Composição - CEUS 2021

LISTA DE ENTIDADES E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Categoria: ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DEFESA DA EDUCAÇÃO - Total: 3

Categoria: ÓRGÃOS DE FOMENTO E APOIO À PESQUISA, PÚBLICOS E PRIVADOS – Total: 1

Categoria: SETOR PRODUTIVO PÚBLICO OU PRIVADO – Total: 3

Categoria: ENTIDADES PATRONAIS E EMPRESARIAIS – Total: 2

Categoria: MOVIMENTOS SOCIAIS – Total: 11

Categoria: SINDICATO DE TRABALHADORES – Total: 1

Categoria: ÓRGÃOS E CONSELHOS PROFISSIONAIS – Total: 4

Categoria: SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA – Total: 15

Categoria: DOCENTES DE OUTRAS UNIVERSIDADES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA – Total: 7

Categoria: MOVIMENTOS ESTUDANTIS DE OUTRAS UNIVERSIDADES E SECUNDARISTAS – Total: 3

Categoria: ATUANTES NA ÁREA DE CULTURA E COMUNICAÇÃO – Total: 4

Categoria: GESTÃO PÚBLICA (ÓRGÃOS EXECUTIVOS) - Total: 1

Categoria: ÓRGÃOS LEGISLATIVOS – Total: 5

Categoria: OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL – Total: 5

 


Categoria: ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DEFESA DA EDUCAÇÃO - Total: 3


logo1a

1 – Instituição: ESCOLA DA CIDADANIA “JOSÉ DE SOUZA CANDIDO”
Nome: RITA APARECIDA DE ANGELOS

Apresentação da Instituição: A Escola da Cidadania "José de Souza Candido”, vinculada Diocese de Mogi das Cruzes atua na formação e no aprimoramento de lideranças comunitárias, agentes de pastoral, conselheiros municipais, educaEscola da Cidadania "José de Souza Candido" dores, estudantes, representantes de entidades da sociedade civil, gestores públicos e demais interessados.

Objetiva desenvolver a capacidade para a elaboração, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, através de formação em conhecimentos específicos: princípios de educação popular, cidadania, participação e cultura política.

Currículo: Psicóloga e formada em Serviço Social, coordenou projeto com crianças e adolescentes. Co-fundadora do Centro Comunitário Grupo Sem terra V. Carrão, Co-fundadora UMM, Fundadora Mov Moradia Franco Rocha e Fundadora CEMOS

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Fortalecer discussões e realizar debates de idéias e pensamentos neste conselho que é um espaço de inclusão de importantes setores da sociedade.

 


logo22 – Instituição: ASSOCIAÇÃO BÁRBARA CRISTINA SÁ
Nome: LAUANA SIMPLICIO PEREIRA

Apresentação da Instituição: Trata-se do Cursinho Comunitário Pré-vestibular Pimentas, cujo foco é promover o acesso de estudantes de baixa renda ao Ensino Superior Público, buscando, paralelamente, a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade e, principalmente, questionadores dos estigmas da periferia.

Currículo: Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2015-2019) e atua como pesquisadora júnior do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP), onde investiga temas relacionados às finanças públicas e ao financiamento da educação no país, em especial nos estados brasileiros. Atualmente assessora de gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde lida com temas de finanças estaduais e orçamento público.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Manifesto interesse em participar deste conselho em razão dos objetivos de atuação da organização que represento, assim como a sua localização, estarem profundamente interligados com as competências do conselho e com a história do Campus Guarulhos.

 

 


logo33 – Instituição: ESCOLA DE CIDADANIA DA ZONA LESTE - PEDRO YAMAGUCHI FERREIRA
Nome: WALDIR APARECIDO AUGUSTI

Apresentação da Instituição: A Escola de Cidadania da Zona Leste tem o propósito de oferecer formação continuada à população da Zona Leste de São Paulo, nas mais diversas áreas de políticas públicas. O objetivo central da ECID-ZL é o de proporcionar aos participantes de seus cursos, conteúdos que lhes permitam conhecer seus direitos e deveres face às políticas públicas empreendidas pelos poderes competentes.

Currículo: Professor; Licenciado em Filosofia e Bacharelando em Teologia; Escritor; Assessor de Pastorais e movimentos Sociais; Coordenador da Escola de Cidadania da Zona Leste; Membro Consultor da Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo – REC-SP.  Conferencista sobre Ética, Cidadania e Políticas Públicas; Educador Social; Articulista da Revista Carta Capital; Colunista da SECHAT – Cannabis Medicinal e negócios; Vice-Presidente da Associação Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo – ACDEM; Professor Coordenador do Curso Livre de Filosofia da Paróquia São Francisco de Assis.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Interesse em compor o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS), com o objetivo de colaborar ativamente com este órgão consultivo, buscando assessorar aos demais Conselhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a fim de ampliar o diálogo entre a Unifesp e a sociedade brasileira.

 



Categoria: ÓRGÃOS DE FOMENTO E APOIO À PESQUISA, PÚBLICOS E PRIVADOS – Total: 1


logo41 – Instituição: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE MARICÁ - ICTIM
Nome: CELSO PANSERA

Apresentação da Instituição: Tem como objetivos: a inovação como eixo de bem estar social, aumento de produtividade e geração de riqueza; Sustentabilidade e a herança para as novas gerações; A Ciência, a Tecnologia e a Inovação para a equidade e redução das desigualdades.

Currículo: Graduação em Letras - Língua Portuguesa. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio De Janeiro. Especialização em Administração e supervisão escolar. Universidade Candido Mendes, UCAM, Rio De Janeiro. Especialização em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. Universidade Candido Mendes, UCAM, Rio De Janeiro.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A oportunidade de colaborar com o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da UNIFESP, é ter a possibilidade de criar sinergia e colaboração com esta instituição de ensino brasileira renomada.

 

 

 


 


Categoria: SETOR PRODUTIVO PÚBLICO OU PRIVADO – Total: 3



logo51 - Instituição: COOPERATIVA DE TRABALHO BRAÇO FORTE, ENGENHARIA, ARQUITETURA, URBANISMO E CONSTRUÇÃO

Nome: VICTOR CHINAGLIA JR.

Apresentação da Instituição: A cooperativa tem como objetivo crescer trabalhando forte na cadeia da construção civil, pois é a única cooperativa do Brasil no setor e hoje realiza trabalhos de regularização fundiária com movimentos sociais que somam mais de 3 mil famílias.

Currículo: Arquiteto e Urbanista formado na PUC - Campinas, Diretor de Assuntos Jurídicos e legislativos do Sindicato dos Arquitetos - Urbanistas no Estado de São PauloSASP. Foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Americana, Conselheiro do Crea e posteriormente do Cau.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Acredita que seja fundamental o intercâmbio entre universidade e sociedade para que o conjunto da população participe na defesa da universidade pública e na produção social advinda delas.

 

 


logo62 – Instituição: AP ORSI CONSULTORIA E PRODUÇÃO EDITORIAL E EDUCACIONAL

Nome: VANDERLEI APARECIDO ORSO

Apresentação da Instituição: A Ap Orsi Consultoria atua nos mercados editorial e educacional por meio de seu representante, Vanderlei Aparecido Orso. Já esteve envolvido em vários projetos de editoras e educadores. Mantém-se atualizada com a legislação educacional e com as novas tecnologias que estão transformando o ensino e a sociedade atual.

Currículo: Agrega mais de 10 anos de trabalho na área jornalística fazendo cobertura da área educacional, cultural e de saúde. E vários anos como professor em diferentes segmentos de ensino. Nos últimos anos atuou em várias frentes e projetos educacionais no mercado editorial, prestou serviços para professores universitários e para empresas de saneamento ambiental, focado na área de educação.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Sabe a importância dos conselhos para fomentar políticas que fortaleçam as bases institucionais e ampliem sua área de atuação. Pode contribuir com a Unifesp participando dos debates sobre inclusão, propondo soluções relacionadas a novas metodologias de ensino, sugerindo iniciativas e parcerias inovadoras com setores públicos e privados.

 

 


logo73 – Instituição: AXONAL CONSULTORIA TECNOLÓGICA
Nome: HENRY JUN SUZUKI

Apresentação da Instituição: A Axonal Consultoria Tecnológica é uma empresa prestadora de serviços de prospecção, indução e suporte ao desenvolvimento e comercialização de novos produtos e plataformas tecnológicas, com foco em atividades que envolvem geração e proteção de capital intelectual, financiamento de projetos e transferência de tecnologia.

Currículo: Graduado em Farmácia e Bioquímica pela FCF-USP, pós-graduado em Administração de Empresas pela ESPM. Também é inventor, com patentes concedidas em vários países e criações premiadas e reconhecidas no Brasil e no exterior. É Sócio Fundador e Diretor Geral da Axonal Consultoria Tecnológica, Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual e da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-SP.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Atualmente, creio que meu perfil se encaixa nos seguintes "chapéus": (1) Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, especialista em inovação e propriedade intelectual e disseminador de conhecimentos nesses campos; (1) Co-criador de várias redes e movimentos como Cidadãos Pela Educação CT&I, Mentores do Brasil, Força Tarefa Covid 19; Parceria Biodiversidade + Inovação; (3) Acadêmico da ACFB/ANF. Em todos os três, creio que possa contribuir com o CEUS.

 



Categoria: ENTIDADES PATRONAIS E EMPRESARIAIS – Total: 2


logo81 - Instituição: SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
Nome: DANILO SANTOS DE MIRANDA


Apresentação da Instituição: O SESC tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores deste setor (comércio de bens, serviços e turismo) e seus familiares.

Currículo: Formado em Filosofia e Ciências Sociais. Especialista em Ação e Gestão Cultural. Diretor Regional do SESC no Estado de São Paulo.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Compor esse Conselho é também dar vazão às trocas e aos aprendizados em ação social em um grupo ampliado, qualificado e ciente dos compromissos públicos e de cidadania.

 

 

 

 


logo92 - Instituição: INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Nome: CAIO LUIZ CARNEIRO MAGRI

Apresentação da Instituição: Tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

Currículo: Diretor Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Graduado em Ciência Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Contribuir com propostas e debates em temas de interesse da comunidade universitária UNIFESP alinhado com os desafios da sociedade brasileira. Contribuir para articulação de parcerias com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e órgãos de classe, visando apoiar os programas da UNIFESP.

 

 

 



Categoria: MOVIMENTOS SOCIAIS – Total: 11



logo101 – Instituição: UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA DA GRANDE SP E INTERIOR
Nome: EVANIZA LOPES RODRIGUES

Apresentação da Instituição: A UMM tem o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão, sendo uma articulação de movimentos que atuam na área de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões, ocupações e loteamentos.

Currículo: Formação em Serviço Social, mestre em Arquitetura e Urbanismo, atuou como coordenadora executiva da União Nacional por Moradia Popular, foi membro da coordenação nacional do Fórum Nacional de reforma Urbana e do Projeto de Moradia do Instituto Cidadania. Atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Programas urbanos do Ministério das Cidades e como assessora da presidência da Caixa Econômica Federal, na implementação do Programa Minha Casa Minha Vida.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Interesse em contribuir na discussão das estratégias da aproximação movimentos populares e universidade, identificando temas de interesse comuns, apoiando a formulação de iniciativas de diálogo e interação, bem como na construção de propostas para a sociedade.

 

 


logo112 – Instituição: UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES
Nome: ANNA MARIA MARTINS SOARES

Apresentação da Instituição: A entidade defende os direitos e reivindicações das mulheres e luta contra a opressão, violência de gênero, raça, classe e luta por creche e educação.

Currículo: Graduada em Serviço Social, militante de movimentos sociais, democráticos e sindical, já atuou como vereadora e deputada estadual em São Paulo.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse é motivado pela participação no CEUS por conta da luta na Zona Leste pelo acesso dos segmentos populares à Universidade. Desde 1983, participa no Movimento de Luta Pela Universidade que depois de 23 anos conquistou o Campus USP/Leste. Atuar nesse conselho contribui para a integração entre Universidade e Sociedade.

 

 

 

 


3 - Instituição: MOVIMENTO NOSSA ITAQUERA
Nome: MERCI RODRIGUES MEDEIROS

Apresentação da Instituição: O Movimento Nossa Itaquera teve seu início em meados de março de 2010 com grupo de pioneiros que tiveram o apoio decisivo do Padre Paulo Bezerra que estimulou a formação deste grupo inicial que era composto por pessoas da paróquia interessadas no desenvolvimento do bairro.

Currículo: Licenciatura Plena em História e Pedagogia, desempenha a função de Coordenadora Geral do Cieja Itaquera, atua no Movimento Nossa Itaquera, participante da Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e fez parte do movimento pela Implantação da Unifesp na Zona Leste.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Colaborar na proposição de tema de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de programas e ações acadêmicas, baseadas em problemas, evidências e contextos reais, alinhados com as necessidades da sociedade brasileira.


logo124 – Instituição: MOVIMENTO SOCIAL “GRITO DOS EXCLUÍDOS CONTINENTAL”
Nome: HELOISA DE SOUSA RIBEIRO OLIVEIRA

Apresentação da Instituição: O “Grito dos Excluídos” opera para que as pessoas possam conhecer seus direitos construindo projetos, oficinas e debates, atuando em conselhos de direito nas áreas sociais e de saúde. Trabalha para ampliar a discussão para a população num processo democrático objetivando garantir os direitos básicos e uma justiça social.

Currículo: Bacharel em Enfermagem, Especialização em Enfermagem de Saúde Pública, Curso ”Atuação Sócio - Ambiental em Áreas de Mananciais”, Curso de Extensão

Universitária -Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas. Atua no Projeto de Saúde Escolar da Universidade Federal de São Paulo “Projeto Sol Nascente”; Enfermeira em Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde, Serviço de Atenção Especializada SAE (DST); Titular do segmento trabalhador de Conselho Gestor de Saúde em Unidade de Saúde e em Conselho Gestor da Supervisão Técnica Regional de saúde Vila Mariana.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse está ligado à minha formação na área da saúde e experiência profissional no Sistema Único de Saúde, onde pude conhecer a realidade de vida dos usuários e a organização da assistência pública de saúde.

 


logo135 – Instituição: COLETIVO METROPOLITANO DE MOBILIDADE URBANA COMMU
Nome: JOÃO VITOR CAMPOS DOS REIS

Apresentação da Instituição: Um coletivo de pessoas que moram e utilizam os sistemas de transporte público da Região Metropolitana de São Paulo. Os objetivos são: disseminar informações de qualidade sobre mobilidade urbana, geradas por quem utiliza o transporte coletivo; aprimorar o debate sobre mobilidade urbana; melhorar o diálogo entre sociedade, poder público e operadores; fiscalizar e cobrar as autoridades competentes para garantir respeito, segurança e qualidade no fornecimento de transporte público; empoderar os usuários de transporte público para serem também fiscalizadores.

Currículo: Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ativo na organização dos estudantes via Centro Acadêmico (Florestan Fernandes - CACOFF) e Diretório Acadêmico representante de graduandos e pós-graduandos da Faac (Di Cavalcanti - Dadica). Repórter correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias na cidade de Guarulhos.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Participando do COMMU, trocamos conhecimento sobre mobilidade urbana e planejamento urbano, temos, a exemplo, conhecimento e divulgação do projeto #Sufoco do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias, do Campus Zona Leste. Desejo nesse sentido propor soluções e construir diálogo com melhorias no transporte e no planejamento da Unifesp para a região.

 


logo146 – Instituição: INSTITUTO LATINO AMERICANO DE TRADIÇÕES AFRO BANTU - ILABANTU
Nome: WALMIR DAMASCENO DOS SANTOS

Apresentação da Instituição: Uma associação com o enfoque prioritário na manutenção E preservação da Comunidade Tradicional de Matriz Centro Africana Inzo Tumbansi, objetivando a revalorização dos saberes e fazeres tradicionais, atuando no fortalecimento de ações políticas que viabilizem a promoção da igualdade racial como forma de enfrentamento do racismo e empoderamento dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e afrobrasileira.

Currículo: É jornalista de profissão, bacharel em Direito e licenciado em Letras, especialista em Educação para Relações Étnico-Raciais, tem se dedicado à organizar e presidir pesquisas, conferências, encontros, seminários e palestras, nacionais e internacionais, para promoção da igualdade racial, valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira e tornou-se árduo defensor e impulsionador na revalorização dos aportes culturais dos africanos e seus descendentes na diáspora, lutando pela visibilidade cultural e identitárias desses povos e seu legado em São Paulo e em todo continente latino americano e caribenho.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: ILABANTU, deseja participar e auxiliar no debate de temas acerca das tradições africanas na diáspora, nacional e internacional que orientem as ações para inserção no ensino, pesquisa da história da áfrica e das culturas afro-brasileiras, bem como propor nos programas e ações acadêmicas e nas metodologias de ensino a participação dos Terreiros e Comunidades Tradicionais Africanas como espaços de produção de conhecimentos, em uma visão de uma academia não eurocêntrica.

 


logo157 – Instituição: CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES
Nome: FRANCISCA GENILCE GOMES

Apresentação da Instituição: A CMP foi criada para articular os movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral. A necessidade de criar um instrumento de articulação, para somar forças entre os diversos movimentos nas lutas por direitos e pela construção de políticas públicas, foi o principal objetivo de criação da CMP, e segue como princípio norteador de sua atuação.

Currículo: Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutoranda pela pós-graduação em Serviço Social-Puc-SP. Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora efetiva de Sociologia- Secretária de Educação-SP. Atualmente compõe a coordenação da Escola de Formação da CMP - Central de Movimentos Populares.Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais - NEMOS.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Buscarei auxiliar na proposição e no debate de temas de interesse local, nacional e internacional para orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, bem como nos programas e ações acadêmicas e nas metodologias de ensino inovadoras, tudo alinhado com as necessidades da sociedade brasileira. Na minha atuação me proponho a colaborar com a avaliação do estudante egresso da Unifesp, a proposição de parcerias com movimentos sociais, órgãos de classe e entidades civis, além de parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da Unifesp, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.

 


logo168 – Instituição: MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES SEM TERRA LESTE 1

Nome: EDILSON HENRIQUE MINEIRO

Apresentação da Instituição: É formada por grupos de origem e por uma coordenação formada por cerca de 40 pessoas, que na maioria são mulheres que decidiram mudar seu destino e de suas famílias. Atualmente participam da entidade cerca de 3 mil famílias nos grupos de origem e nos mutirões já conquistados.

Currículo: Bacharel em Direito. Advogado militante na área do Direito Urbanístico. Mestre em Ciências na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua desde 1994 na fiscalização, formulação e execução de políticas de habitação de interesse social. Atualmente é assessor jurídico do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 e da União dos Movimento de Moradia – UMM/SP.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Manifesto meu interesse em compor o Conselho, dada sua natureza democrática e capacidade de diálogo com os diversos segmentos que constituem o espaço público. Já tendo cumprido um mandato, avalio que o Conselho exerceu papel relevante no debate das questões cotidianas e estratégicas, sendo que a criação do curso de graduação em geografia no Campus da Zona Leste de São Paulo se constituiu num exemplo concreto de que mesmo em situações de dificuldades, é possível avançar.

 


logo179 – Instituição: REDE EMANCIPA
Nome: DANIELA XAVIER HAJ MUSSI

Apresentação da Instituição: A Rede Emancipa existe desde 2007 coordenando núcleos de educação popular nas periferias brasileiras. Desde seu surgimento, em Itapevi (periferia da capital paulista), a expansão da Rede Emancipa foi notável e hoje existimos de maneira organizada no RS, PR, RJ, MG, DF, MS, PA, MA, RN, CE e internacionalmente em Cabo Verde. Desde 2017, a Rede Emancipa impulsiona o projeto Universidade Emancipa voltado especialmente para a aproximação e engajamento de nossas ações de educação popular junto às universidades brasileiras. Esse projeto iniciou-se com cursos presenciais realizados em parceira com a USP e a FESPSP em São Paulo (2018), aulas públicas com professores/as universitários nos cursinhos populares (2018-2019) e, com a pandemia, em 2020 e 2021, em uma série de cursos online em parceria com várias instituições como UERJ, USP, UFMG e UFSCAR. Nosso interesse em compor o Conselho Estratégico da Unifesp se deve, assim, a dois motivos principais: a) seguir ampliando nossa integração local universidade/iniciativas de educação popular acompanhando e contribuindo para a elaboração de iniciativas da Unifesp no sentido da democratização do acesso e gestão da instituição; b) promover parcerias específicas para realização de atividades de formação (inclusive com certificação) voltadas para a educação popular.

Currículo: Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor dos livros "Política e literatura: Antonio Gramsci e a crítica italiana" (2014) e "Socialismo e liberalismo antes do fascismo"(2020). Coordenadora da Rede Emancipa, fundadora e organizadora do projeto Universidade Emancipa.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Nosso interesse em compor o Conselho Estratégico da Unifesp se deve, assim, a dois motivos principais: a) seguir ampliando nossa integração local universidade/iniciativas de educação popular acompanhando e contribuindo para a elaboração de iniciativas da Unifesp no sentido da democratização do acesso e gestão da instituição; b) promover parcerias específicas para realização de atividades de formação (inclusive com certificação) voltadas para a educação popular.


10 – Instituição: MOVIMENTO INDEPENDENTE MÃES DE MAIO
Nome: DÉBORA MARIA DA SILVA

Apresentação da Instituição: Nossa missão é lutar pelo Direito à Verdade, à Memória, à Justiça e à Reparação Plena para todas as vítimas da violência contra a população Pobre, Negra, Indígena e contra os Movimentos Sociais brasileiros, de Ontem e de Hoje. Verdade, Justiça e Reparação para todas as vítimas do massacre contínuo que o estado pratica historicamente no país.

Currículo: Ativista dos direitos humanos, fundadora do Movimento Independente Mães de Maio, que denuncia e apura independentemente casos de violência policial no Brasil.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A minha participação, representando o movimento no Conselho irá contribuir de forma que os diferentes saberes se complementam diante da diversidade acadêmica.


logo1811 – Instituição: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Nome: DAIANE RAMOS

Apresentação da Instituição: O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais.

Currículo: Formada em Pedagogia - UFSCar, Especialização em Linguagens nas Escolas do Campo - UNB, Cursando Mestrado Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente UNIARA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, Educação do Campo, EJA. Tem experiência com coordenação política e pedagógica e elaboração de proposta política e pedagógica na modalidade educação infantil.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Assim como a Unifesp colocou na primeira sessão, manifesto o interesse em compor ao conselho para que possa participar dos debates temas de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, programas e ações acadêmicas, metodologias de ensino inovadoras, alinhado com as necessidades da sociedade brasileira.

 

 



Categoria: SINDICATO DE TRABALHADORES – Total: 1


logo191 – Instituição: FEDERAÇÃO NACIONAL DOS URBANITÁRIOS

Nome: EDSON APARECIDO DA SILVA

Apresentação da Instituição: A FNU tem por finalidade a coordenação, a orientação geral e representação legal dos trabalhadores(as) e das entidades sindicais de trabalhadores(as) nas indústrias urbanas, entidades essas que representam os trabalhadores na indústria de energia.

Currículo: Sociólogo e Mestre em Planejamento e Gestão do Território, com especialização em Gestão Pública; e Sociedade e Meio Ambiente. Secretário Executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento - ONDAS e Assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Acreditamos e defendemos que se torna cada vez mais estratégico a aproximação e a interação das universidades, sobretudo as públicas, com as comunidades, principalmente àquela que é mais excluída de serviços públicos de qualidade que apresentam demandas de toda ordem.

 

 

 


Categoria: ÓRGÃOS E CONSELHOS PROFISSIONAIS – Total: 4


logo201 – Instituição: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

Nome: ROSA MARIA GODOY SERPA DA FONSECA

Apresentação da Instituição: A Associação Brasileira de Enfermagem é uma associação de caráter cultural, científico e político, articulando-se com as demais organizações da enfermagem brasileira, para promover o desenvolvimento político, social, cultural e cientifico das categorias que a compõem.

Currículo: Graduada em enfermagem e enfermagem de saúde pública (USP), mestre em saúde pública (USP) e doutora em enfermagem (USP). É livre docente em enfermagem em saúde coletiva. Atua como professora titular sênior na USP. Atualmente é coordenadora da Câmera Técnica de Atenção básica e Membro da Comissão Interministerial de Saúde da Mulher do Conselho Nacional de Saúde (MS).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse em compor o CEUS-Unifesp, na qualidade de representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), vincula-se à missão da ABEn de exercer o controle social por meio do diálogo institucionalizado com a Universidade.

 

 


logo21

2 – Instituição: INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

Nome: MARIANA CICUTO BARROS

Apresentação da Instituição: Associação em prol da construção democrática e sustentável das cidades e da prática da arquitetura e do urbanismo como meio para enfrentar a desigualdade sócio espacial no Brasil e atender as necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, a justiça social, ao acesso universal aos direitos sociais e ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Currículo: Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Atua profissionalmente e academicamente em pesquisas e projetos com temas relacionados à Habitação de Interesse Social, Políticas Habitacionais e Assessorias Técnicas (ATHIS)

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O Instituto acredita que a sua atuação junto ao Conselho fortalece o diálogo e trocas com o corpo docente da Universidade e como parte de suas atribuições, ensejos com relação aos debates acadêmicos.

 

 

 


logo22

3 – Instituição: AEASP - ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nome: HENRIQUE CÉSAR DE LIMA ARAÚJO

Apresentação da Instituição: A AEASP tem como missão “Defender, zelar e valorizar a Agronomia e o Engenheiro Agrônomo com o compromisso de promover o associativismo, a cidadania, a ética e a sustentabilidade sócio-econômico-ambiental”.

Currículo: Graduação em Agronomia pela UFLa/ESAL. Lato Senso Nutrição Humana UFLa. Lato Senso Estudo Plantas Medicinais FOC. Pós-graduação Eng. Segurança Trabalho Uninove. Inspetor CREA/SP, Coordenador GT Paisagismo AEASP Educação

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A AEASP tem grande capacidade de propor parcerias para o desenvolvimento de inovações científicas, sociais e tecnológicas com os setores público, privado e terceiro setor, além de ser capaz de propor parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da Unifesp, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.

 

 

 


logo23

4 – Instituição: CAU/SP - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SÃO PAULO

Nome: CATHERINE OTONDO

Apresentação da Instituição: O conselho tem por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina dos arquitetos e urbanistas, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo, no âmbito de sua jurisdição.

Currículo: Arquiteta graduada pela FAU_USP em 1994. Em 2013 recebeu o titulo de doutora pela mesma instituição. Foi professora de Projeto no Instituto de Arquitetura e

Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), e atualmente leciona a mesma disciplina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2020 foi eleita juntamente com um grupo de 156 mulheres, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, CAU/SP, para a gestão do triênio 2021-2023.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Elaborar procedimentos para a melhoria das condições de oferta e da qualidade dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, realizar ações que estimulem a promoção da educação e formação profissional e continuada são algumas das atribuições da Comissão de Ensino e Formação definidas em Lei e no Regimento Interno do CAU/SP, e que estão diretamente alinhadas às do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da UNIFESP. Assim, entendemos ser fundamental e urgente, a interação e articulação do CAU/SP ao espaço que conjuga as demandas sociais com os acúmulos do conhecimento socialmente referenciado das Universidades.


Categoria: SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA – Total: 15


logo241 - Instituição: INSTITUTO DOS ADVOGADOS DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Nome: MARCIA APARECIDA DE FREITAS

Apresentação da Instituição: Organização da sociedade civil, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, recreativo, educacional, esportivo e cultural, sem cunho político ou partidário.

Currículo: É mestra em direito, possui graduação em direito, presidente do Instituto dosAdvogados da Zona Leste da Cidade de São Paulo e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos Avançados – GEA-IAZL

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Propor e debater temas de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, programas e ações acadêmicas, sobretudo metodologias de ensino.

 

 


2 - Instituição: TECLA – TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: ESTUDOS E AÇÃO CLASSISTA

Nome: VALTER DE ALMEIDA COSTA

Apresentação da Instituição: Tecla é um grupo de educadores que atuam no Observatório de políticas públicas e centro de memória da Unifesp da Zona Leste desenvolveu nos últimos anos várias atividades de estudos que resultaram na publicação de livros, produção de filme, congresso e seminários envolvendo educadores e ativistas comunitários da região.

Currículo: Doutor em Educação Currículo, Mestre em Educação, graduação em pedagogia e licenciatura de história.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Deseja participar do conselho tendo em vista a disposição da entidade que representa em colaborar na proposição de tema de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, programas e ações acadêmicas, metodologia de ensino inovadoras, baseadas em problemas, evidências e contextos reais, alinhados com a necessidades da sociedade brasileira.


logo25

3 – Instituição: INSTITUTO VISÃO PÚBLICA

Nome: ELÓI ALFREDO PIETÁ

Apresentação da Instituição: O Instituto Visão Pública dedica-se a estudos, pesquisas, cursos, nas áreas de educação, cultura, políticas públicas, meio ambiente, assuntos municipais, saneamento, saúde, planejamento estratégico situacional, formação de lideranças populares e de gestores públicos.

Currículo: Diretor executivo do Instituto Visão Pública. Foi prefeito da cidade de Guarulhos (2001-2008). Formado em Direito. Leciona História do Brasil em cursinhos gratuitos preparatórios.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Nossa intenção é contribuir com pesquisas e estudos para o melhor desempenho da Universidade, do setor público e dos movimentos sociais, estreitando suas relações com a Universidade.

 

 

 


logo26

4 – Instituição: FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL

Nome: MARIA ALICE SETUBAL

Apresentação da Instituição: Com mais de uma década de trabalho, a Fundação Tide Setubal é uma organização não governamental, de origem familiar que atua com a missão de fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas que contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioepaciais das grandes cidades em articulação com diversos agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do estado e do mercado.

Currículo: Socióloga, doutora em Psicologia da Educação e mestre em Ciência Política. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef e atualmente é presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas)

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Contribuir com a aproximação entre a sociedade civil e a universidade pública, reconhecendo nesta a histórica importância na produção e disseminação de conhecimento que orientam o desenvolvimento de nossa sociedade.

 

 


logo27

5 - Instituição: ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ

Nome: NATACHA GONÇALVES DA COSTA

Apresentação da Instituição: É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação.

Currículo: Psicóloga. Diretora Geral da Associação Cidade Escola Aprendiz. Membro do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do UNICEF. Compôs o Grupo de Trabalho que formulou o Programa Mais Educação do MEC.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Atuar no fortalecimento do diálogo da universidade com a sociedade brasileira contribuindo para a ampliação do impacto da Universidade no país.

 

 

 


logo28

6 - Instituição: ASSOCIAÇÃO CASA DO MANDATO

Nome: VANDERLEI APARECIDO BANCI

Apresentação da Instituição: Tem por finalidade a promoção da comunidade e da cultura, através de iniciativas e apoio que visem ao desenvolvimento social, econômico, educacional, urbano, cultural, político, ético e democrático, por meio do aperfeiçoamento do conhecimento, da transmissão do conhecimento, da transmissão da experiência e conhecimento acumulados em busca de uma sociedade mais justa, fundamentada na progressiva igualdade de oportunidades.

Currículo: Maestro, Regente, Arranjador, Educador e Trompetista. Graduação em Composição e Regência, Pós Graduação em Psicodrama, cursos relacionados a História da arte e Música

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Nossa intenção é contribuir com pesquisas e estudos para o melhor desempenho da Universidade, do setor público e dos movimentos sociais, estreitando suas relações com a Universidade.

 

 

 


logo29

7 – Instituição: PÓLIS - INSTITUTO DE ESTUDOS, FORMAÇÃO E ASSESSORIA EM POLÍTICAS SOCIAIS

Nome: MARGARETH MATIKO UEMURA

Apresentação da Instituição: Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma organização não governamental de atuação nacional, com participação em redes internacionais e locais, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária, pluralista e reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos estadual e federal.

Currículo: Mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas com especialização em Desenho e Gestão do Território Municipal. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1987) e especialização em Gestão Territorial e Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Desde 2010 é professora no curso do COGEAE da PUC-SP no curso de Economia Urbana.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A busca pela aproximação da sociedade com a academia com o objetivo de qualificar e subsidiar as políticas públicas é essencial para o Polis e, portanto, compor o Conselho é de extremo interesse da Instituição que valoriza a pesquisa e a sua aplicabilidade nos territórios buscando entender e encontrar alternativas para diminuir as desigualdades sócio espaciais.

 


logo30

8 – Instituição: OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS À ÁGUA E AO SANEAMENTO (ONDAS)

Nome: AURORA FERNANDEZ RODRIGUEZ

Apresentação da Instituição: O ONDAS é regido pelos princípios da defesa do saneamento básico e do acesso à água como direito social e da função do Estado na sua promoção; na construção e fortalecimento da prestação dos serviços de saneamento básico de natureza pública; e na produção de pensamento crítico socialmente referenciado sobre água e saneamento básico.

Currículo: Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Santos. Servidora Pública aposentada como assistente social da Prefeitura Municipal de Santos. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na área da Saúde Pública. Atuando na área sindical e na mobilização dos Fóruns Estadual de Trabalhadores/as do SUAS do Estado de SP e no Fórum Regional de Trabalhadores/as do SUAS da Baixada Santista.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Minha atuação tem sido intensa na área do Serviço Social na representação dos trabalhadores (as), inclusive com forte interação com a UNIFESP Baixada Santista. Sou associada ao ONDAS que tem como pauta principal a luta em defesa da água e do saneamento, à toda a população, independentemente da sua capacidade de pagamento e condições de moradia, lançou no início de da pandemia carta à sociedade sobre ações de enfrentamento à COVID-19 relacionadas à garantia do acesso a água que teve adesão oficial da FIOCRUZ.

 


logo31

9 – Instituição: AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE GUARULHOS

Nome: MARCELO JOSÉ CHUEIRI

Apresentação da Instituição: A Agende tem o objetivo de promover o desenvolvimento técnico-científico, socioambiental e econômico, local, integrado e sustentável do município de Guarulhos e Região, procurando, para tanto, harmonizar o crescimento econômico com a exploração racional de seus recursos físicos, humanos e naturais, aumentar as oportunidades de negócios, a melhoria da qualidade de vida da população e o alcance de renda “per capita” e de emprego compatível com a dignidade humana.

Currículo: Engenheiro Eletricista - Escola Politécnica da USP, Licenciatura pelo Instituto de Física da USP. Coordenador do Programa USP Municípios da Reitoria da Universidade de São Paulo; Diretor Técnico da Agência de Desenvolvimento de São Paulo; Coordenador de Assuntos Aeroportuários de Guarulhos; Coordenador Técnico da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos;

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A AGENDE como entidade voltada ao Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável de Guarulhos considera muito relevante poder contribuir com a UNIFESP, especialmente para sua unidade instalada em Guarulhos, no estudo e proposições que visam ao desenvolvimento local, à inserção de seus alunos e professores nessa meta e abrir alternativas para que os que se formam nessa prestigiosa instituição a encontrarem campo de trabalho, militância e parcerias com entidades, instituições, empreendedores e empresas locais de forma inovadora e eficaz.

 


logo3210 – Instituição: ONG PORTAS ABERTAS

Nome: VAGNUM DIAS DA SILVA

Apresentação da Instituição: A ong PORTAS ABERTAS desenvolve atividades nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura, esportes e promoção social, visando à inclusão social e melhor qualidade de vida para população em geral.

Currículo: Mestre em Educação pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Concluindo uma outra Graduação, Pedagogia na Universidade de São Paulo - USP. Atua profissionalmente como Diretor de Escola na Prefeitura de São Paulo. É um dos idealizadores e fundadores do CPPU (Cursinho Popular Pimentas Unifesp), que tem por objetivo preparar alunos da rede pública de ensino para prestar o Enem e outros processos seletivos como vestibulares em geral, trabalhando numa perspectiva de transformação social através da educação. Hoje é Coordenador Geral do Projeto.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Manifestamos legítimo interesse pelos seguintes motivos: Lutamos pela vinda de uma universidade pública para região dos Pimentas; trabalhamos por longa data de movimentos sociais na cidade de Guarulhos, com ênfase na educação; somos integrantes do bairro onde está localizado a Unifesp. Assim, desejamos compor o Conselho para ajudar a delinear as ações depreendidas.

 


11 – Instituição: ASSOCIAÇÃO SAÚDE E VIDA

Nome: RAIMUNDO CAITANO

Apresentação da Instituição: A associação tem entre suas finalidades a de promover e apreciar as políticas e programas de interesse social cujas execuções envolvam áreas compreendidas no âmbito das Políticas Públicas da saúde, educação, assistência social, cultura, crianças e adolescentes, mulheres e idosos.

Currículo: Participou do Grupo de Jovens da Igreja Católica na década de 70, junto com os Movimento Popular (Movimento de Defesa do Favelado MDF), Movimento de Transporte de São Mateus, Fundação do Diretório do PT de São Mateus. Hoje atua no Movimento Popular de Saúde da Zona Leste e da União dos Movimentos Populares de Saúde de São Paulo (UMPS). Membro da Coordenação Municipal da Central dos Movimentos Populares (CMP).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Aprofundar conhecimento dos Militantes do Movimento através de curso de extensão que nos leve a maior profundidade da nossa realidade desenvolvendo consciência crítica , também, fazer parceria desenvolvendo trabalho em assessoria de pesquisa e tabulação de dados da produção dos trabalhos dos diversos conselheiros gestores de saúde da região.


logo3312 – Instituição: ABRASCO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA

Nome: GULNAR AZEVEDO E SILVA

Apresentação da Instituição: A associação tem como missão e fins gerais atuar no apoio e articulação entre os centros de ensino e pesquisa em saúde coletiva para fortalecimento mútuo das entidades-membros e para a ampliação do diálogo com a comunidade técnica, científica e desta com os serviços de saúde, organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil.

Currículo: Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1978, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)t em 1991 e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1997. É professora do Instituto de Medicina Social (IMS) - UERJ desde 2000. É bolsista de produtividade do CNPq e do programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Faz parte do Steering Committee do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (CONCORD), liderado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM). Em julho de 2018 foi eleita presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Convidada.

 

 


13 – Instituição: ASSOCIAÇÃO POPULAR DE SAÚDE

Nome: GILBERTO TANOS NATALINI

Apresentação da Instituição: A associação tem como objetivo a continuidade das lutas por melhores condições de vida da população e tem a finalidade de atender de atender a todos que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

Currículo: Médico Cirurgião Geral, formado pela Escola Paulista de Medicina em 1975. É especialista em gastrocirurgia e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Conselheiro e Coordenador da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Oeste; Membro titular representante da Câmara Municipal de São Paulo no Comitê Bairro Amigo do Idoso da Vila Clementino, em parceria com a Escola Paulista de Medicina. Proponente e Coordenador do Comitê Civil Contra o Coronavírus, em 2020.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Convidado.


logo3414 – Instituição: CENTRO DE EDUCAÇÃO DA ZONA LESTE

Nome: ANA PAULA HASSAN JALLOUL

Apresentação da Instituição: A entidade sempre esteve focada na questão da alfabetização de jovens e adultos dentro do projeto Mova-SP, Formação para educadores do Mova, biblioteca para os alunos, aberta a reuniões e qualquer tipo de eventos, realizamos também passeios culturais com os alunos e integramos projetos culturais do bairro.

Currículo: Paulistana, poetisa, palestrante, Consultora de mídias digitais, ativista cultural, membro do Centro de educação da Zona Leste e Coletivo São Paulo de Literatura.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Como membro do Centro de educação da Zona Leste e envolvimento em projetos culturais e educacionais, se apresenta com muita alegria para compor este importante conselho.

 

 

 


logo35

15 – Instituição: ASSOCIAÇÃO “BRIGADA DA EDUCAÇÃO, CULTURA,

ASSISTÊNCIA SOCIAL, MORADIA POPULAR, DIREITOS HUMANOS E SAÚDE PELA VIDA”

Nome: RODRIGO MINDLIN LOEB

Apresentação da Instituição: A Brigada pela Vida de São Paulo é uma organização de formação popular, intersetorial (saúde, assistência, educação, cultura, direito pela moradia, urbanismo), e apoiada na experiência nos territórios precários e com diversos níveis de vulnerabilidade multidimensional, que constituem a maior parte do território urbano do Município de São Paulo, e consequentemente impõe a seus habitantes uma condição inaceitável de ausência de direitos.

Currículo: Arquiteto e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo e em Energia e Meio Ambiente. Membro do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do IAB-SP, do Núcleo de Pesquisa e Projeto em Cidade, Gênero e Infância da FAU Mackenzie e do Programa de Extensão FAU+D Acolhe.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Buscar dar a contribuição da melhor maneira possível, colocando a organização em rede e colaboração com tantas outras que compõem o Conselho.

 

 


Categoria: DOCENTES DE OUTRAS UNIVERSIDADES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA – Total: 7


logo361 – Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - PROFESSORA EMÉRITA

Nome: ANA LÚCIA ALMEIDA GAZZOLA

Apresentação da Instituição: A UFMG é uma das principais universidades do país, destacando-se tanto no ensino de graduação e pós-graduação como na pesquisa e extensão. Balizada pelos parâmetros da qualidade, pertinência e inclusão, tem sido um vetor de desenvolvimento regional e ao mesmo tempo cada vez mais tratando de ampliar sua importância no cenário brasileiro, latino-americano e internacional.

Currículo: Professora Emérita e reitora da UFMG 2002-2006. Formada em Letras pela UFMG. Doutora em Literatura Comparada pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA, com Pós-Doutorado na Duke University. Autora de livros e artigos nos campos da educação superior e literatura comparada. Coordenadora do grupo internacional Kairós para a transformação da educação. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República representando a SBPC.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Tenho grande respeito pela UNIFESP e seu papel na educação superior, ciência e tecnologia no país. As atribuições do Conselho são abrangentes mas também estratégicas e espero poder contribuir, caso seja indicada.

 


logo37

2 – Instituição: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - PROFESSOR EMÉRITO

Nome: ISAAC ROITMAN

Apresentação da Instituição: A Universidade de Brasília é uma instituição de ensino superior pública brasileira localizada em Brasília, no Distrito Federal, sendo uma a maior instituição de ensino superior da região Centro-Oeste e uma das mais importantes do país.

Currículo: Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

(1962) e doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967).Pós-Doutorado: Haskins Laboratories/Pace University, New York, USA (1967-68); Hadassah Medical School, Hebrew University, Jerusalem, Israel (1969); University of Kent at Canterbury, UK (1977); University of Sussex, Brighton, UK (1990). É membro titular da Academia Brasileira de Ciência desde 1995. Professor Emérito da Universidade de Mogi das Cruzes e da Universidade de Brasília e Pesquisador Emérito do CNPq.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Colaborar na interação das Universidades com a Sociedade.

 

 


3 – Instituição: EE PIMENTAS VII

Nome: MARISA APARECIDA DE SA

Apresentação da Instituição: A instituição tem como finalidade, inspirada nos termos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Os objetivos do ensino devem convergir para os fins mais amplos da educação nacional, expressos na Lei no 9394/96.

Currículo: Professora Marisa de Sá, diretora da EE Pimentas VII, e Professora EMEFEM Darcy Ribeiro. Moradora da região do Pimentas há 30 anos e atuando na área da educação há 22 anos.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Os CEUs são espaços educacionais que consolidam a integração entre educação e vida, assegurando o direito de acesso ao conhecimento, à cultura, a arte, ao esporte e ao lazer, à recreação e às tecnologias, articulado aos saberes e às potencialidades locais em torno de um projeto educativo significativo e socialmente relevante para todas as gerações, constituindo-se também como espaço de organização das camadas populares por meio da valorização e ampliação de seus saberes.


logo38

4 - Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

Nome: MÔNICA SCHÖDER

Apresentação da Instituição: A missão institucional da UFABC é definida como: “Promover o avanço do conhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão,tendo como fundamentos básicos a interdisciplinaridade, a excelência e a inclusão social.”

Currículo: Economista, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem doutorado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2005). Tem experiência em Economia Agrária, atuando na análise de temas como pobreza e desenvolvimento rural, políticas públicas e agricultura familiar. É docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), no estado de São Paulo, e atualmente exerce a função de pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da instituição.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O permanente diálogo entre as universidades federais paulistas é iniciativa relevante, sendo fundamental garantir a interlocução qualificada nos espaços institucionais existentes. Nesse sentido, (1) participar de debates que vão orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, articuladas a temas de interesse regional e nacional; (2) colaborar com a construção de parcerias com diferentes atores regionais e estaduais, e (3) apoiar o acompanhamento e a avaliação das metodologias de ensino e das políticas de acesso, inclusão e permanência dos discentes na Unifesp resultará em ganhos e em aprendizados institucionais relevantes para ambas as instituições.

 


logo395 – Instituição: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Nome: EDUARDO ANTONIO MODENA

Apresentação da Instituição: O IFSP busca ofertar educação profissional, científica e tecnológica orientada por uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento.

Currículo: Mestre em Engenharia Civil (área de concentração: Recursos Hídricos) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Paulo na área de Edificações. Atualmente é o Reitor do IFSP, cargo que ocupa desde 2012, tendo experiência em gestão pública e nas políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, bem como na expansão da Rede Federal, com abertura de diversos novos campi durante seu mandato.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O IFSP oferta da educação básica à pós graduação, de modo que os interesses mútuos e sinergia entre as instituições envolvem tanto nossos alunos de ensino médio, que podem vir a dar continuidade em seus estudos junto à Unifesp, quanto as parcerias possíveis em Extensão, Pesquisa e Inovação. Minha participação no conselho, tendo sido reitor por 8 anos, pode contribuir para o diálogo entre instituições, o debate de políticas e programas acadêmicos, políticas de acesso, inclusão e permanência, parcerias para o desenvolvimento de pesquisa, inovação e ações de extensão.


logo406 – Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Nome: DIANA JUNKES BUENO MARTHA

Apresentação da Instituição: A UFSCar destaca-se pelo alto nível de qualificação acadêmica de seu corpo docente e pela contratação da quase totalidade de seus professores em regime de dedicação exclusiva. No transcorrer dos seus quase quarenta e cinco anos de existência, a UFSCar transformou-se em uma das mais reconhecidas instituições de Ensino Superior do Brasil e da América Latina.

Currículo: Bacharel em Ciências Econômicas (1992). Possui mestrado (2004) e doutorado (2008) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Possui pós-doutorado na área de Análise do Discurso e Psicanálise pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) (2011). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e atualmente é Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Um Conselho como o CEUS, ao reunir diferentes instâncias acadêmicas e não acadêmicas, ao agregar representantes da sociedade tem enorme papel na reconstrução das bases que nos permitirão recolocar o Brasil na senda da democracia, do desenvolvimento sustentável e do compromisso ético, social e científico com a sociedade. É grande o compromisso de compô-lo e grande o desafio de fortalecê-lo como instância de debate profícuo, pluralismo e, nesses tempos, de instrumento de ação e intervenção positiva na realidade.

 


logo417 – Instituição: FIOCRUZ - PESQUISADOR EMÉRITO

Nome: RENATO SÉRGIO BALÃO CORDEIRO

Apresentação da Instituição: Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Currículo: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Guanabara -UEG (1969) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1978). Trabalhou com Haity Moussatché e Mauricio Rocha e Silva , e realizou pós-Doutorado, CAPES/COFECUB, na Unité de Pharmacologie Cellulaire do Institut Pasteur, Paris, 1983/1984. Atualmente é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da America Latina , Membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC),Pesquisador Senior e assessor/consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é Pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, pesquisador titular do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz- Fundação Oswaldo Cruz.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Será uma honra participar contribuir com o Conselho Estratégico Universidade Sociedade ( CEUS ) da Unifesp.

 


Categoria: MOVIMENTOS ESTUDANTIS DE OUTRAS UNIVERSIDADES E SECUNDARISTAS – Total: 3


logo421 – Instituição: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS

Nome: FLÁVIA CALÉ DA SILVA

Apresentação da Instituição: Com mais de 30 anos de história, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) é a entidade máxima de representação dos pós-graduandos brasileiros. Em sua trajetória, acumula diversas conquistas institucionais e acadêmicas e carrega em suas bandeiras a defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Currículo: Historiadora pela UFRJ. Mestranda em História Econômica pela USP. Mais de 10 anos de experiência em análise, elaboração e articulação de políticas públicas educacionais através de atuação em Conselhos como o Conselho Superior da CAPES e CONAES, atuação em entidades educacionais e espaço legislativo e institucional.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: É fundamental que a universidade brasileira persiga como objetivo a sua democratização. O partilhamento com a sociedade os debates sobre rumos dessa instituição tão fundamental para o avanço científico, humanista e do desenvolvimento do país. A anpg, como entidade representativa de pós-graduandos tem muito a contribuir para o debate, mas também para aprender. Numa relação de diálogo que tende a dar frutos importantes.

 

 


logo43

2 – Instituição: UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES

Nome: IAGO MONTALVÃO CAMPOS OLIVEIRA

Apresentação da Instituição: A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e

representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. A universidade é um ambiente onde a juventude brasileira tradicionalmente se organiza em torno de visões, opiniões e vontades comuns. Movimento estudantil é o nome dessa atividade que envolve tanto a organização de uma festa como a participação numa passeata, a criação de uma empresa júnior ou a representação política para debater o país.

Currículo: Depois de três anos cursando História divididos entre a UFG e UnB, começou a cursar Economia na USP. É um ativista do movimento estudantil brasileiro e atual presidente da União Nacional dos Estudantes (biênio 2019-2021).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Por sermos a maior entidade estudantil da América Latina, temos a convicção de que as experiências e vivências adquiridas ao longo dos anos nos permitem contribuir de forma assertiva para a implementação de políticas públicas que contribuam para um ensino de qualidade, buscando sempre o combate às desigualdades. Por isso, a União Nacional dos Estudantes acredita que suas experiências possam ser úteis ao Conselho, com capacidade de compartilhar conhecimentos com a comunidade universitária.


logo443 – Instituição: UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE SÃO PAULO - UEE SP

Nome: JOÃO MARCOS LEME MODESTO

Apresentação da Instituição: A UEE-SP é a entidade máxima de representação dos estudantes paulistas e se organiza, e é organizada, pela rede do movimento estudantil, englobando os centros e diretórios acadêmicos e diretórios centrais e centros de estudantes.

Currículo: Estudante de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Militante do movimento social e do movimento estudantil desde 2015. Lutou pela permanência estudantil e ampliação dos recursos financeiros para as Instituições Federais de Ensino, pela defesa da democracia e autonomia universitária prevista na Constituição Federal.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Manifesto interesse em compor o presente conselho por considerar demasiada a necessidade em contribuir no diálogo e aproximação da universidade para com os demais âmbitos da sociedade, propondo debates e explanações sobre a importância da academia para o desenvolvimento civilizacional, tecnológico, científico a na retomada da soberania nacional.

 

 


Categoria: ATUANTES NA ÁREA DE CULTURA E COMUNICAÇÃO – Total: 4


1 – Instituição: ONG PALAVRA LIVRE

Nome: SILVIO CACCIA BAVA

Apresentação da Instituição: A ONG Palavra Livre, que publica o jornal Le Monde Diplomatique Brasil em sua versão impressa e digital; o jornal traz uma análise crítica do cenário internacional, mobiliza a intelectualidade progressista brasileira, que trata de temas nacionais de uma perspectiva plural e democrática.

Currículo: Sociólogo e mestre em ciências políticas pela USP, diretor e editor chefe do Jornal Le Monde Diplomatique Brasil. É também presidente do Conselho de Administração da Action Aid Brasil.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Quero expressar meu interesse em continuar como membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade em vista da extraordinária experiência do primeiro mandato, onde pude verificar a abertura da UNIFESP para o diálogo com a sociedade e a incorporação pela UNIFESP das manifestações do CEUS, de sua agenda, somando na defesa da universidade pública, da pesquisa, da formação para a cidadania e da defesa da democracia.


logo452 – Instituição: ASSOCIAÇÃO BARRACÕES CULTURAIS DA CIDADANIA

Nome: SEBASTIÃO J SOARES

Apresentação da Instituição: A entidade de nestes quase dezoito anos de atuação, vem ajudando a construir e a promover, por meio da vivência e do ensino da arte e da cultura, a construção dos valores de convivência e da solidariedade, através da produção simbólica da cultura, o que, certamente, se traduz no desejo de aprender de jovens antes esquecidos ou postos à margem de uma sociedade fortemente excludente.

Currículo: Graduado em sociologia e Ciências contábeis, possui mestrado em educação, doutorado em Ciências Sociais. Especialista em Gestão e Políticas culturais (Univesidade de Girona). Professor, pesquisador, ativista cultural no estado de São Paulo e no Brasil.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A nossa intenção é de forjar o estreitamento de laços estratégicos aos debates e reflexões acerca da educação, da pesquisa e da extensão; bem como continuar contribuindo para o desenvolvimento da cultura, da educação, potencializar as mais diversas formas de lutas para a garantia da universidade pública, gratuita e de qualidade para toda a sociedade brasileira.

 


3 – Instituição: 360 COMUNICAÇÃO, PROPAGANDA E EDITORA LTDA

Nome: CLEYTON BOSON

Apresentação da Instituição: A 360 Comunicação, Propaganda e Editora Ltda, possui como atividade principal a veiculação de notícias, programas de entrevistas e outros serviços de informação na internet em parceria com entidades da sociedade civil e privadas.Dentre as atividades atualmente desenvolvidas destacamos LIVES veiculadas de segunda a sexta abordando assuntos de interesse da cidade de Guarulhos e da conjuntura econômica, política e social do país.

Currículo: Cleyton Boson é publicitário com formação em jornalismo (pela Universidade Federal de Goiás - UFG) e economia (pela Unicamp). Mestre em antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, onde estudou o impacto da internet no cenário da comunicação no Brasil. Há 15 anos, desenvolve trabalhos e estudos focados no uso de tecnologias digitais para comunicação e negócios.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Acreditamos que a Unifesp, em especial seu campus em Guarulhos, localizado na periferia de uma cidade periférica da Região Metropolitana de São Paulo, possui um papel de fundamental importância na compreensão das transformações na sociedade brasileira promovidas, ou aceleradas, pela pandemia de covid-19. E acreditamos que podemos colaborar e aprender muito com nossa participação no Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da Unifesp.


logo464 – Instituição: UNIBLOCOS - UNIÃO DOS BLOCOS DE RUA DE GUARULHOS

Nome: CRISTIANO CARVALHO DE SÁ

Apresentação da Instituição: A Uniblocos busca aprimoramento das relações institucionais, pública e privada, aprimoramento de ações solidárias nos blocos associados; engajamento na sociedade nas instâncias de participação popular, notadamente nas iniciativas de educação e cultura; engajamento nas diversas ações culturais do município, durante todo o ano, não somente no carnaval.

Currículo: Conselheiro do CEUS-UNIFESP no último mandato(2019-2020); Advogado(1997), Servidor público da Controladoria Geral do Município de Guarulhos(2019), Pós graduado em Direito da Cidadania pela UNG(2000), Presidente da Uniblocos - União dos Blocos de Rua De Guarulhos(2017-2021), Membro do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos-SP (2016-2018), Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais (2018-2020), Fundador e Professor da Escola de Política da Diocese de Guarulhos(2014-2021).

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A visão da comunidade, em qualquer campo de atuação vivida, traz esses elementos novos, de modo que a vertente cidadã da universidade possa ser efetivamente implementada. No tocante à minha vivência pessoal e profissional, entendo que a participação neste Conselho, por mais um mandato, coroe de êxito meu aprendizado como liderança e acima de tudo, possa contribuir positivamente nas discussões do conselho.

 


Categoria: GESTÃO PÚBLICA (ÓRGÃOS EXECUTIVOS) - Total: 1


logo471 – Instituição: PREFEITURA DE GUARULHOS - OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Nome: HEBER SILVEIRA ROCHA

Apresentação da Instituição: O Observatório de Políticas Públicas contribui para a elaboração de políticas públicas e programas do governo e também ações da sociedade civil. Entendemos que a gestão pública precisa ter capacidade de formular novos mecanismos baseados no planejamento e gestão participativa.

Currículo: Doutor em Ciência Política pela UNICAMP, Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV) (2010-2012), especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2014-2015) e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) (20052008). Tem experiência profissional em Gestão Pública, Gestão de Projetos, planejamento governamental e monitoramento de ações.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Já sou membro do CEUS e considero uma atividade muito importante da UNIFESP. Em Guarulhos há o campus na região do Pimentas que desenvolve trabalhos de extensão significativos. Dessa forma, acredito que representando o Observatório de Políticas Públicas-Prefeitura de Guarulhos poderemos aproximar ainda mais as duas instituições.

 


Categoria: ÓRGÃOS LEGISLATIVOS – Total: 5


logo481 – Instituição: CÂMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS - MANDATO DA VEREADORA JANETE PIETÁ - PT/GUARULHOS

Nome: JANETE ROCHA PIETÁ

Apresentação da Instituição: A Câmara Municipal de Guarulhos é uma Instituição que exerce plenamente suas funções de Poder Legislativo na cidade de Guarulhos. Ela é composta atualmente de 34 vereadores(as), com legislatura iniciada em 2017-2020.

Currículo: Segundo mandato como vereadora na cidade de Guarulhos. Dois mandatos como Deputada Federal. Formada em História e Arquitetura e Urbanismo.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Participar do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade, tem sido importante na relação de temas tanto, quanto aos níveis locais, regional e federal. Por estas e outras razões, ratifico o meu interesse de participar deste R. Conselho Universitário.

 

 

 


logo492 – Instituição: CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - MANDATO DA VEREADORA JULIANA CARDOSO - PT/SP

Nome: JULIANA CARDOSO

Apresentação da Instituição: A Câmara Municipal de São Paulo é o órgão legislativo do município de São Paulo. Considerada a maior casa legislativa municipal do Brasil, foi criada em 1560 e é também uma das mais antigas.

Currículo: Ainda jovem, atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Pastoral da Juventude. Foi eleita vereadora em 2008 aos 28 anos de idade e hoje em seu quarto mandato é a Primeira Secretária da Câmara de São Paulo. Única mulher vereadora da bancada do PT, defende a saúde pública e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu mandato está ligado à luta por moradia digna, defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Direitos Humanos, a causa das mulheres, LGBTQIA+, fomento à cultura popular, além da luta pelo respeito à igualdade de gênero na educação pública e pela igualdade racial.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Pleiteio a renovação da vaga ao conselho para poder contribuir para a Valorização da Educação Pública e de todos os educadores.

 

 


logo503 – Instituição: CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - MANDATA COLETIVA QUILOMBO PERIFÉRICO

Nome: ELAINE CRISTINA MINEIRO

Apresentação da Instituição: A mandata coletiva Quilombo Periférico é formada por seis lideranças forjadas no movimento negro e periférico, pessoas comprometidas com as causas sociais, que em um determinado momento entenderam que a maneira mais efetiva de fazer com que as necessidades da população periférica sejam consideradas pela administração municipal é ocupando espaços de decisão com pessoas que vivem e trabalham nesses territórios.

Currículo: Vereadora da cidade de São Paulo pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) compondo a mandata coletiva Quilombo Periférico. É geógrafa, arte educadora e articuladora cultural. Foi coordenadora de núcleos de base da UNEafro Brasil no Jd. Pantanal, bairro de São Miguel Paulista e também atuou na Comunidade do Jongo dos Guaianás e no grupo músical Samba das Pretas da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de SP, onde vive.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Com um Mandato Parlamentar fundado na crença da construção de espaços democráticos, entendemos que espaços como estes garantem o pleno debate de temas de interesse de toda a sociedade civil, sobretudo em uma conjuntura que aprofunda as contradições e desigualdades. No mesmo sentido, a intrínseca ligação do nosso Mandato com os Movimentos Sociais potencializa a nossa avaliação sobre a importância da composição do Mandato.

 


logo514 – Instituição: CÂMARA DOS DEPUTADOS - MANDATO DO DEPUTADO FEDERAL IVAN VALENTE - PSOL/SP

Nome: MARCELO VIEIRA AGUIRRE

Apresentação da Instituição: A Câmara dos Deputados tem a missão de representar o povo brasileiro, elaborar leis e fiscalizar os atos da Administração Pública, com o propósito de promover a democracia e o desenvolvimento nacional com justiça social.

Currículo: Professor de história, graduado e licenciado. Mestre em História Social pela PUC SP. Trabalha, há anos, como assessor do deputado federal Ivan Valente - PSOL/SP. Atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete do mandato parlamentar.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Poderemos compartilhar desta experiência, repercutir as discussões que se realizam no âmbito do parlamento brasileiro, relacionadas à educação e à ciência e tecnologia nacional e, ao mesmo tempo, nos esforçar para contribuir nas que serão realizadas neste Conselho consultivo. A participação num Conselho com essas características nesta renomada instituição será uma experiência muito dignificadora para nosso mandato parlamentar.

 

 


logo525 – Instituição: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO BANCADA FEMINISTA DO PSOL

Nome: MARIA JÚLIA VENÂNCIO ANANIAS

Apresentação da Instituição: A Bancada Feminista do PSOL é uma mandata coletiva na Câmara Municipal que surgiu da necessidade de ampliação da representatividade de um mandato e da democratização do acesso ao poder institucional, tendo como foco a consolidação de relações com os movimentos sociais da cidade e a construção de um projeto de cidade pautado nas demandas da maioria da população.

Currículo: Estudante de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo; atualmente trabalha como assessora da Bancada Feminista do PSOL, mais especificamente na equipe de articulação do mandato com os movimentos sociais; e também é assistente de pesquisa no Afro-Cebrap, núcleo de formação e pesquisa no qual contribui com o Projeto Acervo, Memória e Identidade Afro-brasileira.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A Bancada Feminista do PSOl manifesta seu interesse em compor o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) por reconhecer o Campus Zona Leste da Unifesp como uma conquista advinda da luta de diversos movimentos sociais, sobretudo dessa região da cidade, além de compreender a luta em defesa da educação pública como central na construção de um projeto de cidade que ofereça as melhores condições de ensino e trabalho para a juventude, sobretudo negra e periférica.

 


Categoria: OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL – Total: 5


logo531 - Instituição: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO JARDIM HELIAN

Nome: ANTONIO SÉRGIO MOREIRA LIMA

Apresentação da Instituição: Entidade civil sem fins lucrativos e de cunho filantrópico, representa o bairro de mesmo nome localizado na zona leste da cidade de São Paulo, simboliza a resistência e resiliência das lutas coletivas em prol de melhorias urbanas e habitacionais.

Currículo: Especializando em cidades, planejamento urbano e participação popular pela UNIFESP Zona Leste, Possui graduação, licenciatura em História

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Poder contribuir através da experiência com foco em projetos nas áreas sociais como luta por Saúde, Educação, Habitação, transporte e mobilidades na periferia de São Paulo, planejamento urbano e regional.

 

 

 


logo542 - Instituição: ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIOS DA SABESP

Nome: AMAURI POLLACHI

Apresentação da Instituição: A APU (Associação dos Profissionais Universitários) da Sabesp tem por objetivo promover a discussão política e da gestão do saneamento, privilegiando a transversalidade com as políticas públicas associadas.

Currículo: Engenheiro mecânico e bacharel em História, com especialização em Administração Industrial. É mestrando em Planejamento e Gestão do Território. Foi presidente da APU (1995-1999), hoje atua como diretor de relações externas.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: Fundamentada nas atribuições, a APU encontra aderência aos objetivos do CEUS, quanto a: promoção, discussão da política e da gestão do Saneamento, observando a transversalidade com políticas públicas associadas, como da saúde, da habitação, do desenvolvimento social e do desenvolvimento urbano.

 

 

 


logo553 – Instituição: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA OLIVEIRA E ADJACÊNCIAS

Nome: PAULO ERNANI BERGAMO DOS SANTOS

Apresentação da Instituição: A Associação de Moradores de Vila Oliveira e Adjacências – AMVOA, atua na defesa de direitos públicos, recreativo, educacional e assistencial, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se associem.

Currículo: Graduado em Engenharia Civil e em Direito, mestre em Administração Pública, Ciências Ambientais e Políticas Públicas, Research Associate do Centro de Engenharia da Terra da Universidade de Columbia, Visiting Scholar do Instituto de Estudos Latino Americano da Universidade de Columbia, mestre em Direito Penal Internacional, mestre, especialista em Direito Tributário, Direito Público, autor de obra e de diversos artigos na área do meio ambiente, na área da tecnologia de informação e do combate à violência contra a criança, sendo o idealizador do Projeto SIBE - projeto de detecção e prevenção da Síndrome do Bebê e da Criança Espancada - que virou lei na cidade de Mogi das Cruzes, colaborador do Jornal O Diário de Mogi (Mogi das Cruzes), Vice-Presidente da Associação de Moradores da Vila Oliveira e Conselheiro Suplente do Conselho da Cidade

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse em compor o CEUS reside na motivação de colocar a experiência como cidadão ativo, experiência profissional e conhecimentos acadêmicos em diversas áreas do saber humano em benefício da Universidade e da sociedade como um todo, englobando a motivação participar ativamente em praticamente todos os itens de competência do Conselho.


logo564 – Instituição: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO - ITAQUERA

Nome: PAULO SÉRGIO BEZERRA

Apresentação da Instituição: Há 86 anos a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, vem desenvolvendo uma longa história de trabalho pastoral e com muita presença em enfrentamentos religiosos, formação e atuação social e política em Itaquera. “pedagogia popular, onde povo não é categoria sociológica ou objeto de prateleira, e sim, ação corporificada pela vivência-ação num processo incompleto de encontro com a liberdade que começa nas lutas daqui e se dá na eternidade em Deus”.

Currículo: Formado em Filosofia e Pós Graduado em Teologia Litúrgica. No período de formação, aproximou-se do Movimento Estudantil e da luta da causa operária em oposição à ditadura civil-militar. Ordenado Padre em 1980, atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Itaquera desde 1985 colaborador e fundador de várias comunidades eclesiais de base em vilas de Itaquera/ parque do carmo região da Zona Leste, Articulador do MOVIMENTO IPDM – POVO DE DEUS EM MOVIMENTO.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: O interesse em compor a força de conselheiros na Unifesp está baseado em seu compromisso com as lutas sociais.

 

 


logo575 – Instituição: AMCAPRA - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA PONTE RASA E ADJACÊNCIAS

Nome: RICARDO MARCIANO DE SOUZA

Apresentação da Instituição: A AMCAPRA tem no bojo de sua existência a defesa da democracia, liberdade, justiça social, defesa dos direitos coletivos e difusos, não medindo esforços para a garantia efetiva disso.

Currículo: Formado em Serviço Social e mantém um trabalho voluntário nessa associação no papel de Assistente Social Voluntário, busca atender as demandas apresentadas no local. Visa sua atuação na defesa dos direitos humanos e na dignidade da pessoal humana, sempre atento às transformações do cotidiano social, fez parte desse conselho na gestão anterior representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB-SP, na condição de dirigente sindical pelo SITSESP à época de sua indicação.

Manifestação de interesse em compor o CEUS: A AMCAPRA busca compor esse

Conselho e dar continuidade ao seu perfil de associação que busca a integralidade em tudo que se dispõem a fazer, realizando a continuidade de perceber as transformações da sociedade e de alguma forma participando ativamente disso e propondo soluções para as transformações. O último ano para a AMCAPRA foi de muito aprendizado estando dentro desse Conselho participando e até sendo por vezes orientados por vasto conhecimento disseminado nas reuniões ordinárias.