PAPS - Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços

PAPS - Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços

 

Os Projetos Acadêmicos de Prestação de Serviços (PAPS) nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão, com participação de servidores públicos (técnicos administrativos e docentes), podem abranger os diversos tipos de análises demandadas à Universidade, tais como serviços técnicos especializados, serviços de laboratório, atividades de consultoria, assessoria e curadoria prestados à comunidade.

 

O PAPS é uma atividade extensionista intersetorial da Unifesp organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica– NIT/PROPGPq, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, e da Pró-Reitoria de Administração – PROADM.

 

Caso as instalações e servidores públicos da UNIFESP sejam utilizados para o desenvolvimento do projeto, o orçamento deve contemplar o valor de ressarcimento à UNIFESP relativo às atividades de apoio administrativo, informática, laboratorial e outros, ao espaço físico, à infraestrutura (água, luz, limpeza, vigilância, telefonia, internet, etc) e ao uso de equipamentos. Para determinar o valor de ressarcimento à UNIFESP, é disponibilizado um sistema de simulação ao Coordenador de Projeto para que o montante seja incluso no orçamento do PAPS (Art. 6º CONSU Resolução 138/2017).

 

Nesta modalidade de acordo, é obrigatória a contratação da Fundação de Apoio à Unifesp (FapUnifesp) para realizar o controle contábil financeiro dos recursos aportados (Art. 6º CONSU Resolução 138/2017), com participação de um funcionário do quadro interno da FapUnifesp denominado Analista do projeto que ficará responsável por atender o coordenador e fornecer apoio gerencial e suporte técnico necessários.

 

Aqui encontra-se o link para o fluxo de credenciamento.



Para firmar um Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços o pesquisador precisará do seguinte rol de documentos:

 

  • Termo de Referência (Pedido de Compra - Modelo disponível no link);

  • Plano de Trabalho/Projeto Básico (Modelo disponibilizado em breve);

  • Aprovação do Acordo nas instâncias pertinentes da Universidade (Câmara de Extensão e Cultura e Conselho de Extensão e Cultura).



São responsabilidades do Setor de Compras do Campus:

 

  • Estatuto da FapUnifesp (Contratada);

  • Ata de Eleição com Nomeação do Responsável pela FapUnifesp (Contratada);

  • Certidões Negativas de Débitos da FapUnifesp (Contratada), contato no site;

  • Cópia do documento de identidade do dirigente da FapUnifesp que assinará o acordo.



São responsabilidades do Setor de Convênios do Campus:

  • Elaborar a minuta do Contrato (Modelo disponível no link);

  • Solicitar manifestação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNIFESP sobre cláusulas relativas a propriedade intelectual (Solicitar diretamente ao setor, contatos no site);

  • Calcular a planilha de ressarcimento à Unifesp pela utilização de sua estrutura, equipamentos, horas de trabalho técnico-administrativo / laboratório / T.I. ( se necessário), equipamentos a serem utilizados e seu tempo de utilização por dia e metragem quadrada necessária para a realização dos trabalhos, conforme informação fornecida pelo pesquisador, e aprovada pela Diretoria Administrativa do Campus;

  • Solicitar o custo do gerenciamento à FapUnifesp, o qual deverá descrever todas as despesas previstas pela Fap para esta execução e estimativa de valor arrecadado, incluindo o custo de ressarcimento à Unifesp, contatos no site).