Slides das apresentações - palestrantes

27/08

9h00. A visão da FAPESP quanto à importância da Gestão de Dados Científicos de Pesquisa. Prof. Dr. Roberto Marcondes César Junior, FAPESP.

9h30. Ciência Aberta e Dados Abertos: do compartilhamento ao reuso de dados científicos. Profa. Dra. Renata Gonçalves Curty, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

11h00. Desafio da Ciência Invisível: a cauda longa da ciência. Prof. Dr. Luís Fernando Sayão, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

13h30. Big Data e Dados de Pesquisa em Saúde. Prof. Dr. Benilton de Sá Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

15h00. Novos Rumos da Comunicação Científica: exercício de futurologia ou um desfecho previsível? Anderson Santana, Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Geociências.

 

29/08

9h00. Plano de Gestão de Dados Científicos. Prof. Dr. Fabiano Couto Corrêa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande – FURG).

09h50. Preservação e Curadoria de Dados Científicos. Rede Brasileira de Serviço de Preservação Digital de Documentos Eletrônicos – Cariniana. Miguel Angel Márdero Arellano, Coordenador da Rede Cariniana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

11h00. Preservação Digital nas Instituições de Ensino Superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos. Prof. Dr. José Carlos Abbud Grácio, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

13h30. ITMS.

14h. Repositório Institucional e Repositório de Dados de Pesquisa da UNIFESP. Maria Eduarda dos Santos Puga, Diretora da CRBU e Flávio Castro de Sousa, Técnico de TI da CRBU.

15h. Elsevier.

15h30. Repositório Institucional e Repositório de Dados de Pesquisa da UFABC. Maria do Carmo Cardoso Kersnowsky, Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UFABC e Hugo da Silva Carlos, bibliotecário responsável pela Divisão de Desenvolvimento de Coleções da UFABC.

16h30. DOTLIB.