Apresentação

A Extensão Universitária é promovida por ações de natureza educativa, cultural, científica e política, desenvolvidas por metodologias que propiciem a assimilação e a construção do conhecimento a partir dos desafios postos pela realidade vivida. Busca, por meio do diálogo entre as práticas científicas e sociais, respostas às necessidades dos sujeitos envolvidos, na perspectiva de ampliar a formação dos estudantes, práxis dos docentes e TAES, como também a transformação social.

Assim, as ações extensionistas são efetuadas com base na interação dialógica, na interdisciplinaridade, na interprofissionalidade e na indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

Na ProEC Unifesp as ações de extensão ocorrem por meio de Programas, Projetos, Eventos, Cursos de Extensão, Cursos de Especialização (Lato Sensu) e Aperfeiçoamento, Projeto Acadêmico de Prestação de Serviço (PAPS), Projeto de Inovação Social, Cátedra Kaapora, Núcleo TransUnifesp, Observatórios, e em articulação com Empresas Juniores, Cursinhos Populares, Escolas de Cidadanias e Universidade da Pessoa Idosa (UAPI).

 

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ATENDIMENTO PROEC:

   Devido à pandemia do Corona Vírus (COVID19)      o atendimento da Proec está ocorrendo de forma não presencial. Entre em contato através dos emails e fones informados - Clique Aqui.

 

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ACONTECE NA UNIFESP

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Informes - Cursos de Extensão Unifesp "Curso de Ciências Básicas e Clínicas em Oftalmologia"

Informes Cursos de Extensão UnifespReitoria e as Pró-reitorias de Graduação, de Pós-graduação e de Extensão e Cultura da UNIFESP suspenderam todas as atividades presenciais, inclusive aulas...

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Os Projetos Acadêmicos de Prestação de Serviços (PAPS) nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão, com participação de servidores públicos (técnicos administrativos e docentes), podem abranger os diversos tipos de análises demandadas à Universidade, tais como serviços técnicos especializados, serviços de laboratório, atividades de consultoria, assessoria e curadoria prestados à comunidade.

O PAPS é uma atividade extensionista intersetorial da Unifesp organizada pela Agência de Inovação da Unifesp - AIU/PROPGPq, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, e da Pró-Reitoria de Administração – PROADM. O projeto precisa ser discutido no Comitê PAPS que possui os integrantes destes setores da universidade que atende no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Caso as instalações e servidores públicos da UNIFESP sejam utilizados para o desenvolvimento do projeto, o orçamento deve contemplar o valor de restituição à UNIFESP relativo às atividades de apoio administrativo, informática, laboratorial e outros, ao espaço físico, à infraestrutura (água, luz, limpeza, vigilância, telefonia, internet, etc) e ao uso de equipamentos. Para determinar o valor de restituição à UNIFESP, é disponibilizado um sistema de simulação ao Coordenador de Projeto para que o montante seja incluso no orçamento do PAPS (Art. 6º CONSU Resolução 138/2017).

Nesta modalidade de acordo, é obrigatória a contratação da Fundação de Apoio à Unifesp (FapUnifesp) para realizar o controle contábil financeiro dos recursos aportados (Art. 6º CONSU Resolução 138/2017), com participação de um funcionário do quadro interno da FapUnifesp denominado Analista do projeto que ficará responsável por atender o coordenador e fornecer apoio gerencial e suporte técnico necessários.

Aqui encontra-se o link para o fluxo de credenciamento.

 

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Portarias e Resoluções

Para consultar as resoluções e portarias, clique no anexo correspondente.

Resolução
Portaria
Data Título Anexo
138  - 11/10/2017 O Projeto Acadêmico de Prestação de Serviço – PAPS é uma atividade extensionista intersetorial da Unifesp organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica– NIT/PROPGPq, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq, da Pró-Reitoria deExtensão e Cultura – PROEC, e da Pró-Reitoria de Administração – PROADM.  Reso_138_2017
4481 14/11/2017 Comitê Intersetorial de Avaliação e Acompanhamento dos Projetos Acadêmicos de Prestação de Serviços - PAPS  Port_4481_2017

 

 

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Documentos

Informações sobre Editais e Captação de Recursos

 

A PROEC no intuito de auxiliar a comunidade disponibiliza informação de alguns editais para captação de recursos. Caso saiba de algum edital que não esteja listado, por favor entre em contato conosco (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

 Para acessar o Banco de Editais - Clique aqui.

 

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Apresentação

A Empresa Júnior (EJ) visa ampliar o relacionamento dos estudantes da Unifesp com o mercado de trabalho, por meio da prática empresarial e do empreendedorismo, possibilitando assim o estreitamento acadêmico com o setor produtivo público e privado, e a sociedade, realizando para isso trabalhos de assessoria, consultoria, apoio técnico e desenvolvimento de estudos e projetos. A Empresa Júnior deve ter suas atividades voltadas para o desenvolvimento de novos projetos, serviços ou processos que sejam compatíveis com sua área de atuação e sejam condizentes com seus objetivos específicos de desenvolvimento acadêmico, intelectual e profissional.

A Empresa Júnior terá autonomia de gestão em relação à Unifesp ou qualquer entidade estudantil, para tanto, deve seguir a legislação, normas e regulamentos vigentes.

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Normativas Vigentes

Data da Publicação Normativa Dispõe sobre
06 de abril de 2016  Lei Federal 13.267/2016  Disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior
14 de novembro de 2018 Resolução CONSU 160/2018

Sobre a regulação, organização e funcionamento das Empresas Juniores na Unifesp.

14 de novembro de 2018 Anexos da Resolução CONSU 160/2018 Anexos sobre a regulação, organização e funcionamento das Empresas Juniores na Unifesp.
19 de setembro de 2019 Portaria PROEC 04/2019 Designa Comitê Intersetorial de Avaliação e Acompanhamento (CEJ) das empresas juniores

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Tutoriais e Listas de Verificação para as EJs

 

Segue abaixo listagem de documentos necessários para cada fase de funcionamento da EJ.

 

Cadastramento

  1. Autorização e Credenciamento - Clique Aqui
  2. Plano Acadêmico de Atuação - Clique Aqui
  3. Tutorial para Cadastramento no SEI - Clique Aqui
  4. Modelo de Termo de Anuência - Clique Aqui

Prestação de Contas

  1. Relatório Anual de Atividades - Clique Aqui
  2. Relatório Financeiro - Clique Aqui

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Equipe

 

Coordenação: Prof Dr Anthony Andrey Ramalho Diniz

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (11) 5576-4848 voip 8654

 

Apoio Administrativo: Dáina Gonçalves Silva

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (11) 5576-4848 voip 8826

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Fluxo Administrativo

 

 

fluxo empresa junior set2019

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Notícias e Matérias

 

 

 

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Apresentação

Os observatórios são espaços de articulação democrática, participativa e dialógica, capazes de contribuir para o monitoramento e a transformação da realidade, por meio de análises, reflexões, produção de dados e conhecimentos, subsídios e recomendações, visando acompanhar, dar visibilidade, problematizar e evidenciar temas, situações, problemas, políticas públicas e processos de relevância socioambiental e de garantia de direitos.

Os observatórios também são concebidos como espaços que subsidiam a gestão pública em ações coletivas de cidadania ativa e participação social.

Para acessar o Edital de Fomento aos Observatórios, clique aqui.

 

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Definições

- Observatórios Unifesp (temáticos): são espaços de articulação democrática, participativa e dialógica, capazes de contribuir para o monitoramento e a transformação da realidade, por meio de análises, reflexões, produção de dados e conhecimentos, subsídios e recomendações, visando a acompanhar, dar visibilidade, problematizar e evidenciar temas, situações, problemas, políticas públicas e processos de relevância socioambiental e de garantia de direitos.

- Meta-observatório Institucional: é o espaço de análise dos impactos científicos, sociais, políticos, econômicos, ambientais e territoriais daquela Unidade da Unifesp (Campus), bem como as repercussões socioespaciais da sua implantação e consolidação diante dos processos de transformação urbana, modo de vida e formas de sobrevivência da população local, frente às políticas públicas estabelecidas para a região, em resposta aos novos desafios e oportunidades da competição econômica global.

 

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Objetivos da Política de Observatórios

- Promover e apoiar, institucionalmente, buscando materiais e subsídios para a criação, reconhecimento, gerenciamento e sustentabilidade de observatórios na Unifesp;

- Normatizar processos de credenciamento, implementação, qualificação, monitoramento e avaliação dos observatórios;

- Estabelecer critérios de avaliação, com base em metodologias participativas e considerando os cenários de atuação dos observatórios Unifesp;

- Definir processos e instrumentos para amplo acesso, compartilhamento e divulgação da produção e atividades dos observatórios Unifesp;

- Ampliar e fortalecer a integração e articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

- Contribuir para a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico Institucional (PDI) da Unifesp;

- Contribuir para o fortalecimento da cidadania ativa e da participação social, a partir de dados, informações e análises, especialmente de séries históricas;

- Fortalecer a importância da universidade perante a sociedade, a partir das atuações conjuntas promovidas por ambas as partes.

 

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Normativas Vigentes

 Data de Publicação Normativa  Dispõe sobre 
04 de novembro de 2019 Portaria ProEc nº   05/2019 Constituir a composição do Comitê de Acompanhamento dos Observatórios Unifesp.
 11 de janeiro de 2019  Portaria PROEC nº 01/2019 Designa Grupo de Trabalho para a construção da Política de Observatórios da Unifesp
25 de Novembro de 2019 Resolução CONSU nº 177/2019 A Política de Observatórios Unifesp
 19 de setembro de 2019  Resolução COEC n° 01/2019  A Política de Observatórios Unifesp

 

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Tutorial e Listas de Verificação para os Observatórios

Segue abaixo listagem de documentos necessários para cada fase de funcionamento do observatório:

  1. Tutorial para Cadastramento de Observatórios no SEI - Clique Aqui
  2. Lista de Verificação para o Credenciamento e Recredenciamento- Clique Aqui (em elaboração)
  3. Lista de Verificação para o Relatório Bianual - Clique Aqui (em elaboração)

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Equipe

 

Coordenação: 

Prof Dr Anthony Andrey Ramalho Diniz

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.- Telefone: (11) 5576-4848 voip 8654

 

Apoio Administrativo: 

Dáina Gonçalves Silva

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (11) 5576-4848 voip 8826

Ivo Ferreira

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  - Telefone: (11) 5576-4848 voip 8824

 

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Fluxo Administrativo

 

(Re)Credenciamento de Observatórios

 Fluxo observatório Geral v2

 

(Re)Credenciamento do Meta-Observatório Institucional do Campus

Meta Observatório Institucional

 

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Notícias e Matérias

Pró-Reitora

Profª Raiane Patricia Severino Assumpção
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Pró-Reitor Adjunto
Prof. Magnus Regios Dias da Silva
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Gabinete PROEC

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Assessoria de Gabinete

Yara Ferreira Marques
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 5576-4848 Voip: 8647

 Secretaria

Enio Shigueo Maeda
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Voip: 8654

 

Raquel Vieira Ramos Rodrigues
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Voip: 8654

 

 

Coordenadoria de Cultura

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenação
Profa. Dra.  Andreia dos Santos Menezes

 

Gestor Cultural 

Gildean Silva Pereira Voip: 8655

Mônica Angélica Ferrreira Voip: 8963

 

Coordenadoria de Direitos Humanos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadora Acadêmica
Profa. Dra.  Débora Galvani

Coordenador Administrativo de Educação
José Lincoln Menegildo Casselin Voip: 8505

Equipe
Aline Rocco  Voip: 8819

 

Coordenadoria de Inovação Social

Coordenação
Prof. Dr.  Anthony Andrey Ramalho Diniz
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Apoio
Dáina Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 Voip: 8826

Ivo Ramos

 

Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação
Profª Dra. Ana Maria Santos Gouw

Equipe
Carina Biancolin Voip: 8457

 

Assessoria de Previsão Orçamentária

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação
Dáina Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 Voip: 8826

Equipe

Patrício Freitas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Voip: 8824

Márcia Ribeiro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Voip: 8880

 

Coordenadoria de Cursos de Extensão

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação
Manuel Camilo Gil Ferreira de Medeiros
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.     Voip: 8729

Equipe

Rachel Mariano Puccini Bueno   Voip: 8518

Adriano N. Di Santo (em licença)

 

Coordenadoria de Eventos de Extensão

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Coordenação
Carolina C. Silva
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.     Voip: 8998

Equipe
Romisson Pereira da Silva
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Voip:8503

 

Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento

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Coordenação
Prof. Dr. Wallace Chamon 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipe

Lucilene Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Voip: 8641

Márcia Ribeiro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   Voip: 8880

Célia Cristina Franco de Godoy
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   Voip: 8644

 

Residência Multiprofissional

E-mail (São Paulo): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação
Profª. Suzete Maria Fustinoni

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenação

Profª. Erika Mattos Santangelo
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipe
Campus Santos:
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Eduardo Rodrigues da Silva

Campus São Paulo:
E-mail:
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Marcelo de Oliveira Souza   Voip: 1569

Maria de Fátima Gondim de Lima    Voip: 1548

 

UNASUS

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Telefone: (11) 3385-4126

 

Coordenação
Dr. Jorge Harada

Equipe

André Alberto do Prado
E-mail:
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Eduardo Ono
E-mail:
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Felipe Vieira Pacheco
E-mail:
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Gilson Barbosa Fernandes
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Jussilaine Santos
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Karen da Silva Santos
E-mail:
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Manoel da Conceição Ramos
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Paula Turini
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Rodrigo Santim
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Rogério Alves Lourenço
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Valéria Gomes Bastos

Yuri Campos

 

 

 

 

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