Para que nunca se esqueça folder final

O dia 04/09/2020 marca os 30 anos da abertura da Vala Clandestina de Perus, localizada no bairro de Perus na periferia de São Paulo. A Vala de Perus é uma das mais icônicas evidências materiais das violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura no Brasil e um de seus instrumentos de promoção do esquecimento.     

Para que possamos rememorar este marco da luta por memória, verdade e justiça mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp), juntamente com familiares de desaparecidos políticos, preparou uma série de atividades e de materiais a ser disponibilizados online, relacionados às lutas pela abertura da vala e pela identificação dos desaparecidos políticos. Para que que nunca nos esqueçamos do que a Vala de Perus representou e lembrar que aquelas e aqueles que lutaram e lutam pela democracia estarão presentes hoje e sempre!

WEBINÁRIO - 30 anos da abertura da Vala de Perus: a luta por Verdade e Justiça

webinario versão final 2

No dia 04/09/2020, às 18:00, será realizada na página do Facebook do CAAF|UNIFESP uma live com a presença de membras da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura, Suzana Lisboa e Laura Petit, a ex prefeita de São Paulo responsável pela abertura da Vala de Perus e hoje deputada federal Luiza Erundina e a reitora da Unifesp Soraya Smaili.

*Mesmo sendo aberto, o Webinário contará com um link de inscrições para emissão de certificado com 03 horas de carga horária. O link será disponibilizado aqui em breve.

A Vala de Perus e nós: depoimentos sobre a abertura da vala

Na semana de 31/08/2020 a 04/09/2020 serão postados diariamente no perfil do instagram do CAAF|Unifesp vídeos com depoimentos de familiares, e de pessoas que participaram do processo de abertura da Vala de Perus e dos trabalhos pela identificação dos remanescentes e reconhecimento dos corpos.

A Vala de Perus ontem e hoje: da abertura da vala a identificação dos desaparecidos

No dia 04/09 serão postados no programa de podcast do CAAF|Unifesp no spotify, o 1049, três episódios especiais sobre a abertura da Vala de Perus. As entrevistas foram realizadas com a deputada Luiza Erundina, a reitoria da Unifesp Soraya Smaili e a militante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura Suzana Lisboa. 

Site Vala Clandestina de Perus e exposição virtual

No dia 04/09 será lançado o projeto para a construção do site Vala Clandestina de Perus. Na data da sua inauguração, o portal contará com uma exposição virtual comemorativa dos 30 anos da abertura da Vala. O site continuará sendo alimentado com documentos digitalizados, alguns deles inéditos, para livre acesso pelo público interessado.