Viver Bem

Resumo: Até os 6 meses de vida, os bebês precisam somente de um alimento, o leite materno. Ele é rico em proteínas, vitaminas, anticorpos e outros nutrientes essenciais. Por vários motivos algumas mães não podem amamentar, e por isso existem 220 bancos de leite humano no Brasil. Sabia que 1 litro de leite alimenta até 10 recém-nascidos.





  • baixar arquivo

    Resumo: Tomar remédios por conta própria é uma prática perigosa, mas adotada por muita gente. A automedicação pode transformar pequenas dores em grandes problemas de saúde, como hepatite, impotência sexual, derrames e ataques cardíacos, além de causar dependência e até mesmo provocar a morte.


  • baixar arquivo

    Resumo: O hemocentro da Unifesp é um dos maiores do Brasil. Além de atender ao Hospital São Paulo, abastece diversos hospitais da capital. Por isso, os estoques precisam estar sempre bem abastecidos. Quer ser um doador? Então saiba o que pode e o que não pode ser feito antes, durante e após cada doação.


  • baixar arquivo

    Resumo: Existem 36 sistemas de classificação sanguínea, sendo que o mais utilizado é o ABO. No Brasil, 87% das pessoas têm sangue tipo “A” e “O”, e apenas 3% tipo “AB”. Além desses 4 tipos, existem cerca de 340 tipos já identificados pelo hemocentro da Unifesp. Mas o que pode acontecer se uma pessoa receber sangue diferente do seu?


  • baixar arquivo

    Resumo: Desde o ano 2000, o Brasil reduziu em 43% os casos de mortalidade materna. Parece muito, mas segundo o Ministério da Saúde, 62 mulheres morrem a cada 100 mil nascimentos. A recomendação da ONU é que sejam apenas 35. Cerca de mil mulheres morrem por ano no Brasil, uma a cada 2 minutos. Conheça as principais causas e formas de prevenção.


  • baixar arquivo

    Resumo: A ONU recomenda que até 5% da população doe sangue regularmente. No Brasil esse índice não chega a 2%, e no frio ou no final do ano os estoques ficam ainda mais abaixo do recomendado. Se você quer ser um doador, vá até o Hemocentro da Unifesp. A cada doação que você fizer, poderá salvar até 4 vidas.


  • baixar arquivo

    Resumo: Além da nicotina, o cigarro tem outras 4.700 substâncias tóxicas. Algumas são cancerígenas e podem matar, como arsênico, cianeto e chumbo. Além disso, quem fuma aumenta de 3 a 7 vezes as chances de sofrer uma parada cardíaca. Quem quer parar de fumar, mas não consegue, pode procurar o PrevFumo, serviço gratuito da Unifesp.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse