DESTAQUES

CEUA informa

Alunos matriculados na UNIFESP e que realizam seus experimentos com animais em outra instituição necessitam que seu projeto seja aprovado primeiramente pela CEUA local e somente depois o projeto deverá ser submetido para homologação da CEUA/UNIFESP.

Especial Atenção

 

A CEUA INFORMA :

Projetos não registrados no sistema CEUA
Informamos que, a partir de 01/08/2017, somente os projetos registrados no sistema CEUA serão apreciados pela relatoria. 
A secretaria CEUA orientará os pesquisadores, que possuem projetos off-line, sobre os procedimentos para a inclusão online.
 

Prezados Pesquisadores,

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) informa que os Médicos Veterinários, Responsáveis Técnicos e Coordenadores de Biotério setoriais têm o direito de solicitar aos pesquisadores o formulário contendo as informações do projeto e a carta de aprovação da CEUA a fim garantir o suporte necessário para o bem-estar animal.

Certos de contar com a compreensão de todos,

CEUA 

NOTÍCIAS

Resolução Normativa nº 38 - de 17/04/18

Dispõe sobre restrições ao uso de animais em ensino, em complemento à Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica – DBCA 

Leia mais...

Resolução Normativa nº 37 - de 27/01/18

Baixa a Diretriz da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea.

Leia mais....

CONCEA INFORMA:

Suspensão do prazo para preenchimento do Novo Ciuca (RN 36 - de 05/10/17 )

Devido às recentes e recorrentes indisponibilidades de acesso ao Novo Sistema Ciuca, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal informa que está SUSPENSO o prazo de 120 (cento e vinte) dias estabelecido na Resolução Normativa nº 36, de 5 de outubro de 2017, para as instituições que produzem, mantêm ou utilizam animais em ensino ou pesquisa científica, já credenciadas ou não junto ao CONCEA, preencherem o cadastro na nova plataforma do CIUCA.

Leia mais...

Guia ARRIVE do NC3Rs

A SBCAL adota oficialmente o Guia ARRIVE e incentiva seu uso entre seus membros. As diretrizes ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) foram desenvolvidas como parte de uma iniciativa do NC3Rs para melhorar o desenho, a análise e o manuscrito de investigação com animais – maximizando a informação publicada e minimizando estudos desnecessários. Serve como um checklist para a produção ou revisão de teses e artigos.

Acesse aqui

Resolução Normativa nº 34 - de 27/07/17

Baixa o Capítulo "Peixes mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica para fins de estudo biológico ou biomédico I - Lambari (Astyanax), Tilápia (Tilapia, Sarotherodon e Oreochromis) e Zebrafish (Danio rerio)" do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica.

Leia mais....

EVENTOS E CURSOS

BIOMEDICAL RESEARCH AWARENESS DAY

 Evento UNIFESP 2018

A day to pledge your support for the humane use of animals in research

 

Data: 07 de Maio de 2018

Horário: 14h - 17h

Local: Rua Napoleão de Barros, 925. Anfiteatro Brasil Tufik

  Programa....

 

Pan-American Conference for Alternative Methods

      Pan Met Alt 2018

Local: Rua Ferreira Viana, 81 - Flamengo, Rio de Janeiro, in front of Windsor Florida Hotel (Casarão)

  Leia mais....

 

15º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório

SBCAL 2018

 Leia mais....

 

CEUA informa

Alunos matriculados na UNIFESP e que realizam seus experimentos com animais em outra instituição necessitam que seu projeto seja aprovado primeiramente pela CEUA local e somente depois o projeto deverá ser submetido para homologação da CEUA/UNIFESP.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse