Lançamento do Portal de Dados Abertos

A Unifesp lança seu Portal de Dados Abertos promovendo assim a abertura dos dados, garantido os princípios de publicidade, transparência e eficiência, visando a aumentar a disseminação de dados e a manutenção do controle social pela sociedade civil organizada, conforme regulamentado pela Lei de Acesso à Informação Pública - Lei nº 12.527/2011.

Os dados disponibilizados no Portal podem ser acessados por toda a população, além de utilizados para o desenvolvimento de aplicativos e ações realizadas pela própria Universidade e por outros órgãos públicos ou privados.

Estamos em constante desenvolvimento e melhorias. Caso queira sugerir novos dados envie mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Plano de Dados Abertos (PDA) da Unifesp, apresenta estratégias para promover a abertura dos dados produzidos pela instituição. Consulte o PDA aqui.

Grupo de Trabalho da Unifesp realiza seminário a sobre Plano de Dados Abertos

Evento, que acontecerá no dia 7 de novembro, tem como objetivo orientar os servidores sobre o plano e seus processos

No dia 7 de novembro, o Grupo de Trabalho sobre Dados Abertos da Unifesp promoverá o I Seminário sobre o Plano de Dados Abertos: "Dados abertos: caminho para a democracia, transparência e eficiência da universidade”, que acontecerá no Anfiteatro do Térreo da Reitoria, às 15h.

Segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (link da página), dados abertos são informações disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrições de licenças, patentes ou mecanismos de controle, com algumas ressalvas tecnológicas para que os dados sejam legíveis por máquina.

O objetivo do seminário é disseminar a política do governo brasileiro para a abertura de dados, além de orientar os servidores da Unifesp para esse processo. A mesa será composta por Ariel Kogan (Open Knowledge Brasil) e Jorge Alberto Silva Machado (Escola de Artes, Ciências e Humanidades/Universidade de São Paulo), e mediada por Alexsandro Cardoso Carvalho (Unifesp). Na ocasião, a versão preliminar do Plano de Dados Abertos da instituição será disponibilizada para sugestões da comunidade.

As vagas para o evento são limitadas. Os interessados devem se inscrever na página do evento (clique aqui) até o dia 6 de novembro. Haverá emissão de certificados.

Grupo de Trabalho

Através da Portaria deº 3060 de 14 de setembro de 2016 a Reitora institui o Grupo de Trabalho composto por:

I. Alexsandro Cardoso Carvalho
II. Arlete Eni Granero
III. Daniel Da Silva Oliveira
IV. Israel Francisco Dos Santos
V. Lidiane Cristina Da Silva
VI. Marcello Sampaio Di Pietro
VII. Maria Eduarda Dos Santos Puga

São objetivos do grupo de trabalho:

I. Elaborar proposta para Plano de Dados Abertos da Unifesp;
II. Criar classificação para as informações/dados cuja divulgação ou acesso serão restritas, nos termos do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012