Exclusão de UCs e Trancamento de Matrícula em período de ADEs

Como funciona a exclusão de UCs ("matérias")?

No início de cada semestre, há um período conhecido como de EXCLUSÃO DE UC. Este é o período no qual você poderá pedir para interromper algumas matérias que esteja cursando sem que isto gere prejuízo ao seu histórico escolar.

A exclusão de UCs do período letivo atual (1º/2020) pode ser solicitada até o dia 25/09. Até esta data, você terá a possibilidade de excluir matérias em andamento, devendo permanecer matriculada/o em no mínimo 01 (uma) matéria para se manter “em curso”.

Quais as possíveis consequências que a exclusão de matérias pode ter sobre as etapas seguintes do meu curso?

De modo geral, sem conhecer as circunstâncias individuais, a recomendação que se faz a todes estudantes é ter cautela ao utilizar os recursos de exclusão de UCs e trancamentos. Na tomada de decisão, é preciso levar em conta que as matérias que um/a estudante venha a interromper -- e, sobretudo, se for alguma das matérias obrigatórias oferecidas nos dois semestres iniciais do BCT -- podem, sim, gerar dificuldades ao andamento do curso. Matérias iniciais são pré-requisitos para boa parte daquelas que virão na sequência.

Para visualizar como essa interdependência das UCs da graduação funciona, é útil consultar o mapa geral da graduação na Unifesp-SJC. Consulte os pré-requisitos das UCs que deseja cursar nos próximos semestres no Catálogo de Disciplinas.

Outra causa de atrasos ao andamento do curso vem do fato de que, no regime de oferecimento de UCs em voga na Unifesp-SJC, as matérias se distribuem entre aquelas oferecidas em semestres pares e as ofertadas nos semestres ímpares. Isto quer dizer que a maioria das matérias é oferecida apenas anualmente, em um único semestre do ano. 

Além disso, também é aconselhável que as/os estudantes se mantenham no currículo padrão tendo em vista que este quesito pode fazer a diferença entre preencher ou não uma vaga de uma disciplina de seu interesse em futuras rematrículas: estudantes que estejam seguindo o currículo padrão têm preferência na matrícula em UCs.

Assim, a recomendação da Coordenação do BCT a ingressantes é solicitar exclusão de matérias apenas em situações excepcionais.

O que significa seguir o currículo padrão? Qual a importância disso na minha rematrícula?

No BCT, seguir o currículo padrão significa a/o estudante cursar e obter aprovação nas sete matérias obrigatórias dentro dos respectivos termos letivos (1º e 2º) em que cada uma delas está prevista na matriz do curso.

Estar seguindo o currículo padrão é o primeiro na escala de critérios utilizados para definir quais estudantes que fizerem inscrição em uma mesma matéria serão atendidos por primeiro no preenchimento das vagas abertas para aquela matéria a cada novo período de rematrícula.

Isso quer dizer que, havendo um número menor de vagas em determinada UC do que de estudantes interessadas/os em cursá-la, a preferência na matrícula é dada àquelas/es que estejam seguindo o currículo padrão.

Como funcionam os pré-requisitos?

Durante o seu percurso pela graduação, você percebe/rá que os conteúdos e objetivos de aprendizagem de uma determinada matéria estão logicamente relacionados aos de outras matérias cursadas previamente. Por razões de ordem didática e lógica, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação definem que determinadas UCs estão articuladas entre si em sequência, mantendo relações de interdependência e encadeamento.

Na prática, isto significa o seguinte: na análise da sua solicitação de matrícula em determinada UC, a coordenação de curso sempre verifica se o pedido em questão está condicionado a outras UCs nas quais você já deverá ter sido promovido em semestres anteriores do curso. Sendo assim, para programar suas rematrículas, você deve sempre se fazer a seguinte pergunta:

"Os pré-requisitos para a UC em que pretendo me matricular já foram todos cumpridos? Em que semestre letivo já os terei cumprido?"

As relações de pré-requisitos são informadas nos planos de ensino das UCs.

Tenho dúvidas sobre como compatibilizar a exclusão de UCs no semestre atual com a programação de matérias dos meus próximos semestres no BCT. Onde posso obter ajuda?

Você deverá entrar em contato com a coordenação do BCT (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Gostaria de excluir a UC de Laboratorio de Matemática. Como devo proceder?

O procedimento para a exclusão de Laboratório de Matemática é o mesmo que para as disciplinas obrigatórias.

Estudantes que recebem bolsas de auxílio permanência podem solicitar a exclusão de matérias?

O mínimo de UCs em que estudantes que recebem auxílio PAPE devem estar regularmente matriculadas/os para manutenção da bolsa é de 01 (uma) UC.

Também é Importante ressaltar que finalizar o semestre com o conceito "cumprido" nas UCs em que estiver matriculada/o é condição para um/a estudante bolsista manter o recebimento do auxílio PAPE.

Mais detalhes podem ser consultados em: www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/prae/conselho-de-assuntos-estudantis/atas/2020.

Como fazer o requerimento de exclusão de matérias?

O passo a passo que você, ingressante, deve seguir para enviar seu requerimento de exclusão de UCs deve ser conferido em bit.ly/excluir-materias.

Veteranos podem realizar a exclusão das Unidades Curriculares diretamente pelo sistema de rematrícula online, acessando o site remat.unifesp.br/app/.

Onde encontro o formulário para o Requerimento de Matrícula Mínima?

Baixe aqui o formulário de REQUERIMENTO DE MATRÍCULA MÍNIMA INGRESSANTE.

Este é o formulário a ser preenchido por ingressantes que pretendam realizar a exclusão de UCs. No preenchimento, a/o ingressante interessada/o deve indicar cada uma das UCs que deseje continuar cursando, sendo necessário manter pelo menos 01 (uma) UC

Onde encontro o código da UC?

Utilizando seu nome de usuário unifesp e senha, faça login no site intranet.unifesp.br.

Após acessar a intranet, selecione no menu (lado esquerdo) o item "Unifesp". Em seguida, localize a seção de título "Pró-Reitoria de Graduação".

Nessa seção, clique no ícone "Atestado de matrícula on-line". Baixe o seu atestado de matrícula e consulte neste documento o(s) código(s) da(s) UC(s) que deseja excluir.

O formulário do ”Requerimento de Matrícula Mínima” possui menos linhas do que eu preciso para preencher minha solicitação de exclusão. O que eu faço?

É possível excluir apenas uma UC, o formulário está com uma linha a menos -- a secretaria está orientando as/os estudantes a inserirem a linha que falta. Caso haja outras dúvidas sobre o formulário, entrar em contato diretamente com a secretaria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Já enviei meu requerimento para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O que eu devo fazer em seguida?

Aguarde: após enviar o requerimento, o setor responsável pela abertura de processos acadêmicos irá confirmar recebimento e enviará a você o link para que se cadastre como usuário externo no SEI. Caso já tenha feito o cadastro anteriormente, informe à Secretaria que você já tem acesso ao SEI. O cadastro de Usuário Externo é feito uma única vez, então, não será necessário refazê-lo a cada novo requerimento. Depois que a/o estudante envia o e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o prazo de resposta é de 01 (um) dia útil.

Já fiz o meu cadastramento como usuário externo do SEI!. O que devo fazer em seguida?

Após a confirmação do cadastramento, aguarde o e-mail informando que o requerimento inserido no SEI está pronto e liberado para a sua assinatura. Mesmo que já possua cadastro de usuário externo anterior, sempre será necessário aguardar a liberação da secretaria para conseguir visualizar e assinar o requerimento.

Como faço para assinar eletronicamente o meu requerimento no sistema SEI! ?

A assinatura eletrônica é realizada via SEI, as instruções estão no seguinte link:

Fluxo para Solicitações SEI Ingressantes 2020

Como faço para acompanhar o andamento da minha solicitação de trancamento ou de exclusão de UC?

O acompanhamento deve ser feito pela/o estudante a partir do dia 05 de outubro por meio do Histórico Escolar on-line, disponível na intranet.

Quando as UCs excluídas deixarão de aparecer no meu Histórico Escolar?

As solicitações estão abertas até o dia 25 de setembro (25/09/2020). Somente a partir de 28 de setembro, a Secretaria Acadêmica de Graduação iniciará o processamento no sistema acadêmico.

Portanto, nada ocorrerá em sistemas antes desta data. As/Os estudantes devem aguardar de 3 a 5 dias, ao menos, para que a equipe da Secretaria possa efetivar as inserções.

A partir do dia 05/10, a/o estudante pode conferir o seu Histórico Escolar on-line, disponível na intranet.

Como funciona o trancamento de curso?

Os trancamentos de matrícula são outro expediente que a/o estudante pode aplicar no controle da sua vida acadêmica na Unifesp. Diferentemente da exclusão de matérias, o trancamento cessa totalmente as atividades acadêmicas relacionadas à graduação durante um determinado período letivo.

O período letivo durante o qual a matrícula permanecer trancada não é considerado na contagem do tempo que a/o estudante tem para a conclusão do seu curso. Além disso,os trancamentos de matrícula e as matérias que a/o estudante tiver obtido permissão para excluir não são considerados no cálculo do Coeficiente de Rendimento (CR).

Em circunstâncias normais, o trancamento não é permitido se a/o estudante estiver matriculada/o no primeiro ano do curso. Porém, excepcionalmente no atual contexto de Atividades Domiciliares Especiais, você, ingressante, terá a possibilidade de trancamento do período letivo em andamento (1º/2020).

Neste termo letivo, a data limite para estudantes realizarem o trancamento é 25/09.

De quanto tempo pode ser a duração do "trancamento pandemia"?

O trancamento é válido apenas para o semestre corrente. A/O estudante deverá se rematricular normalmente no período letivo seguinte, respeitando os fluxos e os prazos normais a serem divulgados.

Como fazer o requerimento de trancamento pandemia?

Para fazer a solicitação de trancamento, a/o estudante deve completar os passos a seguir:

(1º) acessar o site remat.unifesp.br/app/;

(2º) utilizar seu nome de usuário e senha da intranet para fazer login;

(3º) seguir as instruções apresentadas em bit.ly/trancar-periodo (observação: os prazos informados neste tutorial não estão atualizados; observar somente as informações sobre o procedimento a ser realizado);

(4º) IMPORTANTE: salvar e, de preferência, também imprimir o comprovante de trancamento. Guarde bem seus comprovantes de rematrícula, exclusão de UC e/ou trancamento.

Quais materiais e recursos podem me auxiliar na organização dos meus estudos no atual regime de atividades domiciliares especiais? Onde posso encontrar esses recursos?

1) Acesse este vídeo.

2) Você pode emprestar livros da biblioteca. Saiba mais aqui

3) A partir de um acolhimento individual você pode ter apoio para utilizar ferramentas de organização e planejamento para os estudos, entre em contato com o NAE pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Li o tutorial dos procedimentos de exclusão e trancamento, mas ainda permaneço com dúvidas sobre o que fazer na prática. Como faço para obter mais orientações?

Consulte, do início ao fim, as informações apresentadas aqui nesta página de perguntas e respostas. Caso ainda persista alguma dúvida depois disso, entre em contato por e-mail com a secretaria acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).