Apresentação

A história do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) começa com o Decreto-lei no 229, de 28 de fevereiro de 1967, que estabelece a obrigatoriedade de creches nas empresas públicas ou privadas com pelo menos 30 funcionárias, num raio de acesso próximo da mesma, foi implantado na Unifesp por meio do NEI-Paulistinha, com objetivo de oferecer educação e saúde, além de manter o vínculo entre os pais e suas crianças. Segundo a Profa. Dra. Conceição Vieira da Silva Ohara, diretora pró-tempore do NEI-Paulistinha, tudo começou em 1971, com uma iniciativa do Departamento de Enfermagem para atender uma professora e uma secretária que não tinham onde deixar seus filhos. “Naquela época, foi montada uma sala na Escola de Enfermagem e as crianças ficaram aos cuidados de duas atendentes de enfermagem, sob a coordenação da Disciplina de Enfermagem Pediátrica”. 

Como a demanda aumentou rapidamente, em 1993 teve início a construção de um espaço apropriado para receber melhor as crianças, que até então ficavam num local onde hoje estão os anfiteatros A e B da Escola de Enfermagem. Em 1995, quando o prédio ficou pronto, a Paulistinha contava com 350 crianças matriculadas. Em 1996, com a ampliação do Ensino Fundamental até a 4a série, o NEI-Paulistinha foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), tornando-se uma escola oficial, que atende crianças de Berçário ao 5º ano do ensino Fundamental.

Excelência

Diariamente, a Paulistinha é frequentada por 690 crianças (Creche, Ensino Fundamental, Período Complementar). Além da educação, as crianças recebem alimentação preparada sob orientação de nutricionistas, assistência em saúde na área de enfermagem, odontológica e pedagógica. Outro fator positivo é que os departamentos utilizam o NEI-Paulistinha como campo de estágio e pesquisa, fortalecendo a assistência à criança e a sua família.

Destacamos que o NEI-Paulistinha oferece um atendimento global diferenciado à todas as crianças, o que engloba os serviços de assistência nas áreas de enfermagem, odontopediatria, nutrição e pedagógica, fortalecendo o vínculo criança-escola-família e confirmando um alto grau de excelência na interação entre o cuidar e o educar.

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