II Semana de Relações Internacionais Unifesp - UFABC

O Brasil e a (des)Ordem Internacional

O evento, que aconterá entre os dias 7 e 9 de novembro, busca aproximar importantes atores brasileiros e acadêmicos para refletirem sobre diversas áreas temáticas nas quais arranjos de governança têm sido estrategicamente explorados pela atuação de nosso país.

Com foco nos arranjos de governança em direitos humanos, segurança, desenvolvimento, meio ambiente, segurança alimentar, comércio internacional, paradiplomacia e governança regional, buscam propiciar frutífero contexto de debates para todos que se interessam pelas questões do campo das Relações Internacionais, seja a partir de uma perspectiva mais teórica, seja a partir de análises da recente prática brasileira.

Em meio a um contexto multipolar, em que estruturas de poder se articulam para além do Estado, na forma de organizações internacionais governamentais e não governamentais, em que a atuação de atores não estatais é percebida como capaz de impactar a dinâmica das relações internacionais, como podemos avaliar a atuação brasileira recente? Como o Brasil tem se engajado em arranjos de governança buscando ganhos concretos, tanto em relação aos seus próprios interesses, como em relação aos interesses mais difusos do sul global? E, de forma ainda mais relevante, é possível pensar na continuidade dessa atuação global em um contexto de aguda crise interna política e econômica?

A programação proposta mescla conferências de atores chave brasileiros em arranjos de governança, com mesas de debates temáticos e mini-cursos, além da participação de estudantes nos Grupos Temáticos, permitindo-se que a atuação brasileira seja explorada a partir de diversas perspectivas, com diversidade de análises e pluralidade de perspectivas. Acreditamos que é esse o papel da universidade pública em nosso país, propiciar espaços de debate robusto de ideias e de práticas, com reflexões que possam moldar o próximos anos dessa interessante atuação global brasileira.

Inscrições abertas até 07/11/2016

II Semama de RI