Quinta, 09 Fevereiro 2023 07:22

Graduação e pós-graduação da Unifesp são contempladas com bolsas para pessoas negras

Edital fruto de termo de ajustamento de conduta visa à permanência dessa população no ensino superior

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi uma das instituições de ensino contempladas com bolsas mensais de estudo e permanência, para cursos de graduação e programas de pós-graduação, visando à permanência de pessoas negras em áreas do ensino superior com histórica baixa representatividade dessa população.

As bolsas são decorrentes de edital fruto do termo de ajustamento de conduta (TAC) celebrado entre a rede de supermercados Carrefour, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) e a Defensoria Pública da União (DPU). Leia mais aqui.

No total, a Unifesp receberá 15 bolsas, sendo cinco destinadas à graduação e dez para a pós-graduação. Confira mais detalhes:

Cursos de graduação contemplados e o respectivo número de bolsas concedidas:

Ciência da Computação: 1
Ciências Biológicas: 1
Engenharia Ambiental: 1
Engenharia de Petróleo: 1
Medicina: 1

Programas de pós-graduação contemplados e o respectivo número de bolsas concedidas:

Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira (mestrado): 1
Ciências Sociais (mestrado): 1
Distúrbios da Comunicação Humana - Fonoaudiologia (mestrado): 1
Ensino de História (mestrado): 1
Farmacologia (mestrado): 1
Medicina - Endocrinologia e Metabologia (mestrado): 1
Medicina - Pneumologia (mestrado): 1
Microbiologia e Imunologia (mestrado): 1
Educação (doutorado): 1
Medicina - Cardiologia (doutorado): 1

O próximo passo será a assinatura do convênio, seguido pelo início do processo de seleção interna dos(as) estudantes negros(as), que receberão bolsas nos seguintes valores mensais durante o curso: R$ 1.000,00 (graduação); R$ 3.500,00 (mestrado); e 5.000,00 (doutorado).

Lido 2553 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:54