FAQ - Programas e Projetos de Extensão

O que é projeto de extensão?

Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode estar vinculado a um programa (forma preferencial) ou ser um projeto não vinculado a programa.

O que é programa de extensão?

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as atividades de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, com execução a médio e longo prazo.

Como posso cadastrar meu projeto/programa de extensão?

É necessário acessar o SIEX, Sistema de Informações de Extensão, com seu login e senha (a mesma da Intranet). O endereço é https://www.unifesp.br/reitoria/proec/siex-frame

Quando posso submeter um projeto/programa de extensão?

O cadastro de projetos e programas tem fluxo contínuo, portanto, a qualquer tempo o proponente pode realizar submissões.

Como posso recadastrar meu projeto/programa de extensão?

O recadastro é realizado através do Relatório de Avaliação de Programas e Projetos, que ocorrerá anualmente no mês de novembro. Informações sobre o prazo e a necessidade de preenchimento são enviadas para as Câmaras de Extensão e Cultura e para os coordenadores(as) de projetos e programas.

Quando posso recadastrar meu projeto/programa de extensão?

O recadastro é realizado através do Relatório de Avaliação de Programas e Projetos, que ocorrerá anualmente no mês de novembro.

O que é um Projeto ou Programa de extensão ativo?

São projetos e programas aprovados pelas Câmaras de Extensão e Cultura (CaEC) dos campi e pela Coordenadoria de Programas e Projetos, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ProEC.

É necessário envio relatório durante a vigência do meu projeto e programa de extensão?

Sim, todo o Programa ou Projeto de Extensão, aprovado ou não no Programa de Bolsa de Extensão, deve responder ao Relatório de Avaliação de Projetos e Programas, disponibilizado no final de cada ano letivo.

Quando faço esse relatório?

No mês de novembro de cada ano, de acordo com as orientações da Coordenadoria de Programas e Projetos e da Câmara de Extensão e Cultura do seu campus.

Quem é o público atingido?

Beneficiados diretamente pelo seu projeto ou programa de extensão

Meu projeto envolve público externo, como devo cadastrar essas pessoas?

Eles devem ser registrados no SIEX, como todos os outros envolvidos, na categoria "Externo"

Meu projeto é destinado ao ambiente virtual, um site ou blog, o público atingido é o número de acessos?

Sim, no caso do público alvo da sua ação de extensão ser o usuário da ferramenta virtual

Como solicito certificados para os colaboradores de projetos e programas?

O seu coordernador deve autorizar a emissão do seu certificado pelo SIEX. Isso feito, você poderá se cadastrar e fazer login no https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=CNS_INS. Ao localizar a ação em que participou, clicar nela, e escolher a opção Certificado.

Quem tem direito ao certificado?

Os cadastrados no SIEX pelo coordenador do projeto ou programa de extensão.

Como faço para cadastrar um participante que atuará por apenas um determinado período no projeto/programa?

Ao registrar cada participante no SIEX, preencha os campos de ínicio e de previsão de término da participação conforme sua atuação. Isso torna possível escrever a data que ele se desligou.

Como cadastro evento ou curso de extensão que faz parte do meu projeto?

No momento do cadastro do curso ou evento, o SIEX apresenta o campo a ser preenchido "se ação está vinculada a um Projeto/Programa de Extensão". Escolhida a opção Sim, é possivel escrever o título de tal ação extensionista a que está vinculado o curso ou o evento.

Tenho um programa de extensão ativo, quero cadastrar projetos que vão fazer parte dele, é possível relacioná-lo a qualquer momento ou no mesmo momento da submissão do programa?

Ao fazer o primeiro cadastro do Programa de Extensão, uma das obrigatoriedades é vinculá-lo no mínimo a 2 (dois) projetos. Caso queira atrelá-lo a outros projetos de extensão ao longo da vigência, é permitido.

Quando e como são oferecidas as bolsas de extensão para os projetos e programas de extensão?

As Bolsas de Extensão fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, o PIBEX, que ocorre anualmente. As regras para inscrição, avaliação, aprovação e pagamento da pecúnia são contempladas pelo Edital, amplamente divulgado no site da PROEC.

Quero mudar o nome do meu projeto/programa, é possível fazer isso durante a sua vigência?

O SIEX não disponibiliza essa alteração.

O projeto/programa de extensão pode mudar de coordenador?

Sim, desde que o substituto assuma as mesmas funções do substituído.

Há tempos desenvolvo um projeto de extensão no meu campus, mas não tenho cadastro, como consigo fazer isso? Sem cadastro posso concorrer as bolsas?

O cadastro deve ter a análise da CaEC do seu campus, seguida da avaliação da PROEC. Com o resultado positivo em ambas as instâncias, seu cadastro estará ativo. Essa condição permite a participação para concorrer as bolsas no Programa Institucional de Bolsas de Extensão.

Como uma CaEC pode me ajudar nas minhas dúvidas sobre projetos ou programas de extensão?

A CaEC do seu campus atua democraticamente nas decisões com a PROEC. Como atuante, ela tem capacidade para responder dúvidas relacionadas as suas ações extensionistas.

Existe um documento com orientações a serem feitas para elaborar um projeto/programa de extensão?

O Guia do Coordenador tem orientações sobre os itens Resumo, Fundamentação Teórica, Objetivos, Justificativa, Metodologia/ Cronograma de Ações, Resultados esperados, Área Temática Principal, No caso de haver bolsa – Detalhamento do plano de trabalho de cada bolsista e Curricularização da Extensão.

Onde posso consultar orientações gerais sobre projetos/programas de extensão.

Guia do Coordenador, disponível no site da PROEC: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/guia-do-coordenador

Onde posso encontrar a listagem de todos os programas/projetos ativos?

Site da PROEC, na área Programas e Projetos, no link Listagem de Projetos e Programas

Após a submissão de um projeto/programa de extensão, em quanto tempo sai a resposta se foi aprovado ou não?

Em até 30 dias.

Quantos membros devem fazer parte da equipe executora de projeto/programa? Quantos devem ser discentes, docentes e equipe externa?

O número de membros é determinado pelo(a) coordenador(a) do projeto/programa.

Tenho um projeto curricularizado, preciso fazer recredenciamento?

Sim, todos os projetos e programas devem ter ser recredenciados anualmente.

Como faço para me inscrever em um evento?

Para consultar e se inscrever nos eventos credenciados pela Pr-ó-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unifesp, acesse a Listagem de Cursos e Eventos da ProEC em https://www.unifesp.br/reitoria/proec/cursos-e-eventos-evento

Participei de um evento na Unifesp. Tenho direito a um certificado?

A maioria do eventos dão direito à certificado. Porém, pode haver eventos que não emitirão certificados. A coordenação do evento é quem define se o evento terá certificados, ou não, para participantes.

Como faço para obter o certificado de participação em um evento?

Após a coordenação do evento autorizar a emissão dos certificados, acesse o endereço https://www.unifesp.br/reitoria/proec/certificado/participacao-em-eventos . Utilize o E-mail e senhas utilizados na inscrição para fazer login. Após fazer login, clique no protocolo de inscrição do evento, e depois clique em "certificado". Caso a opção "certificado" não estej disponível para clicar, entre em contato com a coordenação do evento.

Como faço para pagar uma inscrição em evento pago?

Quando estiver se inscrevendo em um evento pago, ao final você poderá imprimir um boleto no valor da inscrição ou pagar a incrição com cartão de débito ou crédito. A inscrição somente será confirmada se a confirmação de pagamento for recebida.

Tenho interesse em participar de um evento pago, mas não tenho condições de pagar. Posso solicitar isenção?

Sim. No entanto, você deverá observar as normas da Resolução nº 02/2019 do CoEC, a qual dispõe sobre os critérios para isenção de taxas de inscrição, matrícula ou mensalidade para Cursos de Pós-Graduação Lato sensu (Especialização) e Aperfeiçoamento, e Ações Extensionistas como Eventos Institucionais e Cursos de Extensão.

Posso pagar minha inscrição com cartão de crédito?

Sim. Ao final da inscrição você terá a opção de pagar com boleto ou cartão de débito ou crédito.

Em caso de dúvidas, a quem devo procurar para saná-las?

Entre em contato com a coordenação do evento.

O certificado de participação em evento da Unifesp equivale a créditos na universidade?

Não. Somente a participação em programas e projetos é que podem equivaler a UC.

O que faz um avaliador extensionista?

Quais critérios devo utilizar para avaliar um evento?

Se o evento for pago, eu devo analisar esses critérios também?

Os critérios de avaliação serão os mesmos, tanto para eventos gratuitos, quanto para eventos com cobrança de taxa de inscrição.

Como faço para acessar a área de avaliação de um evento?

A área do avaliador é acessada pelo link https://www.unifesp.br/reitoria/proec/siex-autorizacao-acoes-de-extensao . Para acessar, utilize o usuário e senha Intranet.

Qual o trâmite do evento após minha aprovação?

Após a aprovação do avaliador extensionista, a proposta será encaminha à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e posteriormente, caso não haja apontamentos, será encaminhada para homologação no Conselho de Extensão e Cultura - CoEC.

Recebo algum certificado de atuação como avaliador extensionista?

A função de avaliador não dá direito à certificado.

Como saber qual ação devo avaliar?

Quando o avaliador acessar a sua área aparecerá uma lista com as ações que deverão ser avaliadas.
AGUARDE O CONTEÚDO