Terça, 18 Abril 2023 09:11

Unidade Embrapii CIM-Unifesp assina acordo para desenvolver papéis dielétricos de alta performance

O objetivo é melhorar as propriedades dos materiais para aplicação em transformadores de potência

Por Lauren Steffen

Imagem com letreiro "Unidade Embrapii CIM Unifesp assina acordo para desenvolver papéis dielétricos de alta performance" e logo da Unifesp, Embrapii e FEMA Electric.

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp), unidade que integra a rede Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), assinou, no dia 4 de abril, o primeiro acordo de parceria com a empresa FEMA Indústria de Materiais Isolantes LTDA para desenvolver e melhorar as propriedades dos papéis dielétricos, utilizados como isolantes na fabricação de transformadores de potência.

O projeto receberá recursos financeiros oriundos da empresa FEMA Electric, da Embrapii, assim como recursos econômicos oriundos da Unifesp. O projeto será desenvolvido nos laboratórios do CIM-Unifesp, sob a coordenação do professor Eduardo Antonelli e contará com a participação dos(as) professores(as) Lauro Paulo da Silva Neto, Aline Andreia Cavalari e José Osvaldo Rossi, além de estudantes de graduação e de pós-graduação. Eduardo Antonelli, coordenador do projeto, esclarece que o principal objetivo do projeto é aprimorar a densidade e a compactação das fibras do papel e estudar a incorporação de nanopartículas à massa do papel para desenvolver papéis dielétricos nanoaditivados de alta performance para aplicação em transformadores.

Com a assinatura do acordo de parceria com a FEMA Electric, a Unidade CIM-Unifesp soma 20 projetos contratados com diferentes empresas do setor industrial. “Isso demonstra a qualidade das pesquisas e a busca constante pela inovação”, destacou o professor Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador-geral da Unidade CIM-Unifesp.

“A inovação faz parte da estratégia da FEMA Electric, visando o desenvolvimento de isolantes à base de celulose, que atendam às necessidades técnicas dos(as) nossos(as) clientes”, destaca Fernando Grossi Giupponi, sócio-proprietário da FEMA Electric.

Para mais informações, acesse cim.unifesp.br.

Lido 1201 vezes Última modificação em Quinta, 27 Abril 2023 14:42