A socialização de crianças e adolescentes por meio da alimentação

Webinário internacional ocorre em 9/11, a partir das 11h

A socialização de crianças e adolescentes por meio da alimentação 2

Palestrante: Prof. Dr. Jean Pierre Poulain - sociólogo e antropólogo, professor da Université de Toulouse Jean Jaurès, Chair of Food Studies na Taylor's Toulouse University Center (Malaysia), autor do livro Sociologia da Alimentação e Sociologia da Obesidade, dentre outros, e colaborador da Fundación Verakis desde 2010.

Moderadoras:

Porf.ª Dr.ª Maria Sylvia de Souza Vitalle - professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, professora adjunta e chefe do Setor de Medicina do Adolescente da Unifesp e membro do Conselho Executivo da Confederación de Adolescencia Y Juventud de IberoAmerica, Italia Y Caribe (CODAJIC).

Porf.ª Dr.ª Juliana de Toledo Grazini dos Santos - nutricionista, doutora em Informação e Comunicação pela Universitè Paris VII (Denis Diderot) e presidente da Fundación Verakis

Dr.ª Carolina Maria Soares Crescíulo - médica pediatra, com área de atuação em Adolescência e membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

Para a Sociologia, as reflexões sobre a comida se concentram principalmente nos vínculos sociais, dispositivos normativos que controlam a ingestão alimentar. A refeição é uma instituição cujas funções sociais são buscadas. Sabor, sistemas culinários, processos de incorporação de alimentos e os corpos fazem parte da reflexão sociológica, assim como a participação dos alimentos na construção das identidades sociais. Sociólogos da alimentação são expressos em termos de compreensão das dimensões sociais dos alimentos a partir das perspectivas da educação alimentar. Crianças e adolescentes são confrontados com esferas de influência alimentar nas quais se baseiam para definir suas preferências: pais, irmãos, amigos, ambiente escolar e fora da escola. Essas influências se encontram, às vezes se contradizem e pesam na socialização da criança.

A influência recebida é plural, no entanto, a dos pais continua sendo essencial devido à falta de autonomia biológica, relacional e material das a criança nos primeiros anos, as muitas refeições feitas com a família, tempo gasto à mesa e carga emocional da infância à adolescência. O Prof. Dr. Jean Pierre Poulain abordará as questões da sociologia da alimentação e da socialização de crianças e adolescentes por meio da alimentação.

Serviço:
A socialização de crianças e adolescentes por meio da alimentação