Uso de inibidores de proteases de Bauhinia bauhinioides e/ou Enterolobium contortisliquum

O uso de inibidores de proteases isolados a partir daBauhinia bauhinioidese/ouEnterolobium contortisiliquumpara o tratamento do câncer, bem como de uma composição farmacêutica contendo os mesmos.

A especificidade de inibição sobre diferentes proteases, apresentada pelos compostos isolados de sementes deBauhiniaeEnterolobium,mostrou que estes inibidores foram capazes de atuar no bloqueio do desenvolvimento do tumor em modelo “in vivo” em camundongos C57BL/6 sem aparente toxidade. Em linhagens celulares de câncer humano, observou-se inibição da proliferação celular.

A terapia combinada de um inibidor de protease e um agente quimioterápico reduz de forma considerável a quantidade do quimioterápico necessário para a inibição da proliferação da célula tumoral. Neste aspecto, os inibidores podem reduzir os efeitos colaterais apresentados pelos agentes quimioterápicos.

Inventores: LUIZA VILELA OLIVA1 / MISAKO UEMURA SAMPAIO1 / ADRIANA MITI NAKAHATA2 / MIRIAM GALVONAS JASIULIONIS LEON 3

1Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Bioquímica

2Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Neurologia/Neurocirurgia