora na área de saúde fez com que o projeto fosse selecionado pelo “Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento”. O objetivo nuclear do curso foi o de capacitar estudantes para elaboração de um projeto de pesquisa que os permitissem concorrer em iguais condições aos processos seletivos de mestrado e doutorado na área da saúde. Previu-se tornar o estudante o sujeito da ação e co-responsável pela construção do conhecimento, com o apoio do professor no papel de facilitador da aprendizagem, na resolução de problemas e nas decisões direcionadas no embasamento científico.

Equipe 
Campus Guarulhos e Baixada Santista 

Profa. Débora Galvani (Coordenadora Geral) 
Profa. Renata Gonçalves (Coordenadora do Campus Baixada Santista)
Prof. Cleber Santos Vieira (Coordenador do Campus Guarulhos)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Campus São Paulo

Profa Dra Gabriela Arantes Wagner (Coordenação Geral do Projeto)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Clique na imagem para baixar em arquivo PDF. XIII Conlab