EDITAIS / RESULTADOS

Prorrogação das Inscrições ao Programa de Auxílio Para Estudantes (PAPE) - 2024

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga a prorrogação do Edital n. 94/2024 – Programa de Auxílio para Estudantes – PAPE/Unifesp 2024, até o dia 17 de maio de 2024.

Leia mais...

Resultado Final do Edital n. 189/2024 - Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação Negros e Negras

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o resultado final do Edital n. 189/2024, de Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação Negros e Negras, relativo ao ano de 2024.

Leia mais...

Divulgação do Resultado do Edital n. 189/2024 - Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação Negros e Negras

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o resultado do Edital n. 189/2024, com as vagas remanescentes da seleção de estudantes de graduação e pós-graduação negros e negras, divulgado e publicado em 2024.

Leia mais...

Divulgação do Edital n. 189/2024 - Vagas Remanescentes de Gradução e Pós-Graduação Negros e Negras

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o Edital n. 189/2024, para inscrição em vagas remanescentes da seleção de estudantes de graduação e pós-graduação negros e negras.

Leia mais...

Divulgação do Edital n. 108/2024 - Auxílio Creche 2024

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o Edital n. 108/2024, relativo ao Auxílio Creche 2024.

Leia mais...

Edital n. 94/2024 - Programa de Auxílio para Estudantes

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o Edital n. 94/2024, do Programa de Auxílio para Estudantes (PAPE), relativo ao ano de 2024.

Leia mais...

Divulgação de Resultado de Aprovação de Bolsas - Mestrado/Doutorado - Projeto Abdias Nascimento

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o resultado da aprovação de bolsas relativas aos Editais n. 02/2024 e 03/2024, para mestrado e doutorado no âmbito do Projeto Abdias Nascimento.

Leia mais...

Resultado do Edital n. 01/2024 - Aprovação de Bolsas para Pós-Doutoramento - Projeto Abdias Nascimento

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o resultado do Edital n. 01/2024, de aprovação de bolsas para pós-doutorado no âmbito do Projeto Abdias Nascimento.

Leia mais...

Projeto Abdias Nascimento - Editais 02/2024 e 03/2024

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga a homologação de inscrições dos Editais n. 02/2024 e n. 03/2024, do Projeto Abdias Nascimento.

Leia mais...

INFORMES / EVENTOS

Prorrogação das Inscrições no EDITAL No. 94/2024 – Programa de Auxílio para Estudantes – PAPE/Unifesp 2024

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (PRAEPA) comunica a prorrogação das inscrições no EDITAL No. 94/2024 – Programa de Auxílio para Estudantes – PAPE/Unifesp 2024, até o dia 17/05/2024.

Leia mais...

Curso Educação para a Saúde - Ansiedade

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmatias divulga o curso EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: ANSIEDADE (curso presencial em SJC) 3ª Oferta - 2024, a ser realizado pela Comissão Apoio à Aprendizagem da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - Praepa.

Leia mais...

Seminário Internacional Reparação Histórica e Solidariedade na Diáspora Negra

Leia mais...

Projeto da Unifesp aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento seleciona bolsistas de mestrado e doutorado

As inscrições podem ser realizadas de 1.º a 15 de fevereiro.

Leia mais...

Divulgação - Curso Projeto de Vida

Divulgamos o curso "Projeto de Vida", a ser realizado pela Comissão Apoio à Aprendizagem da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - Praepa.

Leia mais...

Curso Planejamento de Estudos e Organização do Tempo

Divulgamos o curso "Planejamento de estudos e organização do tempo - 7ª oferta", a ser realizado pela Comissão Apoio à Aprendizagem da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - Praepa.

Leia mais...

Projeto da Unifesp aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento seleciona bolsistas de pós-doutorado

As inscrições podem ser realizadas de 1.º a 15 de fevereiro

Leia mais...

Manifesto do Caepa contra violência policial na ALESP

Na noite do dia 6 de dezembro, a Reitoria da Unifesp tomou conhecimento dos atos de violência ocorridos em sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante a votação do projeto de Lei N.º 1.501/2023 sobre a privatização da Sabesp.

Leia mais...

Nota de Pesar

Com pesar, a Universidade Federal de São Paulo comunica o falecimento de Davi Gomes de Andrade Padin, estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do campus São José dos Campos. Solidarizamo-nos com a família, amigos/as e toda a comunidade do Campus nesse momento de profunda tristeza.

Leia mais...

Divulgação - Oficina de Escrita de Si: do Diário à Política Carolina Maria de Jesus

Estão abertas as inscrições da OFICINA DE ESCRITA DE SI: DO DIÁRIO DE BITITA À POLÍTICA CAROLINA MARIA DE JESUS, promovida pelo projeto Unifesp Negra da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Universidade Federal de São Paulo.

Leia mais...

Questionário - Estudantes Internacionais Unifesp - Vamos nos Conhecer?

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o questionário para levantamento das demandas/dificuldades dos/das estudantes internacionais da Unifesp.

Leia mais...

Sobre o Consumo de Alimentos de Origem Animal

 

 

 

Cartaz - Sobre_Consumo_Alimentos_Origem_Animal.jpg

 

Você sabia?

 

Universidades ao redor do mundo têm diminuído ou até eliminado o fornecimento de carnes e outros produtos de origem animal.

 

Mas por quê?

 

  • A produção de alimentos é responsável por uma fração expressiva do uso de recursos naturais e é uma das principais causadoras da degradação ambiental do planeta, sendo responsável por 20–30% das emissões totais de gases causadores do efeito estufa, captação de 70% da água fresca e cerca de 80% do desmatamento (Fresán e Sabaté, 2019), sendo os derivados de origem animal protagonistas destes impactos. A mudança para dietas sustentáveis é uma forma de diminuir os impactos da produção de alimentos, juntamente com o uso de tecnologias mais eficientes de produção e com a diminuição do desperdício de alimentos. A mudança no comportamento e nas escolhas alimentares de consumidores pode promover maiores ganhos ambientais do que mudanças por parte dos produtores (Poore e Nemecek, 2018);

  • Dietas sem derivados de origem animal promovem reduções significativas dos impactos ambientais da alimentação em comparação com dietas convencionais: redução de 51% nas emissões de gases causadores do efeito estufa (Aleksandrowicz et al., 2016), 76% no uso da terra, 50% na acidificação, 49% na eutrofização, 19% no consumo de água fresca (Poore e Nemecek, 2018);

  • em termos de conteúdo de proteína, as emissões de gases de efeito estufa e o uso Da terra 36 vezes e 6 vezes maior para a carne bovina do que para ervilhas (Poore e Nemecek, 2018);

  • Para produzir 1 kg de carne, um boi precisa consumir 8 kg de comida (Charles e Godfray, 2010);

  • A produção de carne, leite e ovos é responsável por cerca de 83% da terra cultivada no mundo, contribui com cerca de 57% das emissões de gases do efeito estufa da produção de alimentos, mas só fornece 37% da proteína e 18% das calorias de toda a alimentação (Poore e Nemecek, 2018);

  • A produção de 1 kg de feijão requer 3,8 m² de terra, 2,5 m³ de água, 39g de fertilizantes, 2,2 kg de pesticidas; já a produção de 1 kg de carne demanda 52 m² de terra, 20,2 m³ de água, 360g de fertilizantes, 17,2 g de pesticidas, ou seja, entre 8 e 14 vez mais recursos são usados para produzir carne (Fresán e Sabaté, 2019)

  • um estudo do IPAM mostrou que 75% da área pública desmatada da Amazônia é ocupado por pastagem (IPAM, 2021).

 

Além disso, a dieta sem derivados de origem animal traz benefícios à saúde de humanos:

  • Pessoas vegetarianas têm menor incidência de diabetes tipo 2, obesidade, doenças coronárias e maior expectativa de vida (Fresán e Sabaté, 2019).

 

Para além dos impactos ambientais e para a saúde humana, o consumo de carnes é responsável por bilhões de mortos todos os anos.

  • Somente no ano de 2022 no Brasil foram mortos 29,8 milhões de bovinos, 56,15 milhões de porcos (EBC, 2023) e 6,11 bilhões de frangos (AVINEWS, 2023);

  • Em todo o mundo, estima-se que 80 bilhões de animais terrestres foram mortos para produção de carne em 2019 (Our World in Data, 2023).

 

Além de consumir recursos, todos estes animais geram milhões de toneladas de dejetos:

  • Dados do IPEA (2012) mostram que em 2008 a produção de dejetos por galinhas poedeiras (para produção de ovos) foi de 11.782.568 toneladas, por vacas leiteiras foi de 316.909.675 toneladas, 1.338.458.709 toneladas por gado de corte e 20.379.732 toneladas geradas por porcos, gerando mais de 1,7 bilhão de toneladas de dejetos no ano de 2009. Com o aumento da produção de carne e ovos, estes números são certamente muito maiores em 2023;

  • A maioria destes dejetos não é aproveitada, já que no Brasil a maior parte do gado de corte é criada na pecuária extensiva - ou seja, os resíduos gerados por estes animais ficam descartados nas áreas de pastagem onde eles vivem, contaminando solo e água.

 

Por estes e outros motivos, a Universidade de Cambridge recentemente instituiu sua Política de Alimentação Sustentável e eliminou o fornecimento de carne vermelha de suas dependências, além de reduzir o consumo de outras carnes e de laticínios, promovendo o consumo de alimentos vegetais (University of Cambridge, 2023). 

 

Outras universidades, como a Universidade de Coimbra também proibiu recentemente a carne de vaca em suas cantinas. 

 

As Universidades de Berlim limitaram a venda de carne em suas cantinas, promovendo menus majoritariamente veganos e ovolactovegetarianos (The Guardian, 2023). Em todo o mundo iniciativas voltadas à sustentabilidade e a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa estão sendo tomadas pelas universidades. Dados como os apresentados aqui mostram que é importante trazer também a discussão para a alimentação.  

 

Referências:

 

1. Fresán e Sabaté, 2019: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2161831322002253

2. Aleksandrowicz et al., 2016: https://journals.plos.org/plosone/article/file?id=10.1371/journal.pone.0165797&type=printable

3. Poore et al.: Science 360, 987-992, 2018

4. Food Security: The Challenge of Feeding 9 Billion People. H. Charles J. Godfray et al. Science 327, 812 (2010);DOI: 10.1126/science.1185383

5. IPAM, 2021: https://ipam.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Amazo%CC%82nia-em-Chamas-8-pecua%CC%81ria-pt.pdf

6. EBC, 2023: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/abate-de-bovinos-no-brasil-volta-crescer-apos-dois-anos-de-queda

7. AVINEWS, 2023: https://avinews.com/pt-br/abate-de-frangos-e-o-segundo-maior-da-serie-historica/#:~:text=Mercados%20Renata%20Leite-,No%20acumulado%20do%20ano%2C%20foram%20abatidas%206%2C11%20bilh%C3%B5es%20de,superado%20apenas%20pelo%20de%202021.

8. Our World in Data, 2023: https://ourworldindata.org/meat-production

9. IPEA, 2012: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7687/1/RP_Diagn%C3%B3stico_2012.pdf

10. University of Cambridge, 2023. Sustainability: https://www.environment.admin.cam.ac.uk/sustainable-food/university-cambridges-sustainable-food-policy

11. The Guardian: https://www.theguardian.com/world/2021/aug/31/berlins-university-canteens-go-almost-meat-free-as-students-prioritise-climate