Quarta, 30 Janeiro 2019 12:42

Matrículas abertas para cursos da Unifesp/UNA-SUS

Cursos gratuitos são destinados a profissionais da área da Saúde

UNASUS 2020 portal

Estão abertas, até 30 de junho de 2020, as matrículas para os cursos ofertados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Voltados a profissionais da área da Saúde, todos são gratuitos, na modalidade de ensino a distância (EaD), autoinstrucionais e têm início imediato. Confira:

O Fazer da Saúde Indígena
Ementa: Relações Interculturais. O espaço intercultural e a produção da saúde. A doença como processo sócio-cultural. Representações sociais em saúde. Ética e relativismo no contexto do trabalho intercultural. Atenção primária em saúde indígena e os princípios da clínica ampliada. Trabalho educativo em saúde indígena, equipes multidisciplinares e ações de acolhimento e promoção da saúde indígena.

Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica
O curso foi elaborado com o objetivo de contribuir na qualificação dos profissionais da saúde, em especial daqueles que atuam na Atenção Básica (AB). A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) tem características essenciais na gestão de risco e de desastres, como a responsabilidade de atuação em territórios e populações adscritas, conhecendo os problemas e necessidades de saúde onde os desastres ocorrem.

Introdução à Avaliação em Saúde (Foco em Atenção Básica)
A avaliação em saúde constitui um vasto e intenso campo de práticas éticas, políticas e técnicas com forte incidência sobre os serviços. Os conceitos de qualidade, o debate sobre desempenho, os mecanismos de pagamento por performance, as demandas por transparência nos investimentos públicos, a formulação de estratégias, as demandas de controle social e muitos dos mecanismos de pactuação entre os entes federados são processos intimamente relacionados a práticas avaliativas. Neste contexto e em sintonia com o conjunto de ofertas de formação oferecidos pela Unifesp e UNA-SUS, este curso de introdução a avaliação em saúde é voltado a profissionais graduados nas diversas áreas de saúde que estejam em atividade clínica, de gestão e de educação permanente.

Conhecendo a Realidade da Saúde Indígena no Brasil
Dividido em três unidades, o curso prioriza a apresentação do contexto dos povos indígenas no Brasil e está ancorado em conceitos relevantes da prática da saúde indígena, que são: a atenção diferenciada, a política de saúde e a epidemiologia aplicadas a prestação dos serviços de saúde. Todos esses conceitos serão aplicados na abordagem prática.

Medicamentos na Atenção Primária no SUS
Este curso é composto por três módulos temáticos: Módulo 1 - Medicamentos no SUS: do registro à incorporação, onde estudaremos como os medicamentos são disponibilizados no mercado nacional e incorporados ao sistema de saúde, além dos meios utilizados para promover o acesso dos usuários aos tratamentos farmacológicos. Discutiremos também aspectos técnicos que devem nortear os profissionais de saúde quanto à intercambialidade dos medicamentos no SUS. Módulo 2 - Prescrição e dispensação de medicamentos no SUS, onde estudaremos os aspectos ligados à prescrição e à dispensação de medicamentos, incluindo o papel dos diferentes prescritores. Esses aspectos, que incluem os relacionados à compreensão dos pacientes, devem guiar o ato da prescrição. Módulo 3 - Segurança do paciente no uso de medicamentos, onde estudaremos os eventos adversos que ocorrem no uso de medicamentos no contexto da atenção primária, a importância do fomento à prescrição e dispensação segura de medicamentos, e, também, a importância do papel dos profissionais de saúde na notificação de reações adversas a algum medicamento.

Saúde da Mulher
Este módulo educacional trata do cuidado à saúde das mulheres. Com foco na atenção primária à saúde, habilita os profissionais de saúde para uma assistência completa à saúde da mulher. Dividido didaticamente em quatro unidades: - Saúde integral da mulher& SUS; - Cuidados da Mulher na Atenção Básica; - Protocolos de cuidado das Mulheres e, - Casos Clínicos e Avaliação. Durante o curso os alunos percorrerão os temas de acesso e primeiro contato, longitudinalidade e integralidade do cuidado e coordenação de cuidado e toda a relação das usuárias do sus dentro de seu percurso nas redes de atenção à saúde da mulher.

Lido 25906 vezes Última modificação em Segunda, 16 Março 2020 10:10