Mês do Meio Ambiente 2020

Pagina DGA mma 2020

 

Mês do Meio Ambiente - É um evento promovido anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental, vinculado à Pró-Reitoria de Administração.

O evento tem como objetivo incentivar a formação de cidadãos críticos, conscientes e sensíveis a problemáticas ambientais e terá como tema principal: Unifesp - discutindo meio ambiente em tempos de pandemia. Devido a pandemia no novo coronavírus e visando a segurança da comunidade como prioridade nesse momento, a segunda edição do evento acontecerá virtualmente pela plataforma RNP, que pode ser acessada clicando aqui.

 

Gravações dos webnários

As gravações feitas pela plataforma RNP serão disponibilizadas no início de julho, por um link que será divulgado nesta página.

 

Inscrições

 Os interessados em participar do evento, que é voltado tanto para a comunidade interna, como para a externa, devem se inscrever pelo link disponibilizado ao lado de cada imagem da programação abaixo. Não há limite para o número de inscritos e, posteriormente, os participantes receberão certificado de participação do evento.

Caso queira ampliar a imagem associada a cada evento, basta clicar na mesma.

 

Ocupação do solo final

 Nesta data, ocorrerá a abertura dos eventos e será realizada a palestra Ocupação do solo, sistema alimentar hegemônico e pandemias, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Sociologia da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e Doutor em História da Arte pela Université Paris-Sorbonne.

 A palestra será transmitida por webconferência, ao clicar aqui.

 Inscreva-se aqui.

Agricultura final

 No dia 12 de junho, será realizada a palestra Agricultura familiar e urbana - alternativas para o desenvolvimento sustentável, a ser ministrada pelo servidor Marcus Vinícius Carvalho Arantes (DGA), Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo e doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo.

 A palestra será transmitida por webconferência, ao clicar aqui.

 Inscreva-se aqui.

 Resíduos final  

 No dia 19 de junho, será realizada a palestra Gerenciamento de resíduos na pandemia, a ser ministrada por servidores do DGA:

 Thaysa Paschoalin, Graduada em Ciencias Biológicas modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo e Doutora em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo.

 Marcus Vinícius Carvalho Arantes, Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo e doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo.

Cássio Giovanni, Graduado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho, Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo.

 A palestra será transmitida por webconferência, ao clicar aqui.

 Inscreva-se aqui.

 4 Impactos da pandemia  No dia 22 de junho, será realizada a palestra Impactos da Pandemia no Meio Ambiente Urbano, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Dan Rodrigues Levy (Unifesp/EPPEN) Doutor em Sociologia Urbana pela Universidade de Coimbra. Professor de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp/EPPEN, campus Osasco. Chefe de Departamento do Curso de Ciências Atuariais da Unifesp/EPPEN. Pesquisador e autor de obras jurídicas. Coordenador do Projeto de Extensão Diálogos Ambientais e do Programa de Extensão Laboratório de Inovação e Sustentabilidade. Criador do canal: @diálogos.ambientais (Instagram e Youtube).
 
 A palestra será transmitida por webconferência, ao clicar aqui.
 

 Inscreva-se aqui.

5 Compostagem BS1

 No dia 26 de junho, será realizada a palestra Compostagem e Agricultura Urbana na cidade de Santos, a ser ministrada por:

 Paulo Marco de Campos Gonçalves, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Coordenador Técnico do Projeto Composta Santos.

 Renato Prado, graduado em Tecnologia da Informação, Consultor em Sustentabilidade e Tecnologia e é um dos idealizadores e membro do Coletivo Composta & Cultiva.

 A palestra ocorrerá pelo Google Meet, ao clicar aqui.
 

 Inscreva-se aqui.

6 Mobilidade urbana

 No dia 29 de junho, será realizada a palestra Desafios da mobilidade urbana em tempos de pandemia, a ser ministrada por Simone Iris da Silva Costa, formada em Gestão Hospitalar, Coordenadora do Rodinha Zero e atua nas atividade e projetos: Bike Arte e Viver de Bike. É membro do Conselho de Mobilidade Urbana de Osasco (COMURB) e Idealizadora do Movimento Mobiliza Oz.

 A palestra será transmitida por webconferência, ao clicar aqui.
 

 Inscreva-se aqui.

7 PLS SJC

 No dia 29 de junho, será realizada roda de conversa com o tema Discutindo o Plano de Logística Sustentável do ICT, promovida pela Divisão de Gestão Ambiental do Campus São José dos Campos. Esta roda de conversa visa dar maior visibilidade ao Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) do ICT. Será apresentado o atual PLS do campus e logo em seguida ocorrerá um debate entre as divisões envolvidas na sua execução e entre os participantes.

 A palestra ocorrerá pelo Google Meet, ao clicar aqui.
 

 Inscreva-se aqui.

 

 

 

Carrossel mma 2020