Campus São Paulo

Escola Paulista de Medicina (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE)

Ana Cristina Cocolo

Sendo o mais antigo, originário da Escola Paulista de Medicina (EPM) e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), o Campus São Paulo ainda concentra a maior produção científica da Unifesp.

EntreTeses 01 p31 Unifesp SaoPaulo

Em 2012, foram apresentados mais de 700 trabalhos em congressos e simpósios e 53 artigos publicados em jornais e revistas científicas. Em periódicos indexados (ISI) somam-se mais de 3 mil publicações. No período de 1996 a 2013, o campus depositou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) 53 pedidos de patentes, 19 marcas e 8 softwares.

Criado em 1994 – quando a EPM deixou de ser uma escola federal (tendo a EPE como Departamento de Enfermagem) e passou a ser universidade –, o Campus São Paulo possui atualmente 35 programas de pós-graduação, em nível mestrado e doutorado, com 2.588 alunos e 750 docentes credenciados como orientadores. Doze destes programas possuem conceitos 6 e 7 atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação (MEC) que visa a melhoria da pós-graduação brasileira, por meio de avaliações trienais e promoção da cooperação científica internacional. A maioria dos demais programas do campus se enquadram nos conceitos 4 e 5. A Capes classifica os conceitos superiores a 5 como de elevado padrão de excelência, sendo 7 a nota máxima.

Visando a melhoria da infraestrutura para alavancar ainda mais as pesquisas, o Conselho do Campus São Paulo criou a Comissão de Infraestrura, com duas subdivisões, uma das quais responsável por estudos de revitalização de laboratórios e a racionalidade no uso dos espaços. “Também pretendemos agregar os pesquisadores das duas escolas, por meio de suas câmaras de pesquisa e pós-graduação, com o intuito de planejarmos o futuro e trazermos subsídios para o desenvolvimento do nosso Plano Diretor”, explica Rosana Fiorini Puccini, diretora do campus.

Excelência em Saúde

Integrando duas unidades universitárias, a Escola Paulista de Medicina e a Escola Paulista de Enfermagem, o Campus São Paulo da Unifesp oferece cinco cursos nas áreas da Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Tecnologia em Saúde (Tecnologia Oftálmica, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Informática em Saúde) e Ciências Biológicas/modalidade médica, além de programas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisa e extensão. Tem como espaço para o ensino, assistência e pesquisa, um dos melhores centros formadores de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde do país: o Hospital São Paulo (HSP/HU), que foi reconhecido oficialmente como hospital universitário da Unifesp, em 2004, e é responsável pela cobertura de uma área com mais de 5 milhões de habitantes na Grande São Paulo, além de atender pacientes oriundos de outros estados.
O Campus São Paulo possui cerca de 12 mil alunos de graduação, 647 de extensão e se destaca pela vasta produção científica, abrigando os melhores programas de pós-graduação do país. Atualmente possui 95 programas de residência médica – com 1.069 vagas credenciadas, 14 de residência multiprofissional e dois de residência uniprofissional.

Campus São Paulo - EPM e EPE
Programas 35