DESTAQUES

CEUA informa

Alunos matriculados na UNIFESP e que realizam seus experimentos com animais em outra instituição necessitam que seu projeto seja aprovado primeiramente pela CEUA local e somente depois o projeto deverá ser submetido para homologação da CEUA/UNIFESP.

Especial Atenção

 

A CEUA INFORMA :

Projetos não registrados no sistema CEUA
Informamos que, a partir de 01/08/2017, somente os projetos registrados no sistema CEUA serão apreciados pela relatoria. 
A secretaria CEUA orientará os pesquisadores, que possuem projetos off-line, sobre os procedimentos para a inclusão online.
 

Prezados Pesquisadores,

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) informa que os Médicos Veterinários, Responsáveis Técnicos e Coordenadores de Biotério setoriais têm o direito de solicitar aos pesquisadores o formulário contendo as informações do projeto e a carta de aprovação da CEUA a fim garantir o suporte necessário para o bem-estar animal.

Certos de contar com a compreensão de todos,

CEUA 

NOTÍCIAS

Resolução Normativa nº 38 - de 17/04/18

Dispõe sobre restrições ao uso de animais em ensino, em complemento à Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica – DBCA 

Leia mais...

Resolução Normativa nº 37 - de 27/01/18

Baixa a Diretriz da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea.

Leia mais....

CONCEA INFORMA:

Suspensão do prazo para preenchimento do Novo Ciuca (RN 36 - de 05/10/17 )

Devido às recentes e recorrentes indisponibilidades de acesso ao Novo Sistema Ciuca, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal informa que está SUSPENSO o prazo de 120 (cento e vinte) dias estabelecido na Resolução Normativa nº 36, de 5 de outubro de 2017, para as instituições que produzem, mantêm ou utilizam animais em ensino ou pesquisa científica, já credenciadas ou não junto ao CONCEA, preencherem o cadastro na nova plataforma do CIUCA.

Leia mais...

Guia ARRIVE do NC3Rs

A SBCAL adota oficialmente o Guia ARRIVE e incentiva seu uso entre seus membros. As diretrizes ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) foram desenvolvidas como parte de uma iniciativa do NC3Rs para melhorar o desenho, a análise e o manuscrito de investigação com animais – maximizando a informação publicada e minimizando estudos desnecessários. Serve como um checklist para a produção ou revisão de teses e artigos.

Acesse aqui

Resolução Normativa nº 34 - de 27/07/17

Baixa o Capítulo "Peixes mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica para fins de estudo biológico ou biomédico I - Lambari (Astyanax), Tilápia (Tilapia, Sarotherodon e Oreochromis) e Zebrafish (Danio rerio)" do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica.

Leia mais....

EVENTOS E CURSOS

BIOMEDICAL RESEARCH AWARENESS DAY

 Evento UNIFESP 2018

A day to pledge your support for the humane use of animals in research

 

Data: 07 de Maio de 2018

Horário: 14h - 17h

Local: Rua Napoleão de Barros, 925. Anfiteatro Brasil Tufik

  Programa....

 

Pan-American Conference for Alternative Methods

      Pan Met Alt 2018

Local: Rua Ferreira Viana, 81 - Flamengo, Rio de Janeiro, in front of Windsor Florida Hotel (Casarão)

  Leia mais....

 

15º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório

SBCAL 2018

 Leia mais....

 

Especial Atenção

 

A CEUA INFORMA :

Projetos não registrados no sistema CEUA
Informamos que, a partir de 01/08/2017, somente os projetos registrados no sistema CEUA serão apreciados pela relatoria. 
A secretaria CEUA orientará os pesquisadores, que possuem projetos off-line, sobre os procedimentos para a inclusão online.
 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse