Consultoria Estatística

O serviço de Consultoria Estatística do EAP consiste em orientar o pesquisador quanto ao planejamento do estudo sob três aspectos: forma de obtenção dos dados, dimensionamento da amostra e escolha da metodologia estatística a ser empregada.

 

  • Forma de obtenção dos dados (tudo o que for relacionado ao desenho do estudo): definição do tipo de estudo (transversal, longitudinal, cross-over, etc.), avaliação da necessidade de grupo controle, variáveis e tipos de pareamento, técnicas de amostragem, orientações sobre o armazenamento dos dados.
  • Dimensionamento da amostra: cálculo do número necessário de unidades amostrais (pacientes, animais, lâminas, etc.) para verificar as hipóteses do estudo.
  • Metodologia estatística: corresponde ao plano de análise dos dados, ou seja, quais testes/métodos e programas estatísticos serão utilizados, além dos critérios de avaliação dos resultados.
  • Material didático - página em que disponibilizaremos em formato pdf slides de aulas (separadas por tópicos), artigos publicados, links interessantes/úteis

Como utilizar

 

  1. O serviço de Consultoria Estatística do EAP consiste em orientar o pesquisador quanto ao planejamento do estudo, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados.
  2. O atendimento é exclusivo a pesquisadores vinculados à Unifesp, em alguma das seguintes categorias: docentes, pesquisadores, pós-graduandos strictu sensu (Mestrado Acadêmico e Profissional e Doutorado) e pós-doutorandos. No caso dos pós-graduandos, o orientador deverá necessariamente participar da primeira reunião.
  3. O agendamento com o estatístico deve ser feito por telefone (3369-4080). O horário de atendimento é de segunda a sexta feira das 8 às 17hs na Rua Dr. Diogo de Faria 1087, 4º andar.
  4. O setor de Estatística Aplicada do EAP não realiza serviços de digitação. A criação do banco de dados é de responsabilidade do pesquisador e será avaliado quanto à sua adequação para a orientação da análise estatística.
  5. A decisão sobre o(s) método(s) estatístico(s) a se empregar na pesquisa é exclusiva dos estatísticos do EAP. O escritório não se responsabiliza por resultados obtidos de forma diferente do que for orientado.
  6. Será solicitada autorização para disponibilizar os dados do trabalho para fins didáticos e/ou ilustração de métodos estatísticos em cursos, congressos ou publicações, desde que a área de concentração seja Estatística. Em qualquer circunstância, a fonte será citada explicitamente.
  7. Nos casos em que a pesquisa gerar publicação na qual o estatístico encarregado do atendimento figure como co-autor, o texto deve passar por uma revisão estatística antes de ser submetido ao periódico.

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse