Projeto Cabaça: Cultura de Matriz Africana

Projeto Cabaça: Cultura de Matriz Africana
 
O Projeto Cabaça: Cultura de Matriz Africana e Economia Solidária visa construir coletivamente, no decorrer de um Curso de Extensão Cultural, uma metodologia de Economia Solidária voltada às necessidades de sustentabilidade econômica dos terreiros de matriz africana envolvidos no projeto.
O curso de extensão, que será intitulado “EcoSol de Terreiro: economia solidária em terreiros de matriz africana”, utilizará uma metodologia participante baseada no encontro entre saberes tradicionais e acadêmicos. De um lado, por meio de oficinas e atividades práticas, o curso proporcionará o espaço e o tempo necessários para o levantamento, compartilhamento e sistematização das práticas econômicas solidárias realizadas no contexto dos terreiros e, de outro, por meio da discussão coletiva de textos e vídeos, o curso possibilitará o conhecimento e a reconstrução pessoal do conhecimento estabelecido nos campos da Economia Solidária, da autogestão e do cooperativismo.
 
 

Coordenação:
Profa. Giovanna Bonilha Milano

Equipe
Profa. Joana da Silva Barros
Prof. Egeu Gómez Esteves

Contato:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Programa Abdias Nascimento

< Voltar

Programa Abdias Nascimento

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, instituído pela Portaria MEC n˚ 1.129, de 17 de novembro de 2013, busca democratizar o acesso e a permanência na formação e capacitação de estudantes brasileiro(a)s, autodeclarado(a)s preto(a)s, pardo(a)s, indígenas e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação para concorrer em iguais condições aos processos seletivos de mestrado e doutorado; estudantes com baixa renda salarial familiar; que tenham terminado ou estejam cursando a graduação em instituições públicas ou privadas de ensino superior nos cursos ligados às Ciências da Saúde ou Ciências Humanas e áreas afins.

Curso de formação pré-acadêmica de acesso à pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas

Campus Guarulhos e Campus Baixada Santista
O curso se estrutura em torno dos seguintes eixos temáticos: Construção do conhecimento numa perspectiva antirracista; educação das relações étnico-raciais; Técnicas de redação científica; Metodologia de pesquisa; Aprendizado instrumental da língua inglesa; Pensamento social antirracista; Teoria Social; Temas contemporâneos: Racismo institucional no Brasil e resistências; Expressão artística: do teatro experimental do negro ao teatro de combate ao racismo; Branquitude e relações raciais no Brasil; Leituras dirigidas; Orientação: Elaboração/ apresentação final de pré-projeto.
Considera-se fundamental promover a transformação cultural por meio do estímulo a ações que visem à igualdade de gênero, diversidade sexual, religiosa e étnico-racial, direitos geracionais, sociais, políticos, dentre outros. Levando em consideração os frequentes casos de “cerceamento racial” nos campi da Unifesp, este curso procura contribuir com esta perspectiva a partir de uma proposta de educação antirracista, visando à reflexão acerca de determinados temas que ainda não aparecem no currículo formal, como demanda a Lei 10.639/2003.
Período de Realização: Foram formadas duas turmas, uma no campus Baixada Santista e outra no campus Guarulhos, de 04 agosto a 24 de novembro de 2018.
Equipe responsável

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Pré-Pesquisa em Saúde

Campus São Paulo

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Pré-Pesquisa em Saúde do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, foi idealizado por vários docentes, técnicos administrativos de ensino e alunos do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. Nesse grupo, a Profa Dra Regina Helena Petroni Mennin e o aluno de pós graduação Julino Soares Neto foram os nucleares na criação e no andamento da proposta. A proposta inovadora na área de saúde fez com que o projeto fosse selecionado pelo “Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento”. O objetivo nuclear do curso foi o de capacitar estudantes para elaboração de um projeto de pesquisa que os permitissem concorrer em iguais condições aos processos seletivos de mestrado e doutorado na área da saúde. Previu-se tornar o estudante o sujeito da ação e co-responsável pela construção do conhecimento, com o apoio do professor no papel de facilitador da aprendizagem, na resolução de problemas e nas decisões direcionadas no embasamento científico.

Equipe 
Campus Guarulhos e Baixada Santista 

Profa. Débora Galvani (Coordenadora Geral) 
Profa. Renata Gonçalves (Coordenadora do Campus Baixada Santista)
Prof. Cleber Santos Vieira (Coordenador do Campus Guarulhos)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Campus São Paulo

Profa Dra Gabriela Arantes Wagner (Coordenação Geral do Projeto)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Clique na imagem para baixar em arquivo PDF. XIII Conlab