Orientações gerais para ofertas de cursos de Especialização e Aperfeiçoamento - 2018 - Segundo Semestre (2)

Orientações Gerais Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento 2º Semestre - Formato PDF

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO – 2018/2

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna públicas as orientações gerais para oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento para o 2º semestre de 2018, comunicando diretrizes e prazos para envio da Programação dos cursos e envio dos Projetos Pedagógicos para cursos novos e para cursos desativados há mais de 3(três) anos para o primeiro semestre de 2018. Estes informes seguem a normatização disposta no Regimento Interno dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento da UNIFESP, que tem como base a Lei nº 9.394 de 20/12/1996 (LDB), Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012, Decreto nº. 7423/2010, Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE), Estatuto e Regimento Geral da UNIFESP, Resolução nº 131/2016 do CONSU e demais legislações vigentes.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. Informamos que todos os fluxos previsto para o (re)credenciamento dos cursos de aperfeiçoamento
ou especialização deverão respeitar os prazos previstos no item 4.4.
1.2. Considerando a Portaria nº 4340 de 31 de outubro de 2017 onde o Sistema Eletrônico de
Informações (SEI) deverá ser utilizado para a gestão de documentos e processos eletrônicos da
instituição, informamos que os fluxos serão realizados pelo SEI, desta forma, pedimos que seja
revisto vossos acessos internos juntamente aos seus respectivos setores para que os prazos de
(re)credenciamento sejam respeitados.
1.3. Para cursos já ativos ou que foram ofertados há menos de 3(três) anos, a coordenação deverá enviar
e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando interesse em manter o curso ativo para o 2º
semestre de 2018 respeitando o prazo previsto em calendário.
1.4. Para cursos novos ou inativos há mais de 3(três) anos deverá ser preenchido o formulário de
(re)credenciamento (Projeto Pedagógico) disponível também em
http://www.unifesp.br/reitoria/proex/posgraduacao/informacoes-gerais/apresentacao na qual
possibilitará o curso ser cadastrado ou reativado na PROEC.
1.5. Os cursos que possuírem alunos com pendências acadêmicas de turmas que já se encerraram a mais
de 1(um) ano não serão liberados. Em caso de dúvida consulte a área restrita do seu curso ou entre
em contato com a Secretaria Escolar de Especialização e Aperfeiçoamento da respectiva Câmara de
Extensão e Cultura.


2. CORPO DOCENTE
2.1. Cada curso deverá ter um coordenador e um vice-coordenador servidores docentes da UNIFESP. O
coordenador não poderá ter essa função acumulada para mais de um curso, independentemente de
ser nas modalidades presencial, à distância, gratuito ou pago (Resolução nº 131/2016, Art. 6º do
CONSU). Em casos extraordinários, poderá ser analisado via Conselho de Extensão e Cultura
(COEC) a possibilidade de concomitância de coordenação.
2.2. Os responsáveis pelos módulos e/ou disciplinas que constem na Programação do Curso devem ser
servidores da UNIFESP ou professor afiliado com a titulação mínima de mestre.
2.3. O corpo docente de cursos de especialização ou aperfeiçoamento deverá ser constituído por
professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50%
(cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido
em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação - Resolução
n° 1, de 08/06/2007 (CNE).
2.4. O curso deverá ter de 2/3 (dois terços) de sua equipe do curso vinculada com a Unifesp, podendo ser
servidor técnico-administrativo, docente, pesquisador, professor afiliado ou aluno da Unifesp com
notório saber conforme Decreto nº. 7423/2010, art. 6º, § 3º.
2.4.1. Se devidamente justificado e aprovado pelo COEC poderá ter proporção inferior à prevista
observando o mínimo de 1/3 (um terço).


3. CARGA HORÁRIA
3.1. Os cursos de Aperfeiçoamento, não se incluem modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu conforme
Resolução MEC/CNE/CES nº 01/2007 e para que possam ser oferecidos na Universidade Federal de
São Paulo (UNIFESP) deverão ter carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas e máxima de
359 horas.
3.2. Os cursos de Especialização deverão ter carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas,
de acordo com a legislação vigente pertinente ao assunto (Regimento Interno dos Cursos de Pósgraduação
Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento da UNIFESP, Resolução n° 1, de 08/06/2007
(CNE)) e máxima de 1.440 (mil quatrocentos e quarenta) horas, não ultrapassando 30 (trinta) horas
semanais, bem como o máximo de 70% (setenta por cento) da carga horária total para atividades de
prática.


4. PRAZOS
4.1. Para cada fase do fluxo de credenciamento de novos cursos, recredenciamento de cursos ofertados
há mais de 3 anos ou recredenciamento de cursos ativos é definido um prazo necessário para que se
complete todos os procedimentos das solicitações. A coordenação do curso tem a responsabilidade
do cumprimento desses prazos sob pena de perder a oferta do curso para esse informe.
4.1.1. Os processos de encaminhamento de documentação feitos pelo curso devem ser:
a) Projeto Pedagógico para credenciamento (cursos novos) ou para recredenciamento (cursos
inativos mais de três anos), que consiste em apresentar a documentação especificada no
Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Aperfeiçoamento (Art.
14);
b) Programação para cursos ativos que consiste no Formulário da Programação emitido a partir
da área restrita da PROEC;
c) Para os cursos pagos também é necessário envio dos documentos previstos no Projeto de
Previsão Orçamentário disponíveis em http://www.unifesp.br/reitoria/proex/posgraduacao/
informacoes-ao-professor/assessoria-de-previsao-orcamentaria
4.2. Habilitação é o prazo que a CAEC ou a PROEC tem para reconhecer que os documentos enviados
atendem os requisitos estabelecidos no informe.
4.3. Diligência é o prazo que o coordenador terá para atender aos apontamentos feitos pela CAEC ou
PROEC no período de habilitação.
4.4. Cronograma
4.4.1. O cronograma para o recredenciamento de cursos já foram ofertados em pelo menos 1
semestre nos últimos 3 anos (cursos ativos) está disponível no Anexo I clicando AQUI.
4.4.2. O cronograma para o credenciamento de novos cursos e recredenciamento de cursos que não
foram ofertados nos últimos 3 anos (cursos desativados) está disponível no Anexo II clicando AQUI.


5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1. Se houver troca de coordenadores do curso, esta deverá ser informada à Secretaria dos Cursos de
Especialização e Aperfeiçoamento, por meio de memorando via SEI, para que seja alterada no
Sistema de Informações Universitárias - SIU.
5.2. Lembramos que entre o final das inscrições e o processo seletivo deve haver um intervalo de 10
(dez) dias e entre o processo seletivo e as matrículas intervalo de 5 (cinco) dias.
5.3. O Projeto de Previsão Orçamentária deverá ser encaminhado para o e-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5.4. Os cronogramas mencionados no item 4.4 não mencionam os procedimentos internos de tramitação
dos documentos.


6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. Leia atentamente o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Aperfeiçoamento
pois as programações, recredenciamentos e propostas de cursos novos que não estiverem adequados
ao regimento poderão ser devolvidos. Documento disponível em:
https://www.unifesp.br/reitoria/proex/images/PROEX/latosensu/documentos/Regimento_10_out_2013_REVISADO.pdf
6.2. Evite contratempos, entregue toda a documentação com antecedência, zelo e cautela no
preenchimento.
6.3. As inscrições no curso só serão iniciadas após finalização dos trâmites da documentação e resolução
de pendências quanto ao projeto pedagógico, programação e de previsão orçamentária (se houver)
dos cursos e parecer favorável da Procuradoria.

Orientações gerais para ofertas de cursos de Especialização e Aperfeiçoamento - 2018 - Primeiro Semestre (2)

Orientações Gerais Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento - Formato PDF

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO –2018/1
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna pública as orientações gerais para oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento para 2018/1, comunicando diretrizes e prazos para envio da Programação de cursos já credenciados e Projetos Pedagógicos para cursos novos de especialização e aperfeiçoamento para o primeiro semestre de 2018.


Estes informes seguem a normatização disposta no Regimento Interno dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento da UNIFESP, que tem como base a Lei nº 9.394 de 20/12/1996 (LDB), Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012, Decreto nº. 7423/2010, Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE), Estatuto e Regimento Geral da UNIFESP, Resolução nº 131/2016 do CONSU e demais legislações vigentes.

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 Para cursos já ativos a coordenação deve acessar http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao;
1.1.1 Insira o RF do coordenador (número no verso do crachá) e a senha, que é composta pelo número do curso e o ano 1933 (Fundação da Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina)Escola Paulista de Medicina)Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina)Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) .
1.1.2 Em caso de dúvida procure a Câmara Técnica de Extensão Universitária de seu curso, após clique em OK;
1.1.3 Selecione o nível (especialização ou aperfeiçoamento) e o ano do programa (2018) e clique na “lupa”;
1.1.4 Clique sobre o nome do curso cujos dados deseja atualizar – preencha as informações, atualiza os períodos e confirme;
1.1.5 Vá a cadastros e informe o “Processo Seletivo”, a “Bibliografia” e as “Matérias Ministradas” e “Professor” e confirme todas as informações.
1.2 Para cursos novos ou inativos a mais de três anos, primeiramente deverá ser preenchido o formulário de credenciamento/recredenciamento (disponível também no site http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao) e após o curso será cadastrado ou reativado na PROEC.
1.3 Os cursos que possuírem alunos com pendências acadêmicas de turmas que já se encerraram a mais de 01 (um) ano, não serão liberados. Em caso de dúvida consulte a área restrita do seu curso (cadastro/matérias ministradas/matr.) ou entre em contato com a Secretaria Escolar da respectiva Câmara de Extensão e Cultura.

II – CORPO DOCENTE
2.1 Cada curso deverá ter um coordenador e um vice-coordenador servidores docentes da UNIFESP. O coordenador não poderá ter essa função acumulada para mais de um curso, independentemente de ser nas modalidades presencial, à distância, gratuito ou pago (Resolução nº 131/2016, Art. 6º do CONSU).
2.2 Os responsáveis pelos módulos e/ou disciplinas devem ser servidores da UNIFESP ou professor afiliado com a titulação mínima de mestre.
2.3 O corpo docente de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, deverá ser constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação - Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE).
2.4 O curso deverá ter cerca de 2/3 (dois terços) de sua equipe vinculada com a Unifesp, podendo ser servidor, docente, pesquisador ou professor afiliado – Decreto nº. 7423/2010, artigo 6º, parágrafo 3º.

III – CARGA HORÁRIA
3.1 Os cursos de Aperfeiçoamento, não se incluem modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu conforme Resolução MEC/CNE/CES nº 01/2007 e para que possam ser oferecidos na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) deverão ter carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas e máxima de 359 horas.
3.2 Os cursos de Especialização deverão ter carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, de acordo com a legislação vigente pertinente ao assunto (Regimento Interno dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento da UNIFESP, Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE)) e máxima de 1.440 (mil quatrocentos e quarenta) horas, não ultrapassando 30 (trinta) horas semanais, bem como o máximo de 70% (setenta por cento) da carga horária total para atividades de prática.

IV – PRAZOS
4.1 Para cada processo (Programação para cursos já existentes e Projetos Pedagógicos para cursos novos), é definido um prazo necessário para que se complete todos os procedimentos das solicitações. A coordenação do curso tem a responsabilidade do cumprimento desses prazos sob pena de perder a oferta do curso para esse informe.
4.1.1. Os processos de encaminhamento de documentação feitos pelo curso devem ser:
a) Projeto Pedagógico para credenciamento (cursos novos) ou para recredenciamento (cursos inativos a mais de três anos), que consiste em apresentar a documentação especificada no Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Aperfeiçoamento (Art. 14); http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao

imagem1 orientações gerais EA


b) Programação para cursos ativos que consiste no Formulário da Programação emitido a partir da área restrita da PROEC; http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao

imagem2 orientações gerais EA


4.2 Habilitação é o prazo que a CAEC ou a PROEC tem para reconhecer que os documentos enviados atendem os requisitos estabelecidos no informe.
4.3 Diligência é o prazo que o coordenador terá para atender aos apontamentos feitos pela CAEC ou PROEC no período de habilitação.
4.4 Cronograma

 

Projeto Pedagógico de cursos novos (Credenciamento) e cursos desativados há mais de três anos (Recredenciamento) ATIVIDADE PRAZOS
Entrega do Projeto Pedagógico na CAEC ao qual o curso está vinculado. Até 25/08/2017
Tempo de habilitação pelas CAECs e de resposta às diligências por parte dos cursos. Até 13/09/2017
Homologação dos cursos pelas CAECs. Até 20/09/2017
Entrega da documentação na Secretaria dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento (SCEA) pelas CAECs.  Até 22/09/2017
Tempo de habilitação pela SCEA e de resposta às diligências: entrega na CAEC do Projeto Pedagógico ajustado conforme solicitação da SCEA (se for o caso). Até 27/09/2017
Encerramento para as CAECs entregarem toda documentação final dos cursos na SCEA. Até 29/09/2017
Credenciamento do curso pela SELS.  Até 03/10/2017

 

Programação de Cursos -Ativos/Recredenciados/Novos LIBERAÇÃO DO SISTEMA PARA INSERÇÃO DOS DADOS E ATUALIZAÇÃO DAS PROGRAMAÇÕES A partir de 06/09/2017
Entrega da Programação de Curso na CAEC ao qual o curso está vinculado. Até 29/09/2017
Tempo de habilitação pelas CAECs e de diligências por parte dos coordenadores. Até 20/10/2017
Período de homologação por parte das CAECs.  Até 31/10/2017
Entrega da Programação na SCEA pelas CAECs. 06/11/2017
Homologação pelo COEC. 09/11/2017
Abertura das inscrições. A partir de 15/11/2017
Período máximo para o início das aulas no 1º semestre de 2018. 30/04/2018

 

 

Projeto Pedagógico de cursos novos (Credenciamento) e cursos desativados há mais de três anos (Recredenciamento) ATIVIDADE PRAZOS
Entrega do Projeto Pedagógico na CAEC ao qual o curso está vinculado. Até 25/08/2017
Tempo de habilitação pelas CAECs e de resposta às diligências por parte dos cursos. Até 13/09/2017
Homologação dos cursos pelas CAECs. Até 20/09/2017
Entrega da documentação na Secretaria dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento (SCEA) pelas CAECs.  Até 22/09/2017
Tempo de habilitação pela SCEA e de resposta às diligências: entrega na CAEC do Projeto Pedagógico ajustado conforme solicitação da SCEA (se for o caso). Até 27/09/2017
Encerramento para as CAECs entregarem toda documentação final dos cursos na SCEA. Até 29/09/2017
Credenciamento do curso pela SELS.  Até 03/10/2017
Programação de Cursos -Ativos/Recredenciados/Novos LIBERAÇÃO DO SISTEMA PARA INSERÇÃO DOS DADOS E ATUALIZAÇÃO DAS PROGRAMAÇÕES A partir de 06/09/2017
Entrega da Programação de Curso na CAEC ao qual o curso está vinculado. Até 29/09/2017
Tempo de habilitação pelas CAECs e de diligências por parte dos coordenadores. Até 20/10/2017
Período de homologação por parte das CAECs.  Até 31/10/2017
Entrega da Programação na SCEA pelas CAECs. 06/11/2017
Homologação pelo COEC. 09/11/2017
Abertura das inscrições. A partir de 15/11/2017
Período máximo para o início das aulas no 1º semestre de 2018. 30/04/2018

 

4.4.1 O Projeto de Previsão Orçamentária (PPO), necessário para os cursos pagos, deve seguir o cronograma abaixo e é composto pelo projeto básico, a previsão orçamentária, a relação de participantes, o cronograma de desembolso e o formulário de Declaração de Execução de Atividades (se houver).
http://unifesp.br/reitoria/proex/images/PROEX/Planilhas/Planilha_Custos_Extensao.xls

 

Programação de Cursos -Ativos/Recredenciados/Novos ATIVIDADE PRAZOS
Encaminhamento do Projeto de Previsão Orçamentário (PPO) do curso para a Assessoria de Previsão Orçamentária da PROEC, via e-mail.  Até 18/09/2017
Tempo de habilitação pela Assessoria de Previsão Orçamentária da PROEC.  Até 25/09/2017
Período de diligências por parte do coordenador do curso e reenvio por e-mail do PPO ajustado. Até 02/10/2017
Encaminhamento do PPO para o curso com a cotação da FAP para assinatura dos coordenadores. Até 25/10/2017
O coordenador do curso deve entregar a documentação completa e assinada na CAEC ao qual está vinculado. Até 30/10/2017
Abertura das inscrições (após liberação da Procuradoria) A partir de 15/11/2017
Período máximo para o início das aulas no 1o semestre de 2018.  30/04/2018

 

 


V – DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Se houver troca de coordenadores do curso, esta deverá ser informada à Secretaria dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, por meio de ofício, para que seja alterada no Sistema de Informações Universitárias - SIU.
5.2 Entre o final das inscrições e o processo seletivo deve haver um intervalo de 10 (dez) dias e entre o processo seletivo e as matrículas intervalo de 5 (cinco) dias.
5.3 O Projeto de Previsão Orçamentária deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5.4 Os cronogramas mencionados no item 4.4.1 não mencionam os procedimentos internos de tramitação dos documentos.


VI – DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 Leia atentamente o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Aperfeiçoamento pois as programações, recredenciamentos e propostas de cursos novos que não estiverem adequados ao regimento poderão ser devolvidos.
http://www.unifesp.br/reitoria/proex/images/PROEX/latosensu/documentos/regimento_interno_lato_sensu_10_out_2013.pdf
6.2 Evite contratempos, entregue toda a documentação com antecedência, zelo e cautela no preenchimento. 6.3 As inscrições no curso só serão iniciadas após finalização dos trâmites da documentação e resolução de pendências quanto ao projeto pedagógica e de previsão orçamentária (se houver) dos cursos.

Orientações gerais para ofertas de cursos de Especialização e Aperfeiçoamento - 2018 - Primeiro Semestre

Orientações Gerais Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento - Formato PDF

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO –2018/1
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna pública as orientações gerais para oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento para 2018/1, comunicando diretrizes e prazos para envio da Programação de cursos já credenciados e Projetos Pedagógicos para cursos novos de especialização e aperfeiçoamento para o primeiro semestre de 2018.


Estes informes seguem a normatização disposta no Regimento Interno dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento da UNIFESP, que tem como base a Lei nº 9.394 de 20/12/1996 (LDB), Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012, Decreto nº. 7423/2010, Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE), Estatuto e Regimento Geral da UNIFESP, Resolução nº 131/2016 do CONSU e demais legislações vigentes.

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 Para cursos já ativos a coordenação deve acessar http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao;
1.1.1 Insira o RF do coordenador (número no verso do crachá) e a senha, que é composta pelo número do curso e o ano 1933 (Fundação da Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina)Escola Paulista de Medicina)Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina)Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) Escola Paulista de Medicina) .
1.1.2 Em caso de dúvida procure a Câmara Técnica de Extensão Universitária de seu curso, após clique em OK;
1.1.3 Selecione o nível (especialização ou aperfeiçoamento) e o ano do programa (2018) e clique na “lupa”;
1.1.4 Clique sobre o nome do curso cujos dados deseja atualizar – preencha as informações, atualiza os períodos e confirme;
1.1.5 Vá a cadastros e informe o “Processo Seletivo”, a “Bibliografia” e as “Matérias Ministradas” e “Professor” e confirme todas as informações.
1.2 Para cursos novos ou inativos a mais de três anos, primeiramente deverá ser preenchido o formulário de credenciamento/recredenciamento (disponível também no site http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao) e após o curso será cadastrado ou reativado na PROEC.
1.3 Os cursos que possuírem alunos com pendências acadêmicas de turmas que já se encerraram a mais de 01 (um) ano, não serão liberados. Em caso de dúvida consulte a área restrita do seu curso (cadastro/matérias ministradas/matr.) ou entre em contato com a Secretaria Escolar da respectiva Câmara de Extensão e Cultura.

II – CORPO DOCENTE
2.1 Cada curso deverá ter um coordenador e um vice-coordenador servidores docentes da UNIFESP. O coordenador não poderá ter essa função acumulada para mais de um curso, independentemente de ser nas modalidades presencial, à distância, gratuito ou pago (Resolução nº 131/2016, Art. 6º do CONSU).
2.2 Os responsáveis pelos módulos e/ou disciplinas devem ser servidores da UNIFESP ou professor afiliado com a titulação mínima de mestre.
2.3 O corpo docente de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, deverá ser constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação - Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE).
2.4 O curso deverá ter cerca de 2/3 (dois terços) de sua equipe vinculada com a Unifesp, podendo ser servidor, docente, pesquisador ou professor afiliado – Decreto nº. 7423/2010, artigo 6º, parágrafo 3º.

III – CARGA HORÁRIA
3.1 Os cursos de Aperfeiçoamento, não se incluem modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu conforme Resolução MEC/CNE/CES nº 01/2007 e para que possam ser oferecidos na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) deverão ter carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas e máxima de 359 horas.
3.2 Os cursos de Especialização deverão ter carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, de acordo com a legislação vigente pertinente ao assunto (Regimento Interno dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento da UNIFESP, Resolução n° 1, de 08/06/2007 (CNE)) e máxima de 1.440 (mil quatrocentos e quarenta) horas, não ultrapassando 30 (trinta) horas semanais, bem como o máximo de 70% (setenta por cento) da carga horária total para atividades de prática.

IV – PRAZOS
4.1 Para cada processo (Programação para cursos já existentes e Projetos Pedagógicos para cursos novos), é definido um prazo necessário para que se complete todos os procedimentos das solicitações. A coordenação do curso tem a responsabilidade do cumprimento desses prazos sob pena de perder a oferta do curso para esse informe.
4.1.1. Os processos de encaminhamento de documentação feitos pelo curso devem ser:
a) Projeto Pedagógico para credenciamento (cursos novos) ou para recredenciamento (cursos inativos a mais de três anos), que consiste em apresentar a documentação especificada no Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Aperfeiçoamento (Art. 14); http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao

imagem1 orientações gerais EA


b) Programação para cursos ativos que consiste no Formulário da Programação emitido a partir da área restrita da PROEC; http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-gerais/apresentacao

imagem2 orientações gerais EA


4.2 Habilitação é o prazo que a CAEC ou a PROEC tem para reconhecer que os documentos enviados atendem os requisitos estabelecidos no informe.
4.3 Diligência é o prazo que o coordenador terá para atender aos apontamentos feitos pela CAEC ou PROEC no período de habilitação.
4.4 Cronograma

 

Projeto Pedagógico de cursos novos (Credenciamento) e cursos desativados há mais de três anos (Recredenciamento) ATIVIDADE PRAZOS
Entrega do Projeto Pedagógico na CAEC ao qual o curso está vinculado. Até 25/08/2017
Tempo de habilitação pelas CAECs e de resposta às diligências por parte dos cursos. Até 13/09/2017
Homologação dos cursos pelas CAECs. Até 20/09/2017
Entrega da documentação na Secretaria dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento (SCEA) pelas CAECs.  Até 22/09/2017
Tempo de habilitação pela SCEA e de resposta às diligências: entrega na CAEC do Projeto Pedagógico ajustado conforme solicitação da SCEA (se for o caso). Até 27/09/2017
Encerramento para as CAECs entregarem toda documentação final dos cursos na SCEA. Até 29/09/2017
Credenciamento do curso pela SELS.  Até 03/10/2017
Programação de Cursos -Ativos/Recredenciados/Novos LIBERAÇÃO DO SISTEMA PARA INSERÇÃO DOS DADOS E ATUALIZAÇÃO DAS PROGRAMAÇÕES A partir de 06/09/2017
Entrega da Programação de Curso na CAEC ao qual o curso está vinculado. Até 29/09/2017
Tempo de habilitação pelas CAECs e de diligências por parte dos coordenadores. Até 20/10/2017
Período de homologação por parte das CAECs.  Até 31/10/2017
Entrega da Programação na SCEA pelas CAECs. 06/11/2017
Homologação pelo COEC. 09/11/2017
Abertura das inscrições. A partir de 15/11/2017
Período máximo para o início das aulas no 1º semestre de 2018. 30/04/2018

4.4.1 O Projeto de Previsão Orçamentária (PPO), necessário para os cursos pagos, deve seguir o cronograma abaixo e é composto pelo projeto básico, a previsão orçamentária, a relação de participantes, o cronograma de desembolso e o formulário de Declaração de Execução de Atividades (se houver).
http://www.unifesp.br/reitoria/proex/pos-graduacao/informacoes-ao-professor/assessoria-de-previsao-orcamentaria

Programação de Cursos -Ativos/Recredenciados/Novos ATIVIDADE PRAZOS
Encaminhamento do Projeto de Previsão Orçamentário (PPO) do curso para a Assessoria de Previsão Orçamentária da PROEC, via e-mail.  Até 18/09/2017
Tempo de habilitação pela Assessoria de Previsão Orçamentária da PROEC.  Até 25/09/2017
Período de diligências por parte do coordenador do curso e reenvio por e-mail do PPO ajustado. Até 02/10/2017
Encaminhamento do PPO para o curso com a cotação da FAP para assinatura dos coordenadores. Até 25/10/2017
O coordenador do curso deve entregar a documentação completa e assinada na CAEC ao qual está vinculado. Até 30/10/2017
Abertura das inscrições (após liberação da Procuradoria) A partir de 01/12/2017
Período máximo para o início das aulas no 1o semestre de 2018.  30/04/2018

 

 


V – DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Se houver troca de coordenadores do curso, esta deverá ser informada à Secretaria dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, por meio de ofício, para que seja alterada no Sistema de Informações Universitárias - SIU.
5.2 Entre o final das inscrições e o processo seletivo deve haver um intervalo de 10 (dez) dias e entre o processo seletivo e as matrículas intervalo de 5 (cinco) dias.
5.3 O Projeto de Previsão Orçamentária deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5.4 Os cronogramas mencionados no item 4.4.1 não mencionam os procedimentos internos de tramitação dos documentos.


VI – DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 Leia atentamente o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Aperfeiçoamento pois as programações, recredenciamentos e propostas de cursos novos que não estiverem adequados ao regimento poderão ser devolvidos.
http://www.unifesp.br/reitoria/proex/images/PROEX/latosensu/documentos/regimento_interno_lato_sensu_10_out_2013.pdf
6.2 Evite contratempos, entregue toda a documentação com antecedência, zelo e cautela no preenchimento. 6.3 As inscrições no curso só serão iniciadas após finalização dos trâmites da documentação e resolução de pendências quanto ao projeto pedagógica e de previsão orçamentária (se houver) dos cursos.

Assessoria Administrativa Financeira - (Lato Sensu)

A Assessoria Administrativa Financeira tem como finalidade auxiliar professores, departamentos e secretarias que organizam cursos de aperfeiçoamento e/ou cursos de especialização que ocorram cobrança de mensalidade(s).

Os cursos pagos de especialização e aperfeiçoamento são regulados pela Resolução 172. A partir da normativa, alguns instrumentos tornaram-se necessários para preenchimento e encaminhamento do fluxo administrativo contratual.


 O fluxo atualmente é iniciado diretamente pelo proponente com o Núcleo de Contratação com a Fundação de Apoio - NUFAP, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para visualizar o novo fluxo administrativo para os cursos de aperfeiçoamento/especialização. Caso queira acessar outros fluxos e normativas de convênios da Unifesp, clique aqui.

 

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Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo

  • Para a realização da cotação do gerenciamento financeiro: 
    →  Regiane Sabatini (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Após a efetiva contratação:
    →  Cleudinaldo Viana  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Patricia Nascimento (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Informações Gerais:
    →  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1087, cj 801, 8° Andar - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04037-003 -Telefone: (11) 3369-4000

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Coordenadoria Administrativa do Complexo da Baixada Santista

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (13) 3229-0202 / (11) 5576-4848  nos voips 3915 e 3716

Endereço: Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144 - sala 404 - Encruzilhada - Santos - SP

 

Coordenadoria Administrativa do Complexo de Diadema

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria Administrativa do Complexo de Guarulhos

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria Administrativa do Complexo de Osasco

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria Administrativa do Complexo de São José dos Campos

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria Administrativa do Complexo de São Paulo

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. -  Telefone:  (11) 5089-9219 / 5576-4848  nos voips 1719, 1136 e 2496

Endereço: Rua Botucatu, n° 740 - 5º andar - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023-062

 

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Segue abaixo listagem da documentação necessária do Projeto de Previsão Orçamentária (PPO) com link disponível nos nomes da lista abaixo.

 

Anexo I - Termo de Responsabilidade - Clique Aqui

Anexo II - Cronograma de Desembolso - Clique Aqui

Anexo III - Planilha de Previsão Orçamentária - Clique Aqui

Anexo IV - Listagem de Participantes - Clique Aqui

Declaração de Execução de Atividades (se necessário para os docentes em regime de Dedicação Exclusiva) - Clique Aqui

 

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