Terça, 02 Fevereiro 2021 11:04

Unifesp e Grupo Fleury analisarão dinâmica de carga viral dos pacientes com Sars-CoV-2

AcordoFleury portal
Solenidade virtual para apresentação da parceria reuniu representantes das duas instituições

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assinou, na manhã de terça-feira (2/2), cooperação técnico-científica com o Grupo Fleury para execução do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico denominado Dinâmica de Carga Viral nos pacientes com Sars-CoV-2. O acordo concretiza uma longa tradição de colaboração entre as instituições. Por parte da Unifesp, a coordenação técnica do projeto ficará a cargo da médica infectologista Nancy Bellei. Já pelo Fleury será o diretor médico Celso Granato. O acordo possui prazo de vigência determinado de 12 meses, podendo ser renovado por igual período. O conhecimento científico decorrente dessa cooperação será publicado em revista científica.

Durante a solenidade virtual de apresentação da parceria, Granato, atualmente docente aposentado da universidade, relembrou o trabalho desenvolvido com a Dr.ª Nancy desde o início dos anos 1990, citando-a como uma profissional fundamental para os estudos de vírus respiratórios no Brasil, e se mostrou otimista. "Esse acordo é só o primeiro de uma longa lista de trabalhos que faremos em conjunto". Bellei comentou a sua trajetória em virologia clínica e reconheceu a contribuição do Dr. Celso Granato em sua carreira. "Muito do que faço hoje é fruto do que ele me ensinou ao longo desses anos. Precisamos responder às demandas públicas, sempre pensando na população e na saúde pública".

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, falou sobre a importância desse momento, que vem coroar um processo de longa data, com grande produção de conhecimento, e agradeceu ao Fleury pela confiança depositada. Ela também expressou seu desejo antigo de firmar um acordo com o grupo. "Estou orgulhosa de ter cumprido essa missão, com a participação de pessoas extremamentes dedicadas, cientistas que orgulham a nossa universidade e a nossa ciência, como o Dr. Celso Granato e a Dr.ª Nancy Bellei".

A solenidade contou com a presença de demais representantes da universidade, como Ieda Maugeri, chefe de gabinete da Reitoria; Fulvio Scorza, vice-diretor da Escola Paulista de Medicina, representando o diretor Manoel João Batista Castello Girão; Jairo Pinheiro Junior, da Coordenadoria de Convênios e assessor da Pró-Reitoria de Administração; e Walter Lima, diretor do Departamento de Comunicação Institucional. Pelo Fleury, estavam o diretor médico corporativo, Rui Maciel; o diretor médico técnico e responsável geral por P&D, Edgard Torres dos Reis Neto; e a gerente sênior de P&D, Maria Carolina Tostes Pintão.

Lido 6266 vezes Última modificação em Segunda, 19 Dezembro 2022 13:17