2. Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Regular

MATRÍCULA

 MATRÍCULA MODALIDADE ALUNO REGULAR

                                                       PERGUNTAS FREQUENTES                                                                                                      

Para efetivação de sua matrícula o candidato aprovado, no primeiro momento (em razão das restrições impostas pela pandemia da COVID-19), deve enviar toda documentação exigida descrita a seguir via formulário on-line [Google Forms] para Secretaria de Pós-Graduação. Sendo que, o link para envio será disponiblizado ao candidato no e-mail cadastrado na sua inscrição. Em data futura a ser definida, o candidato matriculado será previamente convocado a se apresentar presencialmente (em data agendada) munido da documentação original exigida na matrícula acompanhada de suas respectivas cópias (simples) para que a documentação listada seja autenticada, em cumprimento ao dispositivo legal, conforme segue: 
 

IMPORTANTE! 
A comprovação de que os documentos digitais fornecidos não correspondem aos seus originais pode configurar o delito de falsidade ideológica, nos termos do art. 299 do Código Penal.

 
ATENÇÃO! POR OCASIÃO DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19 EXCEPCIONALMENTE SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ASSINADOS COM ASSINATURA DIGITALIZADA/DIGITAL. MAS ATENÇÃO AO FATO DE QUE OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER FIÉIS AOS FORMATOS ORIGINAIS, POIS CASO CONTRÁRIO PODE CONFIGURAR O DELITO DE FALSIDADE IDEOLÓGICA, NOS TERMOS DO ART. 299 DO CÓDIGO PENAL.
 
OBS.: ASSINE E COLETE APENAS A ASSINATURA DE SEU/SUA ORIENTADORA (CASO JÁ TENHA ORIENTADOR(A) DEFINIDOS) NOS DOCUMENTOS, NÃO É NECESSÁRIO COLETAR A ASSINATURA DO(A) COORDENADOR(A) DO PPG. NESSE CASO, A SECRETARIA ENCAMINHARÁ A DOCUMENTAÇÃO PARA QUE ELE/ELA ASSINE, POIS É O COORDENADOR(A) QUE CONVALIDA A DOCUMENTAÇÃO E AUTORIZA A MATRÍCULA DO CANDIDATO APROVADO, APÓS CHECAGEM FEITA PELA SECRETARIA NA DOCUMENTAÇÃO RECEBIDA E POR ÓBVIO, NÃO CONTATADA NENHUMA PENDÊNCIA OU INTERCORRÊNCIA.
  
 
MESTRADO
 
  1. Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador, conforme o caso); Gerar on-line link: FICHA DE PRÉ-MATRICULA ON-LINE
  2. Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (este último permitido somente para recém-formados - ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
  3. Histórico Escolar Completo (Formado) de Conclusão do Curso);
  4. Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme o caso;
  5. Declaração de Situação Cadastral de seu C.P.F. (obtida no site receita federal - DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO CADASTRAL
  6. Cédula de Identidade (R.G.);
  7. Título de Eleitor e/ou Declaração de Situação Regular do Título Eleitoral, obtida pelo site https://www.tse.jus.br/ se estrangeiro, RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)
  8. Certificado Militar (caso, seja do sexo masculino);
  9. Curriculum Vitae, no formato Lattes neste link: https://www.lattes.cnpq.br/(enviar em arquivo formato PDF)
  10. 02 (Duas) fotos 3x4 (em cores) e recentes (tirada no máximo nos últimos 12 meses)
  11. COMPROVANTE DE ESQUEMA VACINAÇÃO COMPLETA CONTRA COVID-19 - "PASSAPORTE VACINAL"        Veja na íntegra a normativa de exigência do passaporte vacinal em https://www.unifesp.br/campus/sjc/noticias/3141-obrigatoriedade-de-apresentacao-de-comprovante-de-vacina-contra-covid-19-e-aprovada-pelo-consu-unifesp.html PARA ACESSAR E OBTER O COMPROVANTE OFICIAL  - Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 - ACESSE O LINK: https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home-default
  12.  
    1. 1. MATRÍCULA EM DISCIPLINA ALUNO REGULAR INGRESSANTE - O ACESSO AO SISTEMA SOMENTE OCORRERÁ APÓS EFETIVAÇÃO DA MATRICULA NO CURSO - AGUARDE A CONFIRMAÇÃO E AS INFORMAÇÕES DA SECRETARIA (ASSIM DEVE-SE ANTES CRIAR O E-MAIL INSTITUCIONAL E EM SEGUIDA O LOGIN E SENHA INTRANET  VOCÊ TERÁ O ACESSO A ESCOLHA DAS DISCIPLINAS VIA SISTEMA ACADÊMICO - WWW.SIIU.UNIFESP.BR - PORTAL DISCENTES - LINK PARA ACESSO:  CLIQUE AQUI 
  13. TERMO DE CONFIDENCIALIDADE E RESPONSABILIDADE [ATENÇÃO! O TERMO DEVE ESTAR ASSINADA PELO ALUNO, PELO ORIENTADOR(A)] - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO DE TERMO DE CONFIDENCIALIDADE E DE RESPONSABILIDADE
  14. DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE - ÉTICA - (APENAS PARA PROJETOS QUE NÃO ENVOLVEM ESTUDOS COM SERES HUMANOS/ANIMAIS)  - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO DE DECLARAÇÃO DE REPONSABILIDADE OU ACESSEhttps://cep.unifesp.br/images/documentos/DECLARAC%CC%A7A%CC%83O_DE_RESPONSABILIDADE.doc-PARA OS DEMAIS PROJETOS QUE ENVOLVEM SERES HUMANOS/ANIMAIS HÁ QUE SE SUBMETER O PROJETO AO CEUA/PLATAFORMA BRASIL -Para as informações completas consulte a página do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - cep.unifesp.br - https://cep.unifesp.br/projetos/projetos-que-nao-envolvem-seres-humanos
 
    1.  [ATENÇÃO! A DECLARAÇÃO DEVE ESTAR ASSINADA PELO ALUNO, PELO ORIENTADOR E TAMBÉM PELO CHEFE DE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ICT] - (QUE É O DEPTO. RESPONSÁVEL NESSE CASO INDICADO NO DOCUMENTO DO CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA) - https://unifesp.br/campus/sjc/dct/contatosdct
    2. Informamos que a Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia está sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo Gama. Documentos e processos  SEI destinados a Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia recebidos  e assinados - encaminhar aos contatos:
CONTATOS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, Prof. Marcelo Gama.
 
Documentos e processos SEI destinados a Chefia, na ausência ou impedimento do titular, serão recebidos e assinados pela Chefe em Exercício Profa. Dra. Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano, durante o período.
 
 
 
DOUTORADO
 
Além de toda documentação relacionada anteriormente, os ingressantes no Doutorado deverão enviar/apresentar também:
14. Original e 01 (uma) cópia simples do Diploma de Mestrado – na falta deste, enviar/trazer original e 01 (uma) cópia simples do Certificado de Conclusão de Mestrado; (este último permitido somente para recém-formados - ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
15. Original e 01 (uma) cópia simples do Histórico Acadêmico Completo (Formado/Titulado) do Mestrado (Conclusão do Curso).