Aparelho para medir o volume de membros ou parte dos mesmos

É um aparelho para medir o volume de membros ou parte dos mesmos através do princípio de deslocamento de líquido e vasos comunicantes, o volume do membro ou parte do mesmo poderá ser determinado avaliando de forma direta e sem o contato do mesmo com líquido de medida. O aparelho permite ainda o controle da temperatura do líquido e conta com um sistema de vácuo e cuba de imersão hermética visando fornecer resultados mais precisos.

Pode ser utilizada para a medição do volume de membros superiores e inferiores, ou seus segmentos, para acompanhamento da evolução de processos patológicos ou fisiológicos como: linfoedema, trofismo muscular e aumento ou diminuição do volume de membros por quaisquer causas como: edemas de extremidades por qualquer etiologia, doenças neurodegenerativas como comprometimento do aporte nervoso para os músculos (hipotrofia ou atrofia), treinamento muscular (hipertrofia), obesidade ou processos inflamatórios e seus edemas associados.

Autores: MARIA CARMEN JANEIRO PEREZ1 / ROGÉRIO MENDONÇA DE CARVALHO1 / FAUSTO MIRANDA JÚNIOR1 / CRISTIANO CAMPOZANA DE QUEIROZ2

1Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Cirurgia, Cirurgia Vascular

2Q2 TEC Produtos Médicos e Odontológicos

Depósito 2005

PI0502899-0

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse