Aparato dissetor cirúrgico, processo de produção e método de dissecção de tecidos

É um instrumento cirúrgico para manobras de divulsão de tecidos, à semelhança de um dedo da mão, utilizado em locais onde observa-se dificuldade de realizar a dissecção digital. Essas situações podem ocorrer quando a incisão ou abertura para abordagem, é realizada em nível profundo ou distante.

O aparato dissetor cirúrgico simula na sua porção distal, um dedo indicador humano com as falanges distal e média semifletidas, em posição necessária para a realização do deslocamento dos tecidos em forma de túnel, e quando necessário, em direções diversas que necessitam de deslocamentos curvos acompanhando as estruturas anatômicas.

Pode ser utilizado em diversos procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, em implantes de mama e de perna, além das reconstruções pós perdas de substância, permitindo menor trauma, menor invasibilidade e menor tempo pós operatório.

Inventores: LYDIA MASSAKO FERREIRA1 / NAIF THADEU NAIF DE ANDRADE1/ BERNARDO SERGIO HOCHMAN RZESZETKOWSKI1

1Universidade Federal de São Paulo

Depósito 2010