Curso de especialização em Saúde Mental, Imigração e interculturalidade

< Voltar

O Curso de Especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade, no Brasil se insere no cenário internacional das migrações humanas, através de emigrantes, imigrantes, refugiados, imigrantes humanitários, retornados e as concomitantes migrações internas. A migração tem repercussões para a vida pessoal e familiar assim como para a sociedade receptora e de envio. Vários são os desafios que o contato entre culturas apresenta tanto para a pessoa, que por diferentes motivos se desloca, como para os profissionais que trabalham em instituições na sociedade hospedeira que recebem imigrantes (Dantas, 2017).

A Universidade Federal de São Paulo consolida-se enquanto instituição formadora para os temas do deslocamento tendo em seu quadro professores líderes de grupos de pesquisa dessa temática e compondo a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) implementada pelo ACNUR (Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados) junto às universidades.

Nesse sentido, o curso vem responder a uma demanda da sociedade brasileira para que o país esteja mais bem preparado para essa realidade cada vez mais presente. A formação dos profissionais é essencial para que nas diversas áreas de atuação profissional que compõe as instituições ou organizações civis ou mesmo para profissionais que atuem autonomamente possa se ampliar o arcabouço conceitual e técnico no trabalho com imigrantes. Assim, não só previne-se ações etnocêntricas por parte das instituições e profissionais que possam gerar desde mal entendidos a erros diagnósticos, com a patologização do social e cultural, ações de exclusão e perpetuação de imagens e ações preconceituosas como forma-se uma sociedade voltada para o respeito a diferença em sociedades plurais como a brasileira.

O curso visa formar profissionais na abordagem intercultural crítica para o trabalho em promoção e prevenção em saúde mental junto a população migrante. Em seu conteúdo programático são abordados o modelo intercultural psicodinâmico; Etnocentrismo, relativismo cultural, interculturalidade; estresse aculturativo; gênero e imigração; imigração e família; formas de mediação; plurilinguismo e educação bilíngue; memória e tradição; comunicação intercultural; direito interno e internacional dos refugiados e imigrantes; história, memória, território e identidade; acolhimento na rede de saúde e assistência social; diferentes concepções de saúde e doença; diferentes religiões e cosmologias; escravidão, racismo e os fluxos transatlânticos no Brasil; imigração africana contemporânea e xenofobia; educação e imigração; trajeto e circuito no espaço urbano no contexto da imigração; arte, saúde mental e imigração. Os(as) profissionais além das aulas teóricas participam semanalmente de supervisão grupal, momento privilegiado de articulação entre teoria e prática. O corpo docente do curso é interdisciplinar formado em grande parte por professores pesquisadores da área migratória da universidade e professores convidados pesquisadores e especialistas na área. O curso é interdisciplinar em sua composição docente e discente, sendo a interdisciplinaridade parte constituinte de sua concepção epistemológica e metodológica.

O curso é gratuito, oferece 30 vagas com carga horária total de 372 horas sendo destas 188 horas teóricas e 184 horas práticas. Curso presencial com início em 16 de março e término em 14 de dezembro de 2019. Local: Campus Vila Clementino da UNIFESP.

Público alvo: psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores, pedagogos, terapeutas ocupacionais, profissional de direitos humanos e demais profissionais que atuem ou tenham interesse pelas questões migratórias, que trabalhem ou tenham a intenção de trabalhar em instituição que atue junto à população migrante ou que participem de coletivos e movimentos sociais ligados às questões migratórias.

    

Coordenação
Profa. Dra. Sylvia Dantas (Coordenadora)
Profa. Dra. Débora Galvani (Vice-coordenadora)
Contato
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link matérias sobre o curso
IEA USP - Clique aqui
Agência Fapesp - Clique aqui
Portal da Educação - PESP - Clique aqui