Quarta, 16 Maio 2018 15:11

Seminário 130 Anos da Abolição: Nossa Abolição é a Educação

Evento visa discutir ações afirmativas na universidade

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo (Prae/Unifesp) promove, no próximo dia 29 de maio, o seminário “130 Anos da Abolição: Nossa Abolição é a Educação”. O evento, que acontece no anfiteatro da Reitoria da instituição, tem como objetivo discutir as ações afirmativas, rediscutir o acesso de indígenas e quilombolas nas universidades e refletir acerca do processo de implementação das bancas de validação dos termos de autodeclaração dos candidatos que concorrem às vagas de cotistas.

Durante o seminário, serão realizadas mesas redondas que discutirão os projetos de permanência estudantil, a implementação das cotas nas universidades e o projeto de lei de implementação das ações afirmativas, além de uma conferência que debaterá os marcadores sociais da diferença. Participarão do evento docentes e estudantes da Unifesp e de outras instituições, parlamentares e integrantes de movimentos sociais.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até 28 de maio por meio deste link. Veja a programação completa:
8h30 – Acolhimento
9h – Mesa de Abertura
9h30 – Mesa Redonda
Tema: Projetos societários e permanência estudantil nas universidades públicas
Coordenador:  Prof. Dr. Anderson Rosa – Pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp

Tema: Implementação das Cotas nas Universidades: reflexões entre o passado e o futuro
Expositor: Fernando Haddad Filho – Ex-Ministro da Educação - Ex-Prefeito do Município de São Paulo (presença não confirmada)

Tema: Projeto Lei de Implementação das Ações Afirmativas nas Universidades Públicas: refletindo sobre as possibilidades
Expositor: Deputado Paulo Teixeira

Tema: Acesso e permanência da população negra nas universidades públicas no século XXI
Expositor: Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier - Assessor Pró-reitora de Extensão Universitária-Unesp
Debatedor: Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro – Ex-Ministro da Educação -  Professor Visitante da Unifesp (presença não confirmada)

11h30 - Mesa Redonda
Tema: Indígenas e quilombolas nas universidades públicas brasileiras
Coordenador: Edgar Aparecido Moura Amaral – Unifesp/Consea/CONAC
Expositores:
- Leonardo Santana – Diretor da Fundação Palmares
- Amaro Cosmo de Mesquita – Representante Potiguara
- Nilce Pontes -  Coord. da Comunidade Quilombola de Ribeirão Grande e Coordenação Nacional de Comunidade Quilombolas
Debatedora: Prof.ª Dr.ª Marina Pereira de Almeida Mello (Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante-Guarulhos)

14h30 – Conferência
Tema: Para pensar a permanência estudantil na universidade: os marcadores sociais da diferença
Conferencista: Prof. Dr. Luiz Henrique Passador – Baixada Santista/Unifesp.
Coordenadora: Loiane Vilefort – Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp)
Debatedor: Alexandro Silva – São José dos Campos

15h30 – Mesa Redonda
Tema: Motivos e sentidos: a implementação de bancas de validação dos termos de autodeclaração dos candidatos cotistas